Ad Code

Metacast CNN, o novo podcast da CNN para desvendar o metaverso

Divulgação

O Metacast CNN, novo podcast da CNN Brasil Soft sob comando de Rita Wu, chega para esclarecer dúvidas e decifrar o tão aclamado metaverso.

Afinal, desde que Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook mudaria de nome para Meta e passaria a focar no desenvolvimento desse novo ambiente virtual, do varejo à educação, os principais setores da economia começaram a divulgar a participação nesse universo. 

Mas ainda faltam informações sobre as reais possibilidades desse admirável novo mundo. Acredita-se que, muito em breve, estaremos em interações onde não haverá fronteiras entre o físico e o virtual, com avatares funcionando como extensão de corpos físicos.

É aí que entra em cena a analista de tecnologia e entrevistadora do programa CNN Nosso Mundo. Rita Wu é ampla entendedora do novo ambiente, onde inclusive passou por uma experiência pessoal recente que virou uma série de quatro episódios já exibidos nas plataformas CNN: no programa Metalove, ela mostrou como organizou e realizou o próprio casamento no metaverso.

Agora no Metacast CNN, Rita ampliará a abordagem, partindo para assuntos como o futuro da internet, games, investimentos, NFTs, moda digital, meta-arquitetura; blockchain e direitos humanos, só para citar alguns temas da temporada.

A cada episódio, Rita Wu receberá especialistas e trará informações sobre os mais recentes movimentos dessa onda que, ao que tudo indica, veio para ficar.

A estreia acontece hoje, com uma temporada de oito episódios semanais no YouTube da CNN Brasil. Todos os episódios estarão disponíveis ao mesmo tempo nas plataformas de áudio.

Veja a seguir a programação:

Eps. 01 – O que é o metaverso e o futuro da Internet

Rita Wu recebe o cientista e professor Silvio Meira, com atuação na área de engenharia de software, transformação digital, novos negócios e educação. Durante a conversa, eles falam sobre o que o metaverso promete de diferente para usuários da rede e os cuidados que essa nova realidade imersiva inspira.

Eps. 02 - Metaverso e o mundo dos games

Há um grupo que está um passo à frente nesse assunto: os gamers! Rita dialoga com Ricardo Justus, cofundador e CEO da Arvore, estúdio que realiza experiências imersivas para plataformas de games; e com Christian Dunker, psicanalista e professor da Universidade de São Paulo. Os três dialogaram sobre como a experiência desse nicho pode aprimorar as questões, além de especificidades e diferenças entre o metaverso e os jogos online.

Eps. 03 - Metaverso: Qual é o futuro dos negócios?

Os sócios Edu Paraske e Léo Brazão, da startup Deboo, criaram sua marca para oferecer consultoria para empresas que desejam investir no metaverso. Eles contam para Rita Wu quais os campos com mais possibilidades de sucesso no universo imersivo e que tipos de ações geram engajamento por lá. Bruno Hora, cofundador da InvestSmart, também explica para a apresentadora como os negócios digitais acontecem no metaverso e o que é preciso para gerar renda no mundo virtual.

Eps. 04 - NFTs e a nova fronteira da arte 

É impossível falar de metaverso e não falar de NFTs. O token não-fungível é um selo de exclusividade que pode fazer um produto virtual valer milhões, assim como um quadro de Andy Warhol na “vida real”. É sobre essa nova economia e como artistas podem utilizá-la que Rita Wu conversa com Byron Mendes, da Metaverse Agency, primeira agência de criptoarte do Brasil, e com Marcus MPC, do CryptoRastas, uma das coleções brasileiras de NFTs de maior sucesso e alcance internacional.

Eps. 05 - Moda digital e os novos limites do corpo na web3.0

Um dos atrativos do metaverso, é poder se apresentar como você quiser e, ao criar um avatar, essa é a grande possibilidade, podendo mostrar-se à sua imagem e semelhança ou completamente diferente de como se é no mundo físico. Não só o corpo, mas as roupas também podem extrapolar barreiras, e já há muitas marcas investindo em coleções digitais. Giovanna Casimiro, produtora de eventos na Decentraland, organizou a primeira semana de moda em um metaverso e conta para Rita Wu sobre a experiência. Já Bruna Petreca é designer e pesquisadora, com especialização em experiências multissensoriais, e fala sobre esse “novo” corpo.

Eps. 06 – Meta-arquitetura e a corrida para garantir um espaço no metaverso 

Espaços virtuais estão se tornando mais comuns e cada vez mais sofisticados à medida em que as empresas correm para construir lugares a fim de atrair pessoas ao metaverso, onde seus avatares podem se encontrar, ter reuniões de trabalho, ir a festas, entre tantas outras interações. Porém, assim como os metros quadrados de bairros disputados em grandes metrópoles, a especulação já chegou ao mundo virtual. Marlos Araújo, designer e diretor do Museu XYZ no metaverso; e Ottis, artista de realidade estendida e arquiteto de mundos virtuais, conversam com Rita Wu sobre as vantagens de garantir seu terreno digital e a corrida imobiliária no universo imersivo.

Eps. 07 - Metaverso, blockchain e o futuro do dinheiro 

A representação física do dinheiro já não é regra há muito tempo: pix, cartões, apólices e transferências bancárias foram dividindo esse lugar, mas foi apenas nos últimos anos que o meio digital começou a ser visto como uma forma de disrupção no sistema humano de trocas. Conceitos como criptoativos, blockchain e NFTs são o centro desse debate, e quem conversa com Rita Wu para jogar luz sobre as novas formas de transações financeiras – e suas garantias, ou a falta delas – são Ricardo Azevedo, CEO do grupo Stonohub, e Eduardo Ibrahim, fundador da consultoria Exonomics.

Eps 08 – Direitos humanos no metaverso 

No último episódio do Metacast CNN, o tema é ética e direito. Afinal, novas formas de interação sempre exigem tempo até que os indivíduos consigam chegar a um acordo, formal ou informal, sobre os limites do que é aceitável ou não na conduta das pessoas e organizações envolvidas. A internet, com mais de 50 anos, só ganhou seu primeiro marco legal, no Brasil, em 2014; a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi aprovada em 2018. No caso do metaverso, embora esteja dentro da internet, as inovações na forma como usamos a rede mundial de computadores para interagir impõem desafios. Ronaldo Lemos, advogado e especialista em tecnologia, e Eduardo Magrani, advogado atuante nos campos de Direitos Digitais, Direito Societário e Propriedade Intelectual, falam sobre eles com Rita Wu.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code