Ad Code

Ciência é Tudo aborda mudanças climáticas e projetos sobre inovação

Divulgação

A edição inédita do programa Ciência é Tudo traz um panorama sobre as mudanças climáticas e apresenta uma série de projetos associados à inovação neste sábado (16), às 9h, na TV Brasil. As iniciativas mostradas na telinha envolvem fertilizante ecológico, transferência de tecnologia matemática e economia verde.

A produção da emissora pública destaca a participação de cientistas brasileiros em um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, também conhecido como IPCC. O estudo reúne dados e análises em escala global e regional sobre os impactos já observados no clima.

O relatório também contempla as projeções e os riscos que o planeta sofre a curto, a médio e a longo prazo. O programa ressalta ações estratégicas como aumentar o acesso da população mundial a energias renováveis e fomentar a substituição do uso de combustíveis fósseis.

Rica em cálcio, a casca de ovo é tema de um projeto desenvolvido na Universidade Federal do Paraná. A iniciativa busca dar uma destinação adequada à casca de ovo e utilizá-la como recurso para desenvolver um potente fertilizante ecológico. Especialistas comentam a técnica de produção e o método de aplicação.

A atração exibida pela TV Brasil faz uma visita ao Centro de Projetos e Inovação do IMPA, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada. O local contribui com a transferência de tecnologia matemática e a capacitação de profissionais de alto nível para a indústria nacional.

Os estudiosos mencionam os instrumentos para facilitar a aplicação da matemática na vida real e em particular na atividade econômica. A proposta é levar o conhecimento adquirido na academia para dentro das empresas.

Apresentado por Waldecir de Oliveira, o Ciência é Tudo ainda revela um interessante estudo publicado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A ideia é combinar as agendas econômica, social e ambiental. O trabalho propõe um plano de recuperação econômica verde para o país.

Chamado de Green New Deal brasileiro, o projeto tem capacidade de diminuir as emissões anuais de gases de efeito estufa em território nacional pela metade. A transição para uma economia de baixo carbono inclui um plano com metas que contemplam a universalização do saneamento, a expansão do alcance do transporte público e o desmatamento zero.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code