Caminhos da Reportagem destaca o socol, embutido de terras capixabas

Divulgação

A edição inédita do jornalístico Caminhos da Reportagem percorre as montanhas capixabas para apresentar o socol, um embutido que é tema do programa jornalístico da TV Brasil neste domingo (27), às 22h. A matéria especial integra a série temática "Riquezas da Nossa Terra", realizada pela emissora pública em parceria com o Sebrae, conteúdo especial que aborda o selo de Indicação Geográfica (IG).

Nas viagens pelo país para conhecer os produtos e as regiões brasileiras que têm o reconhecimento, a equipe da emissora pública desta vez subiu as montanhas do Espírito Santo para apresentar curiosidades e acompanhar os bastidores do processo de produção deste alimento.

O socol é um embutido que veio com os italianos, foi modificado no Brasil e conquistou os paladares mais sofisticados. O programa foi até a região de Venda Nova do Imigrante para um papo com produtores que resgatam o legado e as histórias dos seus antepassados e promovem novos negócios.

A família Falqueto tem uma fábrica de socol artesanal há uma década, mas a tradição já vem há mais de 130 anos, de geração a geração. Thais Falqueto hoje está à frente do negócio e diz que o processo de produção de um socol dura de três a quatro meses.

Ingredientes conferem sabor apetitoso

A especialista conta que o primeiro passo é salgar a carne do porco durante dias. Depois, ela é lavada e preparada para a maturação. A carne fica pendurada em salas em temperatura ambiente para que um fungo natural da região participe do processo.

Desde que o selo da IG foi conquistado pela região, Thais Falqueto sentiu a valorização e a procura pelo produto certificado. "A gente estava vendendo a 65 reais e hoje vende a 125 reais o quilo do nosso socol", revela. Atualmente, seis produtores obedecem aos padrões do selo, que autoriza o uso de apenas estes ingredientes no socol: lombo de carne suína resfriada, peritônio suíno, sal, pimenta-do-reino e alho.

Para sentir melhor o gosto, os entrevistados recomendam cortar o embutido em nacos finos. Essas fatias quase transparentes podem ser degustadas como petisco, mas o socol também serve de referência para se preparar pratos mais elaborados.

A produção do embutido fomenta refeições que o utilizam como ingrediente. No café e adega Tio Vé, a família Falqueto criou o brioche de socol, feito com itens da própria propriedade. Já no Restaurante Nossa Vida, o destaque é a bruscheta dell'immigrato, prato com polenta e socol, criado pelo chef Renato Santos.

Curiosidades sobre a origem do embutido

Quem passa pela região capixaba de Venda Nova do Imigrante fica com um gosto de Itália no paladar. O socol veio do ossocollo, um embutido italiano feito a partir da carne do pescoço do porco. O alimento foi modificado para o gosto brasileiro, feito do lombo do porco, uma carne menos gordurosa.

"O socol é feito de uma carne mais leve, adaptado dos nossos antepassados que chegaram ao Brasil", explica Lorenzo Carnielli, que é de uma das famílias mais tradicionais na produção do socol. Ouvir as histórias de famílias tradicionais, como os Angelim e os Briochi, além de provar tudo o que é feito na região e participar de animadas festas locais constituem experiências marcantes para os turistas.

O ambiente hospitaleiro é característico em Venda Nova do Imigrante. A região proporciona bem-estar, além de atividades voltadas ao turismo de aventura. As opções incluem o passeio de quadriciclo no Ecoparque Pedra Azul e a chance de contemplar paisagens deslumbrantes como a Pedra do Lagarto.

A equipe do Caminhos da Reportagem aproveitou esse roteiro gastronômico e de cenários exuberantes para conhecer locais de destaque, como o Khas Café. Na propriedade, além de provar o socol dos melhores fabricantes da região, é possível ter experiências sensoriais com o café que é produzido ali, além de fazer um piquenique no meio de um campo de lavanda, com vista para as serras capixabas.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato