Ad Code

Documentário ''Dona Jacira - O legado'' estreia no GNT

Divulgação/Lana Pinho

Dia 02, após o Papo de Segunda, no GNT, o público vai conhecer a história de Dona Jacira, uma mulher potente, que por meio das suas descobertas, amplifica o sentido de legado, ancestralidade e resistência e sugere ensinamentos sobre a vida. O documentário usa da potência da oralidade, das suas vivências e das suas “escrevivências” para fazer um convite à reflexão sobre a sua trajetória. ''Dona Jacira - O Legado'' é produzido por Evandro Fióti e dirigido por Gabi Jacob por meio da LAB Fantasma e faz parte da programação especial do Dia Mães no GNT. A atração também vai estar disponível no Globoplay + canais ao vivo a partir do dia 03.
 
“O GNT está sempre em busca de histórias inspiradoras para contar. E com esse documentário não é diferente. É um privilégio para o canal dividir com o público a jornada de uma mulher tão potente como a Dona Jacira. Acredito que os nossos espectadores vão se emocionar e se conectar com a jornada dela”, conta Daniela Mignani, diretora do GNT.

Assim como diz uma das letras de seu filho Emicida, "é necessário voltar ao começo" e, no caso de Dona Jacira, a linha de partida foi reconhecer os sinais da sua intuição e da entidade que lhe guardava se conectando, assim, com a sua ancestralidade e dando início à uma jornada de autoconhecimento e enfrentamento do epistemicídio que demarcou sua trajetória de vida.
 
O documentário mostra como essas descobertas, questionamentos e conflitos transformaram a protagonista que, na infância era chamada de “Negrinha”, em “Dona Jacira”, ancestral detentora de tecnologias e saberes. Hoje, é mãe, avó, escritora, compositora, artista, poeta, artesã e dona de uma ampla horta, de onde saem muitos cheiros, sabores e curas.

Os ensinamentos de Dona Jacira, "mãe do mundo", não dizem respeito apenas aos seus quatro filhos, que são o seu legado em carne e osso. "Os legados são trocas. Eu deixo, mas eu também levo", resume.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code