Música clássica e canto lírico são assuntos do 'Conversa com Bial' desta terça

Divulgação Globo

O 'Conversa com Bial' de hoje, dia 14, traz Gabriella DiLaccio e Camila Titinger, cantoras líricas que têm vocais sopranos e grande projeção na Europa, como convidadas. Elas falam sobre suas formações na música e da ocupação do espaço feminino na música clássica.
 
Camila, que foi apadrinhada por Ronnie Von e chegou a participar de programas de auditório quando criança, explica a sua entrada no canto lírico: “As pessoas queriam às vezes que eu colocasse minha voz numa posição mais popular, mas ela ia automaticamente para o lugarzinho do lírico, vibrava naturalmente”, conta. 
 
Gabriella também explica que cantar sempre fez parte de sua vida e a natureza de sua voz para o lírico. A cantora mantém um projeto chamado “Donne, Women in Music”, que busca dar visibilidade para mulheres na música clássica. “Decidi criar uma plataforma, e coloquei lá a história de quatro mil mulheres na música. Queria que a história delas fosse para o mundo; queria que qualquer pessoa que imaginasse que não poderia ser algo, ou que tivesse recebido um ‘não’ na vida,  lesse a história delas e se inspirasse; que pensasse ‘nossa, essa é uma mulher do século 17 que conseguiu ser a mulher que mais imprimiu música em Veneza’”, diz.
 
As cantoras são ainda surpreendidas com a presença de Manuela Korossy, brasileira aceita na Juilliard School, uma das principais instituições de ensino musical do mundo, e que já cantou com Placido Domingo, um dos nomes mais renomados do gênero. Manuela compartilha como foi sua audição de entrada, na qual cantou uma composição de Claudio Santoro, e a experiência de levar música clássica brasileira para fora: “é um contato que a gente cria com as pessoas que já estão na profissão, que conhecem muito de repertório, mas que não conhecem o nosso. Eles simplesmente se encantam”.
 
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem