Ad Code


De Sartre à Djamila: Curta!On comemora Dia do Filósofo com seleção exclusiva

Divulgação Curta!

O Dia do Filósofo, comemorado em 16 de agosto, ganhou uma pasta especial no Curta!On – Clube de Documentários. São produções – entre filmes e séries – que mostram as reflexões e teorias de diversos filósofos, alguns foram decisivos para a formação do pensamento crítico do século XX, enquanto outros são mais contemporâneos e se dedicam à difícil tarefa de compreender melhor os fenômenos da atualidade.

Filósofos como Sartre, Camus, Foucault, Angela Davis e Zizek, além de Djamila Ribeiro, Rancière, Marilena Chauí e Bauman – esses quatro últimos na série Incertezas Críticas - estão entre os que protagonizam os documentários que compõem a pasta “Dia do Filósofo”.

O Curta!On – Clube de Documentários está disponível na ClaroTV+ e na internet, através do https://curtaon.com.br/ , e pode ser desfrutado por novos assinantes gratuitamente durante sete dias.

Confira as sinopses:

Incertezas Críticas (Série) – 1ª, 2ª e 3ª temporadas

A série Incertezas Críticas é uma reflexão sobre o mundo contemporâneo, na visão de alguns dos mais importantes intelectuais do presente. Cada episódio destaca um pensador, numa entrevista exclusiva em sua casa ou escritório. Duração: 26 min cada episódio. Classificação: Livre.

Sartre e Camus: Uma Amizade Rompida (Documentário)

De 1943 a 1951, os filósofos franceses Sartre e Camus formaram uma amizade lendária e impulsionaram a figura do escritor politicamente engajado. A partir de 1952, passaram a ter discussões públicas, em grande parte por conta da Guerra Fria. Através de divergências literárias, filosóficas, políticas e pessoais que surgiram nesse novo contexto, nasceu uma relação de vaidade e ressentimento. Direção: Joel Calmettes. Duração: 49 min. Classificação: Livre.

Foucault Contra Ele Mesmo (Documentário)

O filme destaca as múltiplas e contrastadas facetas da obra e da vida de Michael Foucault, desde sua chegada a Paris no final dos anos 1940, quando o jovem provinciano ingressa na École Normale Supérieure, até 1984, quando o pensador mundialmente conhecido morre bruscamente, vítima da AIDS. "Foucault contra ele mesmo" mostra como um dos maiores pensadores do século XX fez questão de nunca consolidar uma visão definitiva dele mesmo e de sua obra. Direção: François Caillat. Duração: 53 min. Classificação: 12 anos. 

O Guia Pervertido da Ideologia (Documentário)

O filósofo Slavoj Zizek apresenta cenas de filmes famosos, como “A Noviça Rebelde”, “Titanic” e “Nascido para Matar”, sob nova luz. Sua jornada cinematográfica vai rumo ao coração da ideologia, mostrando conceitos e noções filosóficas que estão ligados às imagens em questão. Direção: Sophie Fiennes. Duração: 45min. Classificação: Livre. 

Libertem Angela Davis (Documentário)

O documentário retrata a vida de Angela Davis, professora universitária nascida no Alabama e conhecida pelo seu interesse na defesa dos direitos humanos. Ao ficar do lado de três prisioneiros negros nos anos 1970, ela entra para a lista das dez pessoas mais procuradas do FBI e se torna a mulher mais caçada dos Estados Unidos. Diretores: Shola Lynch. Duração: 97 min. Classificação: 12 anos. 

Imortais da Academia (Série) – Episódio: Cadeira 2: Filosofar é aprender a viver

Neste episódio, a série Imortais da Academia faz um passeio pela cadeira de número 2 da ABL e mergulha em discussões filosóficas que perpassam a vida e a obra dos acadêmicos vinculados à poltrona. A metafísica de Guimarães Rosa, um dos nomes mais ilustres não só da história da cadeira como da literatura nacional; a morte, essa tragédia metaempírica perseguida pelo patrono Álvares de Azevedo; o estudo das relações entre literatura e filosofia na obra do atual ocupante da cadeira, Tarcísio Padilha, ele próprio um filósofo metafísico - esses são alguns dos temas abordados. No episódio sobre a cadeira 2 da Academia Brasileira de Letras, a filosofia é o prisma para se chegar à literatura. Direção: Belisario Franca. Duração: 26 min. Classificação: Livre. 

Impressões do Mundo (Série) – Episódio: Pierre Lévy - Pierre Lévy e as novas tecnologias da comunicação

O escritor, filósofo e sociólogo francês-tunisiano, Pierre Lévy, doutor pela Sorbonne, investiga o uso da internet e o mundo digital e é reconhecido como uma das maiores autoridades mundiais sobre o assunto. O futuro da humanidade e as perspectivas de desenvolvimento da inteligência coletiva na era da comunicação digital são os temas abordados pelo autor em seus escritos e suas palestras. Direção: Ronaldo Duque. Duração: 26 min. Classificação: Livre. 

Fronteiras do Pensamento (Série) – Episódio: Joshua Greene

Joshua Greene é um cientista norte-americano que transita na intersecção da filosofia, psicologia e neurociência. Reconhecido por seus estudos sobre a moralidade, ele busca desvendar como a como a razão e a emoção afetam a tomada de decisão moral – e de que forma a moralidade é processada na mente humana. Autor de “Tribos Morais: A Tragédia da Moralidade do Senso Comum”, Greene uniu seus múltiplos conhecimentos para mapear nosso cérebro e explorar como as intuições éticas se manifestam na contemporaneidade. Neste episódio, Fronteiras do Pensamento revela a mente deste intelectual que evidencia como muitos dos nossos problemas sociais surgem da tendência em aplicar o senso comum às questões da vida moderna. Direção: André Brandão, Ricardo Carioba. Duração: 26 min. Classificação: 12 anos. 

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code