Globo intensifica cobertura das eleições com matérias e séries especiais, além da agenda diária dos candidatos

Divulgação Globo

A menos de dois meses para que os brasileiros se dirijam às urnas para escolher os próximos governantes, o jornalismo da Globo intensifica a cobertura eleitoral. A partir desta quarta-feira, dia 17, os telejornais locais começam a acompanhar diariamente as agendas dos candidatos aos governos estaduais. Na semana do dia 12 de setembro acontecem as entrevistas com candidatos a governador mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto ao governo dos Estados, que serão transmitidas ao vivo, para todo estado, nas primeiras edições dos jornais locais.
 
A que setores o governador eleito de São Paulo precisa se dedicar para tornar o estado ainda melhor para a população? Essa e outras perguntas ganham as ruas nas matérias especiais que ‘Bom Dia SP’, ‘SP1’ e ‘SP2’ estão exibindo desde o início do mês. Até o dia 19, repórteres da capital e do interior do estado mostram na série ‘De Cara Com São Paulo’, do ‘Bom Dia SP’, por onde devem ter início os investimentos públicos a partir das dificuldades e dos potenciais das principais regiões paulistanas. “‘De Cara Com São Paulo’ foi pensada e produzida para mostrar a situação do estado em diferentes temas, como emprego, educação, saúde e meio ambiente, e para entender como o próximo governo pode atuar na melhoria e na solução de alguns problemas”, afirma o repórter Guilherme Pimentel. Entre os dias 15 e 17 de agosto, reportagens do ‘SP1’ e do ‘SP2’ mostram os jovens descobrindo como funcionam o Congresso e a Assembleia Legislativa.
 
Em parceria com o g1, o ‘SP1’ estreia, no dia 5 de setembro, o quadro ‘Como identificar uma Fake’. Ao vivo, no estúdio do jornal, a jornalista Clara Velasco dará orientações para que as pessoas saibam identificar notícias falsas e combater a sua propagação, principalmente nos ambientes virtuais.   
  
No Rio de Janeiro, as reportagens especiais começam a ser exibidas no próximo dia 22, sempre às segundas e quartas-feiras, no ‘Bom Dia Rio’, ‘RJ1’ e ‘RJ2’. Elas vão debater os mesmos temas, com abordagens diferentes. O ‘Bom Dia Rio’ vai percorrer cidades fluminenses com uma espécie de palanque, para que a população exponha seus desejos e necessidades para o futuro governador. A série ‘Olha o Voto’ explica em detalhes as funções e responsabilidades dos cargos que estão em disputa na eleição deste ano – governador, senador e deputados federais e estaduais, além do funcionamento da Assembleia Legislativa. O quadro ‘Cadeirinhas do Chico’, que vai ao ar aos sábados no ‘RJ1’, também terá um olhar para a eleição. Chico Regueira vai rodar a região metropolitana da cidade, sempre com duas cadeiras de praia, para discutir com pessoas comuns temas que afligem o eleitor. “No Rio de Janeiro, o lugar onde alguém nasce e vive pode ser definidor. Um reflexo da desigualdade que assola a cidade. Nas cadeirinhas, conversamos com gente que no dia a dia tem que transpor enormes muros invisíveis para ter acesso a direitos básicos. Ouvimos cidadãos que estão falando de suas vidas, mas contando vivências comuns à maior parte da população. É o Rio de Janeiro e suas histórias reais”, comenta o jornalista.
 
Em setembro, o programa ‘A Roda: Conexões’ estará de volta para mostrar, em dois episódios, os desafios que os jovens moradores de favela e da periferia enfrentam diariamente em busca de uma vida melhor. Mediado por Chico Regueira, o programa reúne pessoas de diferentes perfis num papo sobre a potência e os problemas de quem vive nessas regiões, ressalta o protagonismo feminino nesses espaços e exalta manifestações culturais rap, dança, rap e soul. Será exibido em dois sábados de setembro, apenas para a região metropolitana do Rio de Janeiro, após o ‘Jornal Hoje’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato