“Anthony Bourdain, lugares desconhecidos'' desembarca na Armênia

Divulgação

O programa ''Anthony Bourdain, lugares desconhecidos'' deste domingo, 17 de abril (18h50). desembarca na Armênia. O longínquo país democrático sem mar, localizado na  Ásia Ocidental,  faz fronteira com a Turquia, a Geórgia, o  Azerbaijão e o Irã. Uma das curiosidades é que esta ex-república soviética, com pouco mais de 3 milhões de habitantes, tem mais cidadãos e descendentes vivendo no exterior do que no próprio território: são 8 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, incluindo o Brasil.

Anthony Bourdain mergulha na na história para explicar como a chamada fuga dos cidadãos do país, a  diáspora armênia, ocorreu após o genocídio promovido pela Turquia. Na época,  início do século 20,  a região era dominada pelo Império Turco-Otomano e os armênios eram súditos dos sultões.

O episódio conta com a participação de Serj Tankian, vocalista da banda System of a Down, um armênio que vive no exterior. Ele não nasceu no país,  mas, como muitos, busca se reconectar com suas raízes. O cantor acompanha Anthony nesta jornada por uma terra ainda profundamente marcada pelas tragédias. 

E as tragédias são muitas, como um terremoto, a queda da União Soviética e uma guerra com o Azerbaijão, que ocorreram entre o final da década de 1980 e começo de 1990, agravando a situação.

Mas como a história sempre tem um lado bom, a decisão dos governos de investir em educação apresenta excelentes resultados, produzindo gênios da engenharia e matemática. Segundo Anthony, hoje a Armênia é considerada o Vale do Silício do Cáucaso. E como toda a viagem do chef não pode deixar a gastronomia de lado, ele mostra como as tradições à mesa foram preservadas e apresenta um cardápio que inclui lavash, o pão nacional, a sopa de ossos e a vodca de damasco. 

''Anthony Bourdain, lugares desconhecidos'' vai ao ar no domingo, às 18h50 na CNN Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato