Ad Code

Ciência é Tudo mostra avanços da robótica e microeletrônica no país

Divulgação 

Neste sábado (28), o programa Ciência é Tudo faz uma viagem pelo universo da robótica e da microeletrônica com muita informação e novidades. Durante o episódio inédito que a TV Brasil exibe às 9h, o público conhece o primeiro robô autônomo para desinfecção de ambientes totalmente projetado e desenvolvido no Brasil.

Produzido com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o robô Jaci é capaz de prevenir e reduzir a propagação de agentes infecciosos como bactérias, fungos e vírus em ambientes hospitalares, através de luz ultravioleta e névoa ozonizada. A tecnologia que garante a autonomia do equipamento permite que, deixado em um ambiente totalmente desconhecido, sua luz vá incidindo sobre as superfícies à medida em que ele vai se deslocando, liberando a quantidade de energia necessária para a desinfecção.  

A edição do programa mostra também como está o desenvolvimento da microeletrônica no país. A microeletrônica é o ramo da eletrônica que estuda a integração de circuitos e promove a miniaturização de componentes em escala microscópica.

Ainda durante o episódio de sábado, a atração da emissora pública destaca o trabalho feito no Centro de Radiofarmácia do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Além de ser pioneiro na produção de radioisótopos, o IPEN é o principal fornecedor de radiofármacos do Brasil. 

A série documental Ciência é Tudo exibe também uma matéria especial sobre um acervo da Universidade de São Paulo (USP) que conta parte da história da ciência brasileira. Entre os documentos do acervo está uma carta do cientista Albert Einstein a um professor de física da USP.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code