Ad Code

A saga do brasileiro para emagrecer é o tema do próximo 'Globo Repórter'

Divulgação Globo

''Você já tentou emagrecer? Teve acompanhamento médico? Conseguiu perder peso?'' Em busca de repostas para essas três perguntas, a equipe do 'Globo Repórter' foi às ruas para saber a quantas anda a relação do brasileiro com a balança. E, pela primeira vez, desenvolveu uma pesquisa exclusiva para embasar o programa sobre emagrecimento, que será exibido na próxima sexta-feira, dia 8. A pesquisa, feita com mil pessoas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, entre abril e maio de 2022, revelou que a maioria dos entrevistados já fez dieta, cortou calorias por conta própria (ou seja, sem acompanhamento profissional) e não alcançou o peso desejado.  
 
“Levantar a bandeira da vida saudável é uma prestação de serviço necessária. Ouvimos as maiores autoridades do assunto para levar o que há de mais atual sobre o tema”, adianta a jornalista Flávia Jannuzzi, que teve a companhia do produtor de reportagem Jorge Ghiaroni para contar as histórias de pessoas que travam um luta com os quilos a mais e buscam caminhos para um emagrecimento com saúde. “Nossa reportagem pode ajudar milhares de pessoas com informações preciosas, estudos que estavam restritos ao mundo acadêmico e serão exibidos no ‘Globo Repórter’ com exclusividade”, completa ele.
 
E o que mudou no prato do brasileiro durante a pandemia?  Será que ganhamos peso? O maior estudo sobre alimentação e saúde do país, NUTRINET/USP trouxe algumas respostas que o ‘Globo Repórter’ apresenta com exclusividade. Outra pesquisa inédita, do Hospital das Clínicas de São Paulo, monitorou voluntários pra desvendar a importância da quebra do comportamento sedentário ao logo do dia. Através dela, foi possível perceber que  fazer aqueles intervalos pra “esticar” as pernas, se alongar durante o trabalho, todos esses hábitos simples são tão necessários quanto uma atividade física moderada. 
 
O programa revela casos impactantes como o de Sergio Telles, que emagreceu 133 Kg em um ano, por medo de morrer durante a pandemia. “Minha meta era sair da obesidade, deixar de ser grupo de risco”, explica ele, que conseguiu esse feito, com a mudança de hábitos alimentares e sem nenhum tipo de cirurgia. 
 
Já a influenciadora digital Dora Figueiredo, que sofria de anorexia, fez as pazes com o espelho e, atualmente, divide com mais de 735 mil seguidores, dicas para sobre autoaceitação e como melhorar a relação com o próprio corpo. “Eu me pesava todos os dias, religiosamente. E quando me pesava e tinha 100 gramas a mais, achava que tinha engordado. Me via como eu me vejo hoje, só que eu tinha 50 kg na época”, revela ela, que atualizou seu discurso nas redes sociais: “Falo sobre estas novas narrativas, onde a mensagem é: dá para ser feliz com o corpo que temos, além de ser saudável. Hoje, não sou tão magra como antes e estou mais feliz. É preciso desvincular peso de estética”, completa Dora. 
 
O ‘Globo Repórter’ conta também a história de Kalyssa Joviano Borges, moradora de Maripá de Minas, cidade com cerca de três mil habitantes. Uma das principais padarias do município é exatamente ao lado da residência dela. O chamariz para uma “boquinha”, claro, é o cheiro quase irresistível do pãozinho e, para completar, uma sirene toca a cada nova fornada. Quem consegue fazer dieta diante deste cenário? A equipe do programa acompanhou Kalyssa durante quatro meses em uma jornada de novos hábitos e menos carboidratos.  
 
O programa apresenta ainda a Unidade de Medicina Culinária e Nutrição, da UNICAMP. Batizado de “Projeto MeNu”, o espaço tem como objetivo o desenvolvimento de uma relação mais sadia com a alimentação, principalmente, focada na ideia de que um dos segredos para o emagrecimento saudável está na preparação do próprio alimento. “Existem dados muitos claros de que o simples fato de comer fora frequentemente aumenta em mais de 50% a chance de se ter obesidade”, comenta Dr. Bruno Geloneze, centro de estudos em obesidade da Unicamp.
 
O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 8, é logo depois da novela ‘Pantanal’. 

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code