Ad Code

Série sobre arqueologia destaca arte pré-histórica neste sábado

Divulgação

A expressão artística pré-histórica no país é o tema do terceiro episódio inédito da série documental Arqueologias, em busca dos primeiros brasileiros que a TV Brasil leva ao neste sábado (25), às 9h. 

Ainda debate-se o objetivo dessas produções de arte, mas teorias apontam para duas teses: uma forma de expressão ou uma maneira de o homem conectar-se ritualisticamente com a natureza. Os desenhos, esculturas e objetos encontrados por pesquisadores apontam como as pessoas viviam e se organizavam em um passado muito distante.

Durante o programa, o documentário destaca que o estudo da pré-história é um quebra-cabeça, e que o mundo imaginário dos antepassados brasileiros não fica para trás. Depois de milhares de anos, a habilidade e a sensibilidade gráfica dos primeiros artistas do país impressiona.

Entre as pistas reveladas na série para desvendar este mistério está a explosão de cores e formas estampadas nas pinturas rupestres dos paredões do Vale do Peruaçu, em Januária, Minas Gerais. Outras expressões artísticas investigadas pelo seriado são o homem que se confunde com ave de rapina no vaso xamã e uma carranca de cacique – ou de um espírito – escavada no granito da serra. 

Para falar destas pesquisas arqueológicas, o episódio de sábado conta com a participação de Denis Vialou, membro da Academia Brasileira de Ciências e um dos maiores especialistas em Pré-História da atualidade.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code