Ad Code

Sebastião Salgado fala com exclusividade ao 'Cidades e Soluções' deste domingo

Divulgação Globo

O 'Cidades e Soluções', da GloboNews, exibe neste domingo, dia 17, às 21h, uma entrevista exclusiva com Sebastião Salgado. Ao jornalista André Trigueiro, o premiado fotógrafo brasileiro fala sobre a destruição da Amazônia, os povos originários e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Bulcão, criada por ele e sua esposa para contribuir com o processo de recuperação ambiental e o desenvolvimento sustentável da Mata Atlântica, em especial na região do Vale do Rio Doce. O cenário da conversa foi a mostra “Amazônia”, que chega ao Rio de Janeiro no próximo dia 19 para uma temporada de seis meses. 
 
“Se eu tenho uma comparação a fazer é dizer que a Amazônia é um paraíso. Os territórios indígenas são as partes da Amazônia mais preservadas, eles cuidam da floresta. É um prazer trabalhar com eles, viver com eles, é um aprendizado constante”, comentou o fotógrafo, que falou ainda sobre o próprio projeto de preservação ambiental fundado em abril de 1998, chamado de Instituto Terra. “A biodiversidade é extremamente importante para a sobrevivência de todos nós. A espécie humana só sobreviverá se ela se reconhecer como biodiversidade e fizer um retorno ao planeta. O Instituto Terra é uma tentativa de trazer as pessoas de volta ao planeta”, complementa Sebastião Salgado. 
 
A partir do dia 19, o público pode conferir o trabalho de Sebastião Salgado na mostra “Amazônia”, com cerca de 200 painéis fotográficos que revelam o cotidiano de várias comunidades indígenas, como os povos Awá Guajá, Zo'é, Suruwahá, Yawanawá, Marubo, Asháninka, Korubo, Yanomami e Macuxi, ao longo de sete anos. A exposição já passou pela França, Itália e Inglaterra, na Europa, e por Nova York, nos Estado Unidos. No Brasil, já esteve em cartaz em São Paulo e agora chega ao Rio de Janeiro, onde fica até janeiro de 2023. 
 
“Jamais os indígenas estiveram tão ameaçados como agora, mas jamais estiveram tão organizados. Nessa exposição fazemos uma apresentação estética do bioma, damos muita informação, mas quem faz o ponto político são as lideranças indígenas que falam nessa exposição”, concluiu Salgado. 
 
O 'Cidades e Soluções' vai ao ar neste domingo, dia 17, às 21h, na GloboNews.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code