Ad Code

Obstáculos cruzam amor de Jove e Juma em 'Pantanal'

Divulgação Globo/João Miguel Júnior

Nesta segunda-feira (4), Jove (Jesuita Barbosa) e Juma (Alanis Guillen) transaram pela primeira vez, em meio a inúmeras e profundas declarações de amor, mas também a uma motivação específica da menina Marruá: engravidar. Se ela se mostra encantada com essa possibilidade, Jove fica bastante frustrado ao entender que esse é o único e real objetivo de sua amada. Esse, contudo, parece ser o menor dos problemas que os dois têm a enfrentar. Enquanto Mariana (Selma Egrei) provoca José Leôncio (Marcos Palmeira) dizendo que o neto pode se perder dos negócios da família ao se dedicar a esse amor; José Lucas (Irandhir Santos) continua com suas investidas sempre que o irmão não está por perto.
 
Em cenas que vão ao ar a partir desta quinta-feira (7), José Lucas, obcecado, vai novamente à tapera e pede um beijo a Juma, que admite se sentir atraída por ele, mas se recusa a beijá-lo. Ele tenta tomá-la a força e quem aparece para defender sua cria é a onça Marruá. José Lucas é salvo pelo Velho do Rio (Osmar Prado), que se coloca entre o neto e a onça, e pede que o peão vá embora e deixe Juma em paz. Em cenas seguintes, Jove vai ao encontro da amada a fim de resolver o impasse sobre quem mora aonde. Ele leva livros de Manoel de Barros de presente para Juma, que fica tocada com o presente. Ela conta sobre a situação com José Lucas, é sincera sobre seus sentimentos e Jove percebe que ela também se sente atraída por seu irmão. Jove fica profundamente mexido com tudo o que ouve. Após refletir bastante, se mostra compreensivo com toda a situação. Diz a Juma que ninguém tem culpa dos seus sentimentos, que eles vivem em sociedade e há regras, protocolos, que não fazem sentido nem para ele, quem dirá para uma pessoa que foi criada como ela. 
 
Dias depois, Juma está lendo Manoel de Barros, enquanto Jove está na rede. Ela comenta: "A menina apareceu grávida d’um gavião. A mãe disse que ela ia parí uma árvore e elas ia comê goiaba... E elas comeu", acha tudo mágico. Jove diz que isso é poesia e ela pergunta: O que é poesia? No que ele responde: "A arte dos deslimites", explicando que pessoas não engravidam de gaviões e nem parem árvores. Então Juma pergunta: "E onça num engravida de gente?".  Jove diz que talvez nos versos de Manoel de Barros, mas não na vida real. Nisso, Juma já está na rede com Jove e diz: "ara... então eu num sô onça". Jove fica incrédulo e pergunta se ele entendeu certo. Ela confirma: diz que vai parir um filho dele, "um marruazinho pra nossa criação". Os dois explodem de alegria. Mas continuam sem decidir onde vão morar.
 
‘Pantanal’ é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Rogério Gomes e Gustavo Fernandez, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard, Cristiano Marques e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code