Darcy Ribeiro ganha homenagem do Canal Brasil no mês em que completaria 100 anos

Divulgação

O antropólogo, sociólogo e pensador de educação no Brasil, Darcy Ribeiro, completaria 100 anos em 2022 e, para comemorar a data, o Canal Brasil exibirá, no dia 31 de outubro, uma mostra em sua homenagem. Os documentários ''Terra dos Índios'', de 1979, e o inédito ''Da Terra dos Índios aos Índios Sem Terra'', ambos de Zelito Viana, integram a programação especial.

“Da Terra dos Índios aos Índios Sem Terra” tem narração de Marcos Palmeira e é costurado por uma entrevista histórica de Zelito Viana com Darcy Ribeiro. O registro da conversa era considerado perdido, por conta de um incêndio, mas 45 anos depois foi recuperado e retratado no documentário, que conta ainda com fotografias de Sebastião Salgado.

A necessidade da entrevista surgiu de um concurso da Embrafilme que Zelito ganhou em 1970, para produzir uma série sobre a situação dos povos originários no país. Foi então que o amigo do cineasta, Leon Hirszman, fez a ponte com Darcy e, o que deveria ser uma conversa rápida, tornou-se o primeiro passo para um enorme projeto. O longa conta também com o antropólogo Gersem Baniwa, indígena da etnia Baniwa, filósofo e professor da Universidade Federal do Amazonas.

O documentário “Terra dos Índios”, de 1979, mostra a luta das etnias Cainganges, Cadieu, Caiuá, Cajabi e Xavantes pela posse de suas terras, que estavam ocupadas irregularmente. Com narração de Fernanda Montenegro, o longa conta com depoimentos de lideranças indígenas sobre a situação de seus povos, com um recorte específico do estado do Mato Grosso do Sul.

Terra dos Índios (1979) (107’)
Horário: Segunda, 31/10, às 17h50
Direção: Zelito Viana
Classificação: 14 Anos

Sinopse: Com narração de Fernanda Montenegro, “Terra dos Índios” registra depoimentos de várias lideranças indígenas sobre a situação de seus povos, especialmente no estado de Mato Grosso do Sul. O longa mostra a luta das tribos Cainganges, Cadieu, Caiuá, Cajabi e Xavantes pelo restabelecimento da posse de suas terras em meio a problemas causados pela ocupação irregular das reservas indígenas.

Da Terra dos Índios aos Índios Sem Terra (2022) (75’)
INÉDITO
COPRODUÇÃO
Horário: Segunda, 31/10, às 19h40
Direção: Zelito Viana
Classificação: 12 Anos

Sinopse: O documentário inédito “Da Terra dos Índios aos Índios Sem Terra”, uma coprodução Canal Brasil, tem como ponto de partida o longa “Terra dos Índios” e traz a histórica entrevista realizada em 1977 por Zelito Viana com Darcy sobre os povos originários. O ator Marcos Palmeira reproduz as falas de Darcy Ribeiro no documentário que tem ainda a participação do filósofo e mestre em antropologia, Gersem Baniwa, da região de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, considerado uma das maiores lideranças indígenas do país.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato