Ad Code

Globo intensifica cobertura das eleições com matérias e séries especiais, além da agenda diária dos candidatos

Divulgação Globo

A menos de dois meses para que os brasileiros se dirijam às urnas para escolher os próximos governantes, o jornalismo da Globo intensifica a cobertura eleitoral. A partir desta quarta-feira, dia 17, os telejornais locais começam a acompanhar diariamente as agendas dos candidatos aos governos estaduais. Na semana do dia 12 de setembro acontecem as entrevistas com candidatos a governador mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto ao governo dos Estados, que serão transmitidas ao vivo, para todo estado, nas primeiras edições dos jornais locais.
 
A que setores o governador eleito de São Paulo precisa se dedicar para tornar o estado ainda melhor para a população? Essa e outras perguntas ganham as ruas nas matérias especiais que ‘Bom Dia SP’, ‘SP1’ e ‘SP2’ estão exibindo desde o início do mês. Até o dia 19, repórteres da capital e do interior do estado mostram na série ‘De Cara Com São Paulo’, do ‘Bom Dia SP’, por onde devem ter início os investimentos públicos a partir das dificuldades e dos potenciais das principais regiões paulistanas. “‘De Cara Com São Paulo’ foi pensada e produzida para mostrar a situação do estado em diferentes temas, como emprego, educação, saúde e meio ambiente, e para entender como o próximo governo pode atuar na melhoria e na solução de alguns problemas”, afirma o repórter Guilherme Pimentel. Entre os dias 15 e 17 de agosto, reportagens do ‘SP1’ e do ‘SP2’ mostram os jovens descobrindo como funcionam o Congresso e a Assembleia Legislativa.
 
Em parceria com o g1, o ‘SP1’ estreia, no dia 5 de setembro, o quadro ‘Como identificar uma Fake’. Ao vivo, no estúdio do jornal, a jornalista Clara Velasco dará orientações para que as pessoas saibam identificar notícias falsas e combater a sua propagação, principalmente nos ambientes virtuais.   
  
No Rio de Janeiro, as reportagens especiais começam a ser exibidas no próximo dia 22, sempre às segundas e quartas-feiras, no ‘Bom Dia Rio’, ‘RJ1’ e ‘RJ2’. Elas vão debater os mesmos temas, com abordagens diferentes. O ‘Bom Dia Rio’ vai percorrer cidades fluminenses com uma espécie de palanque, para que a população exponha seus desejos e necessidades para o futuro governador. A série ‘Olha o Voto’ explica em detalhes as funções e responsabilidades dos cargos que estão em disputa na eleição deste ano – governador, senador e deputados federais e estaduais, além do funcionamento da Assembleia Legislativa. O quadro ‘Cadeirinhas do Chico’, que vai ao ar aos sábados no ‘RJ1’, também terá um olhar para a eleição. Chico Regueira vai rodar a região metropolitana da cidade, sempre com duas cadeiras de praia, para discutir com pessoas comuns temas que afligem o eleitor. “No Rio de Janeiro, o lugar onde alguém nasce e vive pode ser definidor. Um reflexo da desigualdade que assola a cidade. Nas cadeirinhas, conversamos com gente que no dia a dia tem que transpor enormes muros invisíveis para ter acesso a direitos básicos. Ouvimos cidadãos que estão falando de suas vidas, mas contando vivências comuns à maior parte da população. É o Rio de Janeiro e suas histórias reais”, comenta o jornalista.
 
Em setembro, o programa ‘A Roda: Conexões’ estará de volta para mostrar, em dois episódios, os desafios que os jovens moradores de favela e da periferia enfrentam diariamente em busca de uma vida melhor. Mediado por Chico Regueira, o programa reúne pessoas de diferentes perfis num papo sobre a potência e os problemas de quem vive nessas regiões, ressalta o protagonismo feminino nesses espaços e exalta manifestações culturais rap, dança, rap e soul. Será exibido em dois sábados de setembro, apenas para a região metropolitana do Rio de Janeiro, após o ‘Jornal Hoje’.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code