Marcelo Tas conversa com o padre Reginaldo Manzotti no Provoca

Créditos: Julia Rugai

Nesta terça-feira (11/10), no Provoca, Marcelo Tas conversa com Reginaldo Manzotti, sacerdote, escritor, músico, cantor e apresentador de Rádio e TV que arrasta multidões e evangeliza pelos meios de comunicação. O padre também é fundador da Associação Evangelizar é Preciso e ligado ao movimento carismático. Vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.
 
No programa em que o padre Reginaldo Manzotti fala sobre mídia, algumas feridas da igreja, pedofilia, assédio feminino e muito mais, Tas, que teve uma infância católica, confessa seu distanciamento da religião. Manzotti diz que a mídia quer destruir a imagem positiva da igreja. “Nós não somos vistos como pessoas sérias e celibatárias, porque há um interesse da mídia em destruir, o processo de laicização é anticlero, de destruição da imagem da igreja”. Tas indaga: você está falando que a culpa é da mídia? “A culpa é de quem generaliza”. Mas eu não estou generalizando, diz Tas. “Eu não disse que o senhor está. Mas é parte daqueles que olham para a igreja e vê os defeitos e poucas virtudes”.

Marcelo Tas comenta que a história do Ocidente é de uma igreja com uma imensa força política e diz: "Eu queria que você falasse da responsabilidade da igreja diante de algumas tragédias, como o ataque à cultura indígena, por exemplo". Manzotti explica: “Você toca em algumas feridas, feridas que João Paulo II, no ano 2000, pediu alguns perdões e, dentre eles, foi exatamente essa falta do processo de enculturação, há feridas que a igreja precisa pedir perdão, e uma delas é não ter sido na hora certa, no momento certo uma voz profética a favor dos indígenas”.

E quais são as outras?, pergunta Tas, o preconceito contra gays, por exemplo? “Isso é um processo lento, mas hoje a igreja já acolhe muito melhor a cultura gay. Sem, no entanto, dizer que tudo está certo”, diz.

Em outro momento do programa, o padre Reginaldo fala sobre assédio feminino. “Quando aparece uma mulher que começa a ser meio saliente, que esquece e vem só com o corpete, com uma roupa que não é para ir na igreja, eu viro e falo sem criar alarde, filha, confundiu os papéis, em particular, sem alarde, aqui eu sou o padre e pronto (...) eu em público sempre estou de clérgima, colarinho do padre, e quando uma pessoa olha já sabe que é padre (...) você impõe o seu respeito, agora, a partir do momento que você quer se mostrar, brincar com a sensualidade, eu acho muito perigoso”, afirma.

Por fim, em outro momento de destaque da edição, Tas pergunta: Jesus usaria bem as redes sociais? “Nós temos que tomar cuidado. Como mensageiro quero ser maior do que a mensagem. É muito importante ter clareza disso, caso contrário, a gente se torna um profeta de nós mesmos. Nos tornamos vaidosos, excêntricos e sofredores”, finaliza Manzotti.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato