Ad Code

''Anthony Bourdain - Lugares Desconhecidos'' quer saber se há felicidade no Butão

Divulgação

Honrando o nome do programa, nesta semana Anthony Bourdain vai ao desconhecido Butão, encravado nas montanhas do sul da Ásia, vizinho da China e da Índia. O episódio deste domingo, 01 de maio (18h45), fala de felicidade. O pequeno país ganhou projeção ao criar o "Índice de  Felicidade Interna Bruta”, com indicadores para medir o bem-estar geral da população, para que a economia da nação não fosse apenas pautada pela produtividade e consumo. 

O chef norte-americano busca responder se os cerca de 900 mil habitantes do reino de maioria budista, no extremo leste do Himalaia, são  realmente felizes. E, a julgar pelos bate papos e visitas que ele fez a pessoas e lugares, além de estudos científicos disponíveis, chegou à conclusão que os butaneses são, sim, um povo feliz.  Mas aí surgiu uma outra questão: Anthony não conseguiu descobrir se a felicidade dessas pessoas é estimulada pela paisagem praticamente intocada, pela comida ou pelos rituais de adoração ao falo, como um símbolo de fertilidade.  

O episódio mostra também que a economia do Butão é baseada na agricultura e o cultivo para subsistência ainda é o meio de vida para 60% da população. Porém, um pequeno fungo, que praticamente transforma insetos em zumbis, está alterando a atividade econômica local.

''Anthony Bourdain -  Lugares Desconhecidos'' vai ao ar no domingo, às 18h45, na CNN Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code