Laurentino Gomes dá uma aula de história do Brasil no 'Conversa com Bial'

Divulgação Globo

O jornalista e escritor Laurentino Gomes é o convidado do 'Conversa com Bial' de hoje, dia 30,  e traz para o centro da discussão um elemento da construção do Brasil com consequências atuais: a escravidão. Laurentino é autor de trilogias sobre a história do país, entre elas a “Escravidão”, que acabou de ganhar seu terceiro e último volume. 
 
“A obra só faz sentido se contribuir de alguma forma para a reflexão [...]. Não adianta apenas fazer celebrações ufanistas do bicentenário do país, como se o Brasil fosse uma obra acabada. Ao contrário, existem desafios enormes, coisas que os brasileiros que nos antecederam não conseguiram fazer [...]. Fato é que existem desafios que pairam no nosso horizonte, e acho que um deles, talvez o mais importante, é o legado da escravidão”, explica a necessidade de se escrever sobre o tema.
 
Como jornalista, acrescenta que sua escrita não se esgota na técnica, mas foi necessário aprofundar o seu conhecimento. Por isso, foi à África entender como os nativos se relacionam com esse acontecimento; também a espaços de resistência cultural diaspórica, como comunidades quilombolas. Laurentino, então, coloca sua pesquisa ao dar uma aula de história do Brasil: fala sobre a época colonial, a relação da família imperial com a abolição e como isso se sucedeu, e os paradoxos entre o que se propunha a monarquia e o que se via nas ruas no século XIX.
 
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato