Ad Code

Economista Alessandra Ribeiro fala das finanças dos brasileiros no ''CNN Nosso Mundo''

Divulgação

A economista Alessandra Ribeiro, diretora da área de macroeconomia e análise da Tendências Consultoria, é a convidada do ''CNN Nosso Mundo'' deste sábado, 30 de abril (23h45).  Ela debate com as apresentadoras Glória Vanique, Letícia Vidica, Rita Wu e Lia Bock o cenário atual da economia brasileira, num contexto em que o país só perde para a Rússia no ranking dos maiores juros reais. 

A taxa Selic já chegou a 11,75% ao ano e a perspectiva é de uma nova alta. Além disso, a inflação não dá trégua e o brasileiro sofre para fechar a conta, seja no supermercado, no posto de gasolina ou nas refeições fora de casa. “A situação para o brasileiro médio é muito desafiadora”, admite Alessandra. Mas ela explica que “a melhor ferramenta para controlar a inflação ainda é a taxa de juros”.  E acredita que o cenário pode melhorar ainda este ano: “A expectativa é que a gente observe os efeitos positivos para a economia no segundo semestre”, afirma.

Alessandra observa que a economia brasileira voltou a caminhar, mas é preciso chegar mais longe. “Recuperamos o patamar pré-pandêmico, mas a gente não quer isso. A gente quer crescer, recuperar empregos e diminuir a desigualdade social. E aí que surge o cenário de incertezas”, afirma.  

Segundo a economista, o Brasil passa por impactos com origens interna e externa, como a guerra na Ucrânia. “A guerra tem afetado a todos. É impossível a gente se isolar de um movimento que é global”, alerta.  Mas existem problemas que dizem respeito apenas ao Brasil. “A desigualdade social no país já vinha piorando desde a recessão de 2015, 2016. A pandemia agravou esse quadro. Hoje temos apenas 3% dos domicílios brasileiros na classe A que detém 35% da renda do país”, ressalta. 

Para o futuro, Alessandra espera um equilíbrio nas decisões das autoridades: “não dá para defender a irresponsabilidade nas agendas econômicas, a gente não não tem condições e soluções mágicas”, destaca. Segundo ela, o próximo mandatário vai ter desafios muito grandes. 

 O ''CNN Nosso Mundo'' vai ao ar sábado às 23h45

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code