Ad Code


Paulo Betti relembra o mundial que não sai da sua memória em 'A Copa Que Eu Vi' no 'Esporte Espetacular' deste domingo

Divulgação Globo

O ator Paulo Betti relembra o Mundial de 1978 no quadro "A Copa Que Eu Vi", que o ‘Esporte Espetacular’ exibe nas manhãs de domingo em uma versão mais extensa, e também entra na programação da Globo no intervalo de ‘Pantanal’ nas noites de sábado. Prestes a completar 26 anos na época, ele havia acabado de se formar na Escola de Artes Dramáticas e fazia parte do elenco de uma peça do Teatro Oficina. O torneio na Argentina, no fim daquela década, ficou marcado para o artista por algo simbólico que aconteceu logo na estreia da seleção brasileira, no empate em 1 a 1 com a Suécia. Autor do gol brasileiro, o centroavante Reinaldo, que era do Atlético-MG e tinha 21 anos, teve uma atitude corajosa diante do regime da Ditadura Militar que assolava o país – o jogador tinha o costume de comemorar erguendo um dos braços com o punho cerrado. 
 
“O fato interessante é que o Reinaldo marcou o gol de empate contra a Suécia e na hora ficou meio em dúvida se comemorava do jeito tradicional ou com os braços abertos. Era um recado aquilo que o Reinaldo fazia. Irritava a ditadura. Era um símbolo de revolta contra o fascismo. Foi de uma coragem. Ele quase não jogou mais. Para mim é um herói”, lembra Paulo Betti.
 
Ainda no próximo domingo, o ‘Esporte Espetacular’ exibe a disputa de Downhill - Desafio da Montanha. A modalidade é conhecida como 4X Mountain Bike e consiste em encarar obstáculos num terreno inclinado. No desafio, que será transmitido ao vivo dentro programa, os atletas percorrerão 600m de pista de terra, com 12 curvas intensas, jardim de pedras, túnel e ponte. Com mais de 50 competidores inscritos, Gabriel Giovannini e Renato Rezende são os favoritos entre os homens, e Julia Alves e Bruna Ulrich são as mais fortes entre as mulheres. 
 
E a comoção provocada pelo álbum de figurinhas da Copa do Mundo também ganha um registro no programa, que mostra como a febre se espalhou entre colecionadores de diferentes lugares do Brasil e de diferentes gerações.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code