TV Brasil exibe ''Capitães da Areia'' em homenagem a Jorge Amado

Divulgação 

Para homenagear o autor baiano Jorge Amado, que faria 110 anos no dia 10 de agosto, a TV Brasil leva ao ar o filme ''Capitães da Areia'', adaptação do romance homônimo do escritor, um dos seus livros mais vendidos. A exibição do longa-metragem ganha janela na programação da emissora pública nesta sexta (5), às 22h30, na sessão Cine Nacional, e também lembra a data de morte do romancista, dia 6 de agosto.

Personagens marcantes da obra de Jorge Amado, os jovens da trama habitam eternamente na memória do público. Mais atual do que nunca, a história emociona e inspira de forma profunda. O filme é o primeiro longa-metragem com direção da cineasta Cecília Amado, neta do escritor.

Na obra, Pedro Bala (Jean Luís Amorim), Professor (Robério Lima), Gato (Paulo Abade), Sem Pernas (Israel Gouvêa) e Boa Vida (Jordan Mateus) são adolescentes abandonados por suas famílias. Eles são obrigados a lutar para sobreviver nas ruas de Salvador e crescem na comunidade do Trapiche junto com outros rapazes da mesma faixa etária.

Os jovens praticam uma série de assaltos, o que faz com que sejam constantemente perseguidos pela polícia. Um dia Professor conhece Dora (Ana Graciela) e seu irmão Zé Fuinha (Felipe Duarte). Os dois também vivem nas ruas da cidade.

O rapaz leva os novos amigos até o Trapiche, o que desencadeia a excitação dos demais garotos, que não estão acostumados à presença de uma mulher no local. Pedro consegue acalmar a situação e permite que Dora e o irmão fiquem por algum tempo. Só que, aos poucos, nasce o afeto entre o líder dos Capitães da Areia e a moça que acabou de integrar o bando.

Considerado um dos maiores representantes da literatura brasileira modernista, Jorge Amado teve livros traduzidos em 80 países, para 49 idiomas. Sua obra literária conheceu diversas adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba em várias partes do país. 

Jorge Amado ocupou a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 1961. Também foi agraciado com importantes premiações nacionais e internacionais, como o "Prêmio Luís de Camões" e o "Prêmio Jabuti".

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato