Ad Code

Laurentino Gomes dá uma aula de história do Brasil no 'Conversa com Bial'

Divulgação Globo

O jornalista e escritor Laurentino Gomes é o convidado do 'Conversa com Bial' de hoje, dia 30,  e traz para o centro da discussão um elemento da construção do Brasil com consequências atuais: a escravidão. Laurentino é autor de trilogias sobre a história do país, entre elas a “Escravidão”, que acabou de ganhar seu terceiro e último volume. 
 
“A obra só faz sentido se contribuir de alguma forma para a reflexão [...]. Não adianta apenas fazer celebrações ufanistas do bicentenário do país, como se o Brasil fosse uma obra acabada. Ao contrário, existem desafios enormes, coisas que os brasileiros que nos antecederam não conseguiram fazer [...]. Fato é que existem desafios que pairam no nosso horizonte, e acho que um deles, talvez o mais importante, é o legado da escravidão”, explica a necessidade de se escrever sobre o tema.
 
Como jornalista, acrescenta que sua escrita não se esgota na técnica, mas foi necessário aprofundar o seu conhecimento. Por isso, foi à África entender como os nativos se relacionam com esse acontecimento; também a espaços de resistência cultural diaspórica, como comunidades quilombolas. Laurentino, então, coloca sua pesquisa ao dar uma aula de história do Brasil: fala sobre a época colonial, a relação da família imperial com a abolição e como isso se sucedeu, e os paradoxos entre o que se propunha a monarquia e o que se via nas ruas no século XIX.
 
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code