Ad Code

Canal Brasil exibe nesta quarta, 7 de setembro, ''Independência ou Morte'', com Tarcísio Meira e Glória Menezes

Divulgação

O Canal Brasil exibe nesta quarta, 7 de setembro, dia do aniversário de 200 anos da Independência do Brasil, às 21h40, o filme ''Independência ou Morte'', de Carlos Coimbra. A produção de 1972 tem no elenco Tarcísio Meira, Glória Menezes, Maria Cláudia e Dionísio Azevedo e traz uma visão romantizada do processo que levou à emancipação política do país em relação a Portugal.

O longa tem como ponto de partida o dia da abdicação de D. Pedro I (Tarcísio Meira) e traça um perfil do monarca desde quando ainda menino veio da Europa, enquanto sua família fugia das tropas napoleônicas, até sua ascensão a Príncipe Regente, quando D. João VI (Manoel da Nóbrega) retorna para Portugal. Depois, em pouco tempo, a situação política torna-se insustentável e o regente proclama a independência, mas seu envolvimento extraconjugal com a futura Marquesa de Santos (Glória Menezes) provoca oposição em diversos setores, gerando um inevitável desgaste político.

“Independência ou Morte” recebeu alguns prêmios na época de seu lançamento, como Melhor Produtor para Oswaldo Massaini e Melhor Cenografia (Prêmio Governador do Estado de São Paulo), Melhor Produtor, Melhor Diretor e Melhor Ator (Diplomas de Mérito aos Melhores do Cinema), Prêmio Especial no Air France de Cinema, e Prêmio Coruja de Ouro, pelo Instituto Nacional de Cinema para Melhor Figurino, todos em 1972.

Canal Brasil - ''Independência ou Morte'' (1972) (108´)
Quarta-feira, 7 de setembro, às 21h40
Direção: Carlos Coimbra
Classificação: 12 anos

Sinopse: Veja o sonho de Tiradentes e de tantos outros brasileiros, que derramaram sangue pela Independência do Brasil, realizado pelas mãos de Dom Pedro I. Veja emoção, coragem, aventura, drama e amor na maior história brasileira jamais filmada. Uma obra-prima às margens plácidas do Ipiranga e no país do salve, salve. Onde, às vezes, as coisas só se conseguem no grito. Descubra a imperiosa participação de Tarcísio Meira, como Dom Pedro I, e de Glória Menezes como a Marquesa de Santos. Numa produção também heróica de Oswaldo Massaini, com uma direção firme e competente de Carlos Coimbra. Independência ou Morte. Uma história que virou filme, ou um filme que fez história.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code