TV Brasil exibe documentário sobre Roberto Burle Marx

Divulgação 

Em homenagem ao artista plástico Roberto Burle Marx, principal referência do país no paisagismo, que completaria 113 anos no dia 4 de agosto, a TV Brasil apresenta um documentário especial sobre sua vida e obra neste domingo (31), às 23h.

O filme "Paisagem - um Olhar Sobre Roberto Burle Marx" (2018) está em cartaz na faixa Cine DOC. Além da janela na programação da emissora pública, o longa também fica disponível nas plataformas digitais e pode ser conferido no app TV Brasil Play.

A produção traça um panorama sobre a arte e a personalidade do artista. Ao destacar as ideias de Burle Marx, a proposta é aguçar os sentidos e levar o telespectador à reflexão com uma sequência de imagens sensoriais que remetem ao legado que o renomado paisagista deixou para a humanidade.

Em forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo experiente pesquisador ao longo de décadas, o documentário faz uma cartografia de seus estudos. Dirigido e escrito por João Vargas Penna, o filme mostra toda a contribuição do paisagista brasileiro à flora nacional e revela facetas de Burle Marx pouco conhecidas pelo grande público.

Espécies conservadas no Sítio Burle Marx

Natural de São Paulo, Burle Marx foi precursor da ecologia e da defesa do meio ambiente. O artista plástico valorizava as plantas nativas e descobriu muitas espécies novas. O paisagista realizou viagens exploratórias para coleta e pesquisa por todos os ecossistemas brasileiros. O resultado faz parte de uma enorme coleção de plantas vivas localizada no sítio onde morou no Rio de Janeiro.

A narração do documentário, baseada em falas e textos de Burle Marx, acompanha imagens das obras do paisagista. Os destaques ficam para o Sítio Burle Marx, o Parque do Flamengo e o Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro; a fazenda Tacaruna e Vargem Grande, além da Praça Euclides da Cunha, no Recife; o Ministério das Relações Exteriores, em Brasília; e projetos em países como França e Venezuela.

Burle Marx adotou a capital fluminense como casa. A propriedade onde viveu na Cidade Maravilhosa, foi preservada e hoje é um sítio que mantém relíquias da flora brasileira. Legado para as novas gerações, o espaço reúne mais de três mil e quinhentas espécies de plantas de regiões tropicais e subtropicais.

A área florestal ganhou importância internacional. Em 2001, o Sítio Roberto Burle Marx foi declarado pela Unesco como patrimônio mundial, na categoria paisagem cultural. O local abriga 407 mil metros quadrados (m²) de área coberta por vegetação. Principal ícone do paisagismo brasileiro, o artista plástico transformou o modo de se observar e valorizou a importância da conservação ambiental no país.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato