Ad Code

‘Conversa com Bial’ estreia série de nove programas dedicados ao bicentenário da independência nesta quinta-feira

Divulgação Globo/Mauricio Fidalgo

Nesta quinta-feira, 1º de setembro, o 'Conversa com Bial' dará início a uma série de programas que celebrarão o bicentenário da independência do Brasil, oficialmente comemorado no próximo dia 07. A série será veiculada de segunda a sexta-feira, na programação normal, de 01 a 09 de setembro, e ainda haverá outros programas sobre o tema ao longo do mês. Pedro Bial receberá, em cada um deles, personalidades que trarão um olhar diverso para a data, seja numa concepção histórica, cultural, econômica e até feminina.
 
Os convidados de estreia são os professores historiadores Milton Teixeira, radialista, e Solange Ferraz de Lima, ex-diretora e docente do Museu do Ipiranga, em São Paulo, fechado desde 2013. A conversa discorrerá justamente sobre a reabertura do edifício-monumento e seu papel na construção histórica do Sete de Setembro. O local será ainda cenário do programa de sexta-feira, dia 02, com a cineasta Laís Bodanzky e o ator Cauã Reymond acerca do lançamento do filme “A Viagem de Pedro”, da Globo Filmes, que acompanha uma viagem de D. Pedro I – dirigido por ela e protagonizado por ele.
 
Já na próxima semana, e ao longo do mês, Pedro Bial conversará com a pianista Rosana Lanzelloti e o maestro Julio Medaglia a respeito das peças musicais compostas por D. Pedro I; com Fafá de Belém sobre sua relação com Portugal; com a historiadora Heloísa Starling e a roteirista Antonia Pellegrino sobre as mulheres na independência – juntas, têm um livro e um podcast com o tema -; com a também historiadora Ynaê Lopes dos Santos e a atriz Isabél Zuaa sobre a escravidão, retratado no filme “O Nó do Diabo”; com o jornalista Eduardo Bueno, o Peninha, a respeito do estadista José Bonifácio; com Isabel Lustosa, outra historiadora, junto de Rondolfe Rodrigues, senador, sobre a imprensa na época da independência; e com os jornalistas Rafael Cariello e Bruno Carazza acerca da crise fiscal que libertou o Brasil de Portugal, mas impacta o país até hoje.
 
Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code