'Rindo à Toa': filme analisa humor brasileiro após fim da ditadura militar

Divulgação Curta!

Com a redemocratização, que culminou com a promulgação da Constituição de 1988, muita coisa mudou no Brasil. Uma delas foi o modo de se fazer humor. Em um contexto em que não havia mais censura, uma nova vertente da comédia nacional começou a surgir, podendo se utilizar de artifícios até então proibidos. Esse novo panorama é tema do documentário ''Rindo À Toa — Humor Sem Limites'', que chega ao Curta!.

Dirigido por Claudio Manoel, Álvaro Campos e Alê Braga, o filme mostra a gênese dessa geração de humoristas, sua relação com seus ídolos de juventude — que precisavam driblar a censura com criatividade e discrição —, a autocrítica sobre a relevância política e social desse estilo de comédia e a reflexão sobre temas como originalidade, vanguarda, limitações e o alinhamento comercial e editorial com o aumento do consumo de humor.

Entre os depoentes do documentário estão humoristas, atores, cartunistas e demais profissionais envolvidos com o entretenimento relacionado à comédia. Entre eles, Regina Casé, Hélio de la Peña, Andrea Beltrão, Tom Cavalcante, Miguel Falabella, Fernanda Young, Laerte, Evandro Mesquita e Chico Caruso. “Depois de anos de não poder nada, a nossa geração veio dizendo: chega!”, resumiu Miguel Falabella.

Havia algo em comum na tônica desse humor dos anos 1980: a busca pela liberdade, após tantos anos de proibições. Mas as histórias e análises são diversas, englobando desde experiências pessoais a reflexões sobre o desenrolar do humor de lá para cá. Para alguns, a defesa das minorias — que limita certos tipos de piada — é uma evolução do que fora plantado na época; para outros, trata-se de um cerceamento. Seja qual for a interpretação do entrevistado, o espectador se vê diante da enorme pluralidade que só foi possível fora de uma ditadura. A exibição é na Sexta da Sociedade, 4 de novembro, às 22h10.

Original de ‘Os Miseráveis’ é analisado em novo episódio de ‘Os Manuscritos Secretos da História’

Um tesouro está guardado na Biblioteca Nacional Francesa: o manuscrito original de “Os Miseráveis”, escrito por Victor Hugo. Em novo episódio, a série “Os Manuscritos Secretos da História” se debruça sobre essa relíquia, dando detalhes sobre a escrita, a vida pessoal e o processo criativo do autor, e retomando o contexto da época.

A série conta que a obra-prima foi composta ao longo de 17 anos — entre as cidades de Paris, Guernsey e Waterloo, na Bélgica — e que continha muitos traços autobiográficos. Os especialistas que analisam o romance visitam lugares por onde Victor Hugo passou e mencionam passagens de sua vida pessoal e seus relacionamentos amorosos, sobretudo o vivido com a atriz Juliette Drouet, sua amante e grande amor.

Dirigidos por Anne-Sophie Martin, os quatro episódios da série também estão no Curta!On – Clube de Documentários. Os outros três episódios falam dos manuscritos de “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll; “O Processo”, de Franz Kafka, e “Don Giovanni”, de Mozart e Lorenzo da Ponte. A exibição é na Quinta do Pensamento, 3 de novembro, às 23h30.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 31/10

21h – “Ventos Que Sopram — Maranhão” (Documentário)

“O Maranhão é um estado cheio de histórias de encantarias e São Luís, uma ilha cheia de lendas e mistérios.” É essa a atmosfera da música maranhense que o documentário “Ventos que Sopram — Maranhão” revela, fruto de um sonho persistente de dois produtores culturais maranhenses: o cineasta Neto Borges e o cantor e compositor Zeca Baleiro. Uma antologia musical conduzida por Baleiro ao encontro de músicos e trovadores-autores, entre falas, cantos e ritmos maranhenses. Um caldeirão musical diverso e único de matriz africana, ameríndia e ibérica. Há quem diga que São Luís é a última ilha do Caribe. Direção: Neto Borges. Duração: 77 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 1 de novembro, terça-feira, às 1h e às 15h; 2 de novembro, quarta-feira, às 9h; 6 de novembro, domingo, às 16h20.

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 01/11

20h – “Estados da Arte” (Série) – Ep. “Corpos”

A série propõe uma releitura da arte brasileira a partir das singularidades produzidas nas regiões Norte e Nordeste. Neste episódio, o tema são corpos dissidentes que resistem aos padrões impostos pela sociedade. Os artistas entrevistados são Fefa Lins, Christina Machado, Elton Panamby, Iagor Peres e Franco Fonseca. Classificação: Livre. Horários alternativos: 2 de novembro, quarta-feira, às 0h e às 14h; 3 de novembro, quinta-feira, às 08h; 5 de novembro, sábado, às 20h; 6 de novembro, domingo, às 10h.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 02/11

23h30 – “Grandes Cenas” (Série) – 2ª Temporada - Ep.: “Castanha”

A partir de entrevistas com realizadores, a série analisa cenas memoráveis do cinema brasileiro. Neste episódio, o diretor Davi Pretto e o ator João Carlos Castanha problematizam os limites entre o documentário e a performance no longa-metragem “Castanha” (2014). Na cena, Castanha discute com sua mãe e enxerga o fantasma do pai, rompendo o realismo através desse olhar para dentro. Direção: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno. Duração: 20 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 03 de novembro, quinta-feira, às 3h30 e 17h30; 04 de novembro, sexta-feira, às 11h30; 05 de novembro, sábado, às 20h30; 06 de novembro, domingo, às 10h30.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 03/11

23h30 – “Os Manuscritos Secretos da História” (Série) – Ep: “Os Miseráveis, de Victor Hugo”

Antes de chegar à Biblioteca Nacional Francesa, o manuscrito de “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, conheceu a vida conturbada de seu autor. Dezessete anos se passaram entre o início e o fim da escrita desta obra-prima que nasceu em circunstâncias escabrosas, entre Paris, Guernsey e Waterloo. Direção: Anne-Sophie Martin e Olivier Lemaire. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 04 de novembro, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30; 5 de novembro, sábado, às 13h; 6 de novembro, domingo, às 19h30; 7 de outubro, novembro, às 11h30.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 04/11

22h10 – “Rindo À Toa” (Documentário)

“Rindo à toa” reflete de forma bem-humorada sobre o estilo da comédia praticada no Brasil a partir da reabertura política em 1988. O filme aborda a gênese dos humoristas que marcaram os anos 80. Os ícones do humor revisitam sua trajetória e fazem uma autocrítica sobre seus estilos, refletindo sobre questões como originalidade, vanguarda, limitações e contexto histórico e social. Direção: Alê Braga, Claudio Manoel e Álvaro Campos. Duração: 102 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 5 de novembro, sábado, às 2h10 e às 14h; 6 de novembro, domingo, às 20h30; 7 de novembro, segunda-feira, às 16h10; 08 de novembro, terça-feira, às 10h10.

Sábado – 05/11

22h – " Filme Paisagem – Um Olhar Sobre Roberto Burle Marx” (Documentário)

O paulistano Roberto Burle Marx (1909-1994) foi um dos maiores paisagistas do século XX. Ele era um mestre na construção de espaços públicos, locais de convívio e harmonia com a natureza. "Paisagem — Um Olhar Sobre Roberto Burle Marx" é um passeio pela arte e pela personalidade desse paisagista, pintor e escultor, que apresenta suas ideias numa sucessão de paisagens sensoriais. Direção: João Vargas Penna. Duração:  72 min. Classificação:  Livre. 

Domingo – 06/11

22h20 – “Os Quatro Paralamas” (Documentário)

Dirigido por Roberto Berliner — que acompanha os Paralamas do Sucesso desde os primeiros passos da banda no Circo Voador, em 1983 —, este filme sobre música e amizade fala da relação dos três músicos que sobem ao palco (Herbert, Bi e João) com um quarto elemento, que aparece pouco na mídia, mas tem papel fundamental: José Fortes, o empresário. Em um papo na sala da casa do baixista Bi Ribeiro, os quatro lembram a carreira, falam sobre sua amizade inabalável e tocam músicas que fazem parte dessa trajetória de quase 40 anos. Direção: Roberto Berliner. Duração: 90 min. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato