Ad Code


Agro Nacional mostra produção comunitária e sustentável do açaí

Divulgação

O novo episódio do Agro Nacional, que a TV Brasil exibe neste domingo (14), às 9h, destaca, entre outros assuntos do campo e do agronegócio, o trabalho de uma cooperativa de produção sustentável de açaí. Localizada no arquipélago do Bailique - conjunto de oito ilhas na foz do rio Amazonas -, a Amazonbai cultiva o açaí de forma natural, sem uso de agrotóxicos, máquinas ou fertilizantes.

Durante a edição de domingo, o programa mostra a primeira fazenda no Brasil a conquistar o certificado de café carbono neutro. A Sete Cachoeiras, que fica em Três Pontas, Minas Gerais, utiliza a tecnologia e a inovação para produzir café com foco na sustentabilidade.

Em outra matéria, a produção desembarca na fazenda Nelore Paranã, em Iaciara, Goiás. Lá é usado o melhoramento genético alinhado à nutrição para aumentar a produtividade na criação de bois. 

O Agro Nacional leva ao ar ainda uma reportagem em uma fazenda em Barra do Garças, no estado de Mato Grosso. O lugar utiliza melhoramento genético, encurtamento do ciclo produtivo, manejo sustentável e outras técnicas, visando o bem estar animal.

O biocombustível também está entre as pautas do episódio. A produção de etanol feito a partir do milho tem crescido cada vez mais no Brasil: saltou de 300 mil litros da safra de 2013-2014 para mais de 3 bilhões de litros na safra 2021-2022.

Ao longo do episódio, a atração destaca o projeto CONSERV, um mecanismo privado que remunera produtores rurais por conservarem a vegetação nativa em suas áreas. A  iniciativa estimula os proprietários a ajudarem na preservação dos recursos naturais.

Ainda no programa, o público conhece duas iniciativas em uma iniciativa em Mato Grosso do Sul: a utilização da energia fotovoltaica na suinocultura em Jateí, e o trabalho do Adair na fazenda Raynara, que tem se destacado por uma gestão competente e sustentável.

Postar um comentário

0 Comentários


Ad Code