Persona entrevista Walderez de Barros, que vive dona Maria, a Louca em IndependênciaS

Divulgação/Lara Asano

Neste domingo (4/9), o Persona recebe a atriz Walderez de Barros. Apresentado por Atilio Bari e Chris Maksud, o programa aborda a trajetória da artista no universo teatral, além de sua participação na nova dramaturgia da TV Cultura, a minissérie IndependênciaS, em que dá vida a dona Maria, a Louca. Na tela da Cultura, vai ao ar a partir das 21h.

Com mais de 60 anos de carreira, Walderez conta sobre seu ingresso no teatro e momentos memoráveis durante uma edição carregada de histórias. Das peças e novelas, desta vez, a atriz surge na tela da TV Cultura interpretando dona Maria, a Louca, como era conhecida a rainha de Portugal, na mais recente produção de teledramaturgia da emissora. “É mais que uma releitura. É a verdade dos fatos da nossa história”, diz a artista. Ela conta que se inspirou na avó para interpretar a personagem. Do luxo e riqueza, sua avó veio parar no Brasil em uma colônia de café, após casar-se escondido. “Ficou caduca”, complementa a atriz.
 
A proximidade com a TV Cultura existe desde o início da carreira nos teleteatros. Walderez conta da influência da família em suas escolhas e compartilha a curiosidade de carregar junto dela, em todos os teatros e produções que participa, uma foto da atriz Eleonora Duse como um amuleto. O santinho de camarim carrega uma frase que Walderez relata se identificar muito: “Na arte jamais busquei o sucesso, mas apenas o refúgio”.
 
Durante o programa, a convidada fala sobre sua breve passagem nos lados acadêmicos e como as coisas desaguaram na dramaturgia. “Caí de paraquedas no meio daquilo (...) Eu nunca planejei a minha vida. O imaginário sempre esteve lá à minha disposição pra fazer o que eu quisesse.” Walderez ainda comenta sobre a censura que pairou sobre ela e seu então companheiro Plínio Marcos e outros colegas, e comenta sobre o momento atual do Brasil. “Não é possível que qualquer pessoa que preze a liberdade de expressão, a criação artística, o respeito por outra pessoa, possa concordar com um estado de coisa que ameace proibir. Que é o que nós estamos vivendo”, finaliza.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato