Ad Code

O mês da celebração do Orgulho LGBTQIAP+ com programação especial nos canais Globo e Globoplay

Divulgação

Junho é o mês escolhido e 28, o dia que marca a celebração do orgulho LGBTQIAP+. Durante todo o mês, a Globo festeja o amor, o respeito, a diversidade e a conscientização em diversas ações em suas plataformas e programas. 
 
O canal GNT conta com uma série de matérias em todas as edições do ‘Saia Justa’ de junho com pessoas LGBTQIAP+ e suas histórias pela perspectiva do acolhimento familiar. Na última quarta-feira do mês, o programa será temático com a participação de Linn da Quebrada. Já o ‘Papo de Segunda’ traz o quadro inédito “É Um Orgulho”, que mostra depoimentos de pessoas emblemáticas da comunidade. Sempre depois do programa, são exibidos documentários que tratam as questões de diversidade, com atletas transexuais, poder da comunidade lésbica e relatos de experiências de pessoas trans não-binária. Ao longo do mês, o GNT também traz a campanha “Orgulho. É o que nos une", em que uma peça conceitual construída com frases representativas é exibida nos intervalos comerciais. Outros conteúdos com falas impactantes sobre a temática, empacotados com a frase “Já Pensou Por Esse Lado”, estão disponíveis ao longo da programação do canal. No dia 28 de junho, vai ao ar uma seleção de episódios de programas já exibidos pelo canal, como ‘Liberdade de Gênero’ e ‘Família é Família’. 
 
O Canal OFF traz luz à pauta LGBTQIAP+ nos esportes, exibindo, durante o mês de junho, a série “Todas as Cores do Brasil”, com exibições às terças, a partir das 21h. A produção coloca no protagonismo as vivências de diferentes grupos de atletas, amadores e profissionais, de idades, gêneros e raças diversas, para falarem sobre autoafirmação e o esporte como ferramenta para a inclusão social. Em depoimentos, eles comentam sobre as suas identidades e como fazem para vencer a homofobia e o preconceito no meio esportivo. No dia 28, às 22h, o destaque da programação é a exibição do documentário inédito “Brian Anderson On Being a Gay Professional Skateboarder”, que conta com depoimentos do skatista Brian Anderson, sobre os desafios de ser gay na indústria do skate profissional e por que decidiu se assumir.
 
Quem também está preparando um conteúdo especial é o VIVA. No dia 28, às 18h, estreia a série documental ‘Orgulho Além da Tela’. Por três semanas, a produção original Globoplay, mostra como personagens LGBTQIAP+ foram representados ao longo dos anos. Com imagens de arquivos e depoimentos de atores como Marcelo Serrado, Antônio Fagundes e Fernanda Montenegro, e autores como Glória Perez, Manoel Carlos e Aguinaldo Silva, tem-se um panorama da importância da representatividade na dramaturgia. A série também relembra cenas e personagens marcantes, como Rodolfo Augusto, interpretado por Ary Fontoura, o primeiro personagem LGBTQIAP+ da televisão; o beijo entre Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) em ‘Amor À Vida’; e a transição de gênero de Ivan (Carol Duarte) em ‘A Força do Querer’. "Orgulho Além da Tela" vai ao ar às terças-feiras.
 
Também no dia 28, o Multishow tem programação especial, totalmente voltada ao Orgulho LGBTQIAP+ e à diversidade. Às 18h30, Linn da Quebrada assume o comando do TVZ e recebe no estúdio Liniker, Jota A e Hiran para apresentações musicais, enquanto Pepita e a cantora Ana Gabriela participam remotamente dos bate-papos sobre a temática. A atração ainda vai contar com um vídeo de fãs da própria apresentadora Linn, Demi Lovato, Gloria Groove, Jão, Liniker e Ludmilla que falam sobre como seus artistas favoritos os inspiraram através de suas músicas, o impacto causado através da arte, além de relembrar momentos curiosos já vividos com os ídolos. Os depoimentos serão exibidos na programação ao longo do mês. Neste mesmo dia, o canal programa uma maratona de episódios de programas ligados ao tema. Às 17h, tem o episódio da sexta temporada de ‘Lady Night’ com Gil do Vigor. Economista e acadêmico, Gil conta sobre suas origens, a passagem pelo BBB e novos projetos. Já o ‘Tô de Graça’ exibe o episódio “Bodas de Velcro”, no qual Marraia e Sonaira estão apaixonadas, pretendem oficializar a união e planejam dar uma festa para comemorar as bodas de casamento. O ‘Vai Que Cola’ revive dois episódios: “Luz, Câmera Close”, da oitava temporada, no qual o Rio de Janeiro está pronto para sediar o concurso Inhaí, premiando o gay mais afeminado da comunidade; e “Pensão do Arco Íris”, da segunda temporada, em que a personagem Bicha Bichérrima, que tomou o lugar de Ferdinando como estrela da Quinta Gay, chega à pensão mais famosa do Brasil, mas vai dizer a ele que não quer mais o posto. As duas acabam tendo a ideia de transformar a pensão num QG contra o preconceito.
 
No canal Bis, a programação do dia 28, conta com a exibição de sucessos de artistas que trazem as cores da bandeira representadas em suas canções. Para abrir as comemorações, às 18h o ‘Setlist’ especial traz nomes como Freddie Mercury, Madonna, Liniker, Pabllo Vittar e Lil Nas X. Logo após, às 19h, no ‘Experimente’, Majur fala sobre como é ser uma mulher transexual no cenário musical contemporâneo. Às 19h30, no ‘Vamos Tocar’, Marina Lima apresenta alguns dos sucessos de sua carreira,. Às 20h, Gloria Groove canta Sandy & Junior em ‘Versões’. O público acompanha, às 21h, o show “Macumba Ao Vivo”, de Johnny Hooker. Às 22h, o documentário ‘Elton John: Becoming Rocketman’ conta a história do grande astro da música desde sua infância. E, para fechar a noite, às 23h, o documentário ‘Tombadoras’ traz artistas que superaram o preconceito dentro e fora de casa e se tornaram estrelas, como Pabllo Vittar, Gloria Groove e Aretuza Lovi.

Na Globo, no último domingo deste mês, o ‘Esporte Espetacular’ mostra o projeto de uma escolinha de futebol para pessoas que não tiveram a chance de praticar o esporte mais popular do planeta na infância por conta do preconceito e que agora têm a oportunidade de realizar este sonho. Já o ‘Profissão Repórter’, que vai ao ar no dia 28, apresenta uma associação que ajuda as famílias a passarem pelo processo de aceitação dos filhos LGBTQIAP+; conta a história de uma mulher transexual brasileira que mora há 30 anos na França e que se tornou uma importante militante da causa; e conversa com o jogador de vôlei Douglas, campeão olímpico de vôlei masculino nos Jogos Rio-2016, que se tornou um dos símbolos de aceitação dos gays no esporte no Brasil.
 
A GloboNews também prepara uma cobertura especial para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIAP+.  Na terça-feira, dia 28, os telejornais do canal vão mostrar as paradas nas cidades brasileiras e ao redor do mundo. No 'Estúdio i' e no 'Edição das 16h' deste dia haverá, ainda, entrevistas com especialistas sobre o respeito à comunidade LGBTQIAP+, a inclusão de pessoas com diferentes orientações sexuais e também sobre as identidades de gênero.
 
O Globoplay traz séries, filmes, documentários e podcasts que passeiam pela temática LGBTQIAP+, com reflexões, depoimentos, debates e investigações. Entre os documentários, os Originais 'Orgulho Além da Tela', que será exibido no VIVA no dia 28 e também está disponível para assinantes do pacote básico, e ‘Gil na Califórnia’ acompanha a jornada do ex-BBB Gil do Vigor em sua sonhada viagem para os EUA, onde foi fazer um PhD e viveu experiências inesquecíveis. ‘Bixa Travesty’ conta a trajetória da cantora transexual negra Linn da Quebrada. O corpo político da ex-BBB22 é a força motriz de uma produção que captura a esfera pública e privada da artista, ambas marcadas pela luta na desconstrução de estereótipos. Já ‘Rogéria – Senhor Astolfo Barroso Pinto’ narra a vida da famosa artista performática Rogéria. Nascido como Astolfo Barroso Pinto, no início da fase adulta, adota um personagem transgressor e conquista os palcos pelo mundo. 
 
Entre os podcasts, já está disponível o ‘Sobre o Prazer Deles’, que estreou no dia 8. Com uma bancada formada por três homens – Uno Vulpo, Leandro Neko e Lucca Najar –, com diferentes orientações sexuais, aborda perspectivas e vivências em papos sem tabus sobre o corpo e a sexualidade masculina, pautando a conversa também a partir de levantamento de dados e experiências dos ouvintes. O primeiro episódio é “Como o Homem Transa”. Já o segundo, batizado de “Beijei um Cara e Agora?”, fica disponível a partir do dia 15, debatendo a fluidez da sexualidade e como as pessoas delimitam suas identidades em experiências sexuais pontuais.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code