Diversidade na liderança é assunto do Projeto Upload

Divulgação

O segundo episódio do Projeto Upload,  neste domingo, 10 de abril (22h30), fala sobre a diversidade na liderança, tema que se tornou obrigatório nas empresas que querem ter relevância no mercado, na sociedade e junto aos seus consumidores. Mas, segundo Stéphanie Fleury, apresentadora do programa, a representatividade das minorias ainda não chegou aos altos cargos. Somente após assumir a posição de head da área comercial do Linkedin, é que ela revelou sua orientação sexual. “Eu fui tirada do armário pelo Linkedin. Foi um susto, mas foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. Seria difícil eu contar para todo mundo e, a partir daquele dia, eu me libertei. E esse é um assunto fundamental, principalmente para quem está em um cargo de liderança e tem o poder de decisões na mão”, afirma. 

O programa traz a experiência de especialistas como Ricardo Sales, sócio-fundador da consultoria Mais Diversidade e pesquisador na Universidade de São Paulo. Ele conta que, desde o início da carreira, sempre ouviu dos amigos que falar sobre sua orientação sexual poderia limitar as possibilidades profissionais. Mas esclarece que atualmente a diversidade e a inclusão vêm sendo trabalhados como temas estratégicos, porque “são fundamentais em termos de competitividade, fazem parte de uma agenda de negócios e podem ajudar as organizações a prosperarem”. Segundo Sales, é fundamental que as organizações assumam uma posição, comunicando para a sociedade o que pretendem fazer nessa agenda.

Outro entrevistado do Projeto Upload é o executivo Theo van der Loo, um dos pioneiros a tratar do racismo nas grandes empresas. “Não é fácil a gente só querer gerar uma mudança. A gente tem que ter apoio na empresa das pessoas que decidem, das pessoas que contratam”, observa. Ele começou a se interessar pelo tema quando, em 2017, viu um amigo negro muito qualificado ser descartado por um headhunter. “Eu passei a ver que o problema no Brasil era muito maior do que eu imaginava”, conta. Theo acredita que “para avançar na solução, o homem branco tem que ceder espaço para que mulheres, gays e negros possam crescer”. 

Incentivar empreendedores negros é a pauta da psicóloga Maitê Lourenço, CEO da BlackRocks Startups. “A gente tem um processo muito complexo dentro das corporações que é o não reconhecimento das pessoas negras como lideranças. Sabemos que, hoje, apenas 5% das grandes lideranças são pessoas negras e isso leva a grande maioria a empreender”, explica. 

Já a presidente da SAP América Latina e Caribe, Cristina Palmaka, está empenhada para que mais mulheres ocupem cargos na direção de empresas. “As novas gerações desafiam mais o status quo e temos exemplos de lideranças que estão trazendo uma mudança, o avanço, mas ainda tem muita coisa para acontecer”, afirma. A executiva pontua que “o desafio é garantir a inclusão por exemplos, por ações, não apenas por missões penduradas na parede”.

O ''Projeto Upload'' é exibido aos domingos, às 22h30.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato