Ad Code

''Aparecida Debate'' discute a presença dos Jovens na Política

Divulgação

O tema do ''Aparecida Debate'' desta terça-feira (3/5), às 21h30, é de extrema importância com a aproximação das Eleições 2022: “Jovens na Política”. No estúdio da TV Aparecida, o jornalista Eduardo Miranda vai mediar uma roda de discussão com duas especialistas para mostrar o atual cenário com relação a esse tema. 

Para as eleições deste ano, cujo primeiro turno ocorre em 2 de outubro, muitos dos candidatos voltam os olhares para uma parcela importante do eleitorado brasileiro: os jovens de 16 a 24 anos, que atualmente representam 13% do total de brasileiros aptos a votar. E esse número vem caindo a cada ano por conta do envelhecimento da população.  

A produção fez um levantamento e constatou que na faixa de 16 e 17 anos, em que o voto é facultativo, os primeiros meses de 2022 registraram aumento entre os que tiraram o título de eleitor. Mas ainda é menor se comparado à eleição presidencial de 2018: pouco mais de um milhão, o que significa a menor taxa desde 2004. Já em relação aos jovens filiados a um partido político, o número não chega a 2% do total. 
  
Em meio a esse cenário, o programa levantou algumas questões para serem esclarecidas, entre elas, o que os jovens pensam sobre as eleições e o voto como instrumento de transformação do País. E ainda o que precisa ser feito para promover um maior engajamento da juventude nesse tema. 

Para responder às questões, o “Aparecida Debate” convidou Patrícia Itaibele Gomes Pereira, pedagoga, coordenadora nacional da Pastoral da Juventude do Regional Oeste 2 e porta-voz do Instituto Saberes. 

Também participa do debate Joyce Luz, doutoranda e mestre em ciência política pelo departamento de ciência política da Universidade de São Paulo. Ela é pesquisadora do Núcleo de Instituições Políticas e Eleições e também do Observatório do Legislativo Brasileiro. Desde 2021 é diretora do movimento Voto Consciente de São Paulo.  

“Aparecida Debate”, terça-feira, às 21h30.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code