Série 'Idade Mídia' mostra experiências inovadoras de educação e comunicação

Divulgação

A série Idade Mídia chega à terceira temporada no Canal Futura no próximo dia 4 de julho, às 21h30, com novidades que indicam o amadurecimento da relação entre os meios de comunicação e a educação. Em nove episódios, a série apresentada pelo jornalista, consultor e especialista em educação e mídia Alexandre Sayad analisa experiências e práticas inovadoras de todo o país.

No dia 2, sábado, às 11h, a série terá pré-estreia exclusiva para professores, nas salas do Espaço Itaú de Cinema, simultaneamente no Rio de Janeiro e em São Paulo, em parceria com o Clube do Professor. As sessões têm entrada gratuita. O público poderá assistir a quatro episódios da série e bater um papo com um dos diretores do Idade Mídia, o jornalista Sérgio Rizzo, que estará acompanhado da Gerente de Produção da Fundação Roberto Marinho, Deca Farroco, na sala de São Paulo. No Rio de Janeiro, o debate após a exibição será com o apresentador Alexandre Sayad e com o gerente adjunto do Canal Futura, Acácio Jacinto.

Os episódios, produzidos pela Deusdará Filmes e dirigidos por Leonardo Brant, contam com participação dos integrantes do Laboratório de Mídias Aplicadas à Educação - LABME, formado por jovens universitários que, nesta temporada, foram escolhidos por meio de um edital. Os participantes atuam na produção e desenvolvimento do programa e nas discussões dos casos apresentados por Sayad. Cada episódio conta também com a participação de um especialista, que analisa o contexto relativo ao tema.

Rádio para população ribeirinha no episódio de estreia

A nova temporada de Idade Mídia traça uma narrativa baseada na linha do tempo da comunicação, desde o rádio até a era digital. O episódio de estreia mostra de que maneira rádios comunitárias como a Voz da Lama, em Recife, exercem papel importante para a democratização e a circulação de informações. A rádio, baseada no bairro do Pina, produz conteúdos de conscientização social para a população ribeirinha e que mora nas casas de palafitas às margens do rio Capibaribe. O projeto é apelidado de “rádio de andada”: além de estarem disponíveis em forma de podcast, os programas circulam pela comunidade em uma bicicleta de som e por barco, com o objetivo de alcançar becos e vielas.

A temporada trata ainda de jornais de comunidade que ganharam o online, como o portal Voz das Comunidades, no Rio de Janeiro; experiências de TV comunitárias; cidadania digital indígena; mídias e letramento racial; cineclube; Educação Midiática também de forma offline; e a linguagem dos algoritmos ligada à poesia. No encerramento, são debatidos os desafios e os benefícios da educação audiovisual pelo YouTube.

“A série aprofunda a discussão sobre educação midiática de maneira prática, fazendo um panorama de casos reais de diferentes regiões do país. Essa série vem se juntar a um conjunto de iniciativas do Canal Futura e da Fundação Roberto Marinho para a distribuição de conteúdo que democratize o acesso à informação e contribua com o aumento da fluência digital de jovens e educadores”, diz Deca Farroco, gerente de Produção do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato