Ad Code

Programa da TV Brasil aborda a relação entre os alimentos e a ciência

Divulgação

A contribuição da ciência para o estudo e o consumo de alimentos pauta a edição inédita do Ciência é Tudo que a TV Brasil apresenta neste sábado (7), às 9h. A produção revela como o conhecimento científico e a tecnologia estão presentes na evolução da forma como a humanidade se alimenta.

Altamente nutritivo, o típico prato brasileiro com arroz, feijão, carne e verduras conta um pouco da história e da ciência dos alimentos. Até que cheguem à mesa, estes itens passam por processos de produção, conservação e embalagem. Parece simples, mas, os processos tecnológicos que facilitam a vida hoje remontam à pré-história da humanidade.

O uso do fogo para cozimento da caça mudou para sempre a forma de transformar a comida. Outras técnicas como a secagem ao ar livre e até mesmo o uso do sal para conservar carnes garantiram a subsistência dos povos primitivos. Ciência e tecnologia se aliaram, a partir do século XIX, para reduzir os riscos de contaminação dos alimentos. Daí, vieram a pasteurização, o congelamento e até esterilização, por exemplo.

Diversos mecanismos foram aprimorados com a análise científica. Estudos observam como os vegetais reagem em diferentes condições para definir as técnicas mais apropriadas de plantio e irrigação. A tecnologia de ponta atual garante a qualidade do solo em que se encontram recursos naturais.

Espécies como a soja e a cana de açúcar são monitoradas com sensores nas folhas para checar o nível de nutrientes das plantas. Pesquisas aferem o impacto na agricultura durante a colheita e a qualidade das refeições preparadas pelos brasileiros.

O programa também destaca a função dos alimentos no corpo humano. A recomendação é ter um olhar crítico sobre a qualidade dos elementos que se ingere. A reportagem ainda aborda aspectos que influenciam na alimentação, como o sono e o ambiente para se fazer refeição. A ideia é valorizar os sentidos para sentir a textura e o aroma dos alimentos, fatores importantes para uma nutrição saudável.

Implicações tecnológicas e foodtechs

Ainda nesta edição o Ciência é Tudo entra no mundo das foodtechs - startups focadas em tecnologia e alimentos - e explica de que maneira elas estão modernizando a indústria alimentícia. A inovação nesse segmento e o desenvolvimento sustentável da Amazônia são temas de um trabalho original do Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (INPA).

Apresentado por Waldecir de Oliveira, o programa das TV Brasil ainda traz uma matéria especial que esclarece variadas aplicações tecnológicas em prol de uma produção maior de alimentos, com uma melhor distribuição e redução de desperdício.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code