Ad Code

Canal Arte1 estreia 'A Arte de Ver o Invisível' com apresentação de Leandro Karnal

Divulgação

Nesta terça, 10 de maio, às 21h30, o canal Arte1 estreia "A Arte de Ver o Invisível". Na série, o historiador Leandro Karnal percorre oito museus de São Paulo para mergulhar nas obras de artistas internacionais e brasileiros —relíquias que fazem parte dos acervos das instituições— e mostrar tudo o que está por trás de quadros, esculturas e instalações.

Além de analisar os detalhes da obra, Karnal fala sobre o artista e dá o contexto histórico. Além disso, ele passa informações sobre a fundação de cada museu, mostra imagens de arquivo das construções e conversa com as equipes locais. A série produzida pela Cine Group conta com oito episódios, e a direção é de Jorge Saad Jafet.

Em cada episódio, um museu e cerca de cinco obras diferentes são apresentadas. A "A Arte de Ver o Invisível" começa pela Pinacoteca de São Paulo (Pina), com abordagem sobre "Mestiço", de Candido Portinari; o "Vilarejo", de Frans Post; o "Caipira Picando Fumo" e "Saudade", de Almeida Junior; "Bananal", de Lasar Segall; e "La Faiseuse d'Anges", de Pedro Weingärner. 

No segundo episódio, o assinante irá conferir um programa especial sobre o Masp (Museu de Arte de São Paulo), com destaque para as obras: "Rosa e Azul: As Meninas Cahen d'Anvers", de Renoir; "Bailarina de 14 Anos", de Edgar Degas; "Ressurreição de Cristo", de Rafael (pintado entre 1499 e 1502).

Já o terceiro episódio traz o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (MAB-Faap) e obras feitas por mulheres. Destaque para: "O Sapo", de Tarsila do Amaral; "O Homem de Sete Cores", de Anita Malfatti; "Brasil Nativo/ Brasil Alienígena", de Anna Bella Geiger.

Depois, Karnal visita e aborda obras do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), Museu Lasar Segall, Museu Afro Brasil e Instituto Moreira Salles de São Paulo (IMS-SP).

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code