Destaques da programação do fim de semana na CNN Brasil de 19 a 20 de novembro

Divulgação CNN Brasil

Conheça os destaques da programação do fim de semana da CNN Brasil de 19 a 20 de novembro. Em Alta recebe o rapper Thaíde para comentar produções ligadas ao Hip-Hop, Sinais Vitais aborda os benefícios das células-tronco e CNN Soft Business fala sobre o combate à pirataria.

CNN VIAGEM E GASTRONOMIA – 19/11 Sábado, 21h
Portugal: As belezas do Vale do Douro

O destino do CNN Viagem & Gastronomia agora é um lugar que tem um pouco “cara de casa” para o brasileiro: Portugal. A equipe percorreu mais de 1.100 km, em uma viagem em que o “trajeto foi o próprio destino”, segundo Daniela Filomeno.

Em uma verdadeira imersão pela cultura portuguesa, o programa conhece uma região exuberante, famosa pelos terraços verdes, e pela produção dos grandes vinhos portugueses: o Douro.

A aventura começa em um passeio de barco pelo rio que dá nome à região e o terceiro mais extenso da península Ibérica. Portugal tem duas regiões produtoras de vinho consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco: A região da Vinhateira do Alto Douro, onde é produzido o Vinho do Porto, e a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico. São mais de 300 castas de uvas, o que coloca o país entre os 10 principais produtores mundiais. 

Na Quinta da Pacheca, a apresentadora vive uma experiência divertida e lúdica, em uma hospedagem que reproduz uma barrica de vinho. Após o despertar em meio a natureza, a apresentadora segue viagem rumo aos segredos dos vinhos da região e faz um percurso de trem, como se fosse uma moradora local, até a famosa Quinta do Crasto, onde tem uma experiência completa: visita à fábrica, que ainda utiliza a pisa humana, conhece a ‘hospedagem do local’, faz uma degustação à beira da piscina com uma paisagem de tirar o fôlego e depois segue caminho para conhecer o hotel Six Senses. 

PETs EXTRAORDINÁRIOS – 19/11, Sábado, 21h45
Gatos: Conversas e Miados

No último episódio das reapresentações de Pets Extraordinários, vão ser revelados os detalhes que os cientistas descobriram sobre estes animais e as maneiras específicas que eles têm de se comunicar conosco e com outros animais. E a descoberta mais surpreendente: o miado, que conhecemos bem, é algo que eles usam apenas quando bebês para chamar a mãe.

Depois de adultos, eles quase não miam, exceto para chamar a atenção de nós, humanos. Ou seja: os cientistas acreditam que eles evoluíram essa forma de expressão apenas para se comunicar conosco. Mas e entre eles? Será que os gatos seguem sendo animais solitários ou já conseguem ser amigos uns dos outros?

EM ALTA CNN – 19/11, Sábado, 22h30

O Em Alta CNN desta semana mergulha no universo do Hip-Hop brasileiro com a estreia do documentário ‘Racionais: das ruas de São Paulo pro mundo’, na Netflix. Por isso, o programa conversa com a diretora Juliana Vicente sobre a importância do grupo para a música brasileira.

Para explorar ainda mais o tema, Mari Palma e Phelipe Siani recebem no estúdio o rapper Thaíde. O convidado comentou outras dicas como o filme ‘Antônia’ e o documentário ‘Sabotage: Maestro do Canão’, ambos disponíveis no Globoplay.

Além disso, nossos apresentadores também comentam a última temporada de The Walking Dead, que acaba de chegar no Star+ e dá fim à série de enorme sucesso no streaming, e conversam também sobre a estreia de 1899, nova série da Netflix, feita pelos mesmos criadores do sucesso Dark.

UNIVERSO KARNAL – 19/11, Sábado, 23h
Educação

Os desafios e responsabilidades relacionados à educação foram escancarados e agravados pela pandemia do novo coronavírus. Mais que instrução e garantia de trabalho, conhecimento é a base para a formação de cidadãos autônomos e pensantes. Mas será que temos as ferramentas e a capacidade de aprender da melhor forma?

Neste episódio, Leandro Karnal recebe o professor Noslen Borges de Oliveira, dono do maior canal de língua portuguesa do YouTube com milhões de inscritos, e que virou celebridade na internet ensinando muito mais que o beabá.

O apresentador também vive um dia de monitor de uma excursão de alunos de escolas públicas ao Museu de Ciências Catavento, no centro de São Paulo. Entre os especialistas entrevistados, está a presidente-executiva e co-fundadora do Todos Pela Educação, Priscila Cruz. Para ela, não haverá Brasil, se não houver investimento em educação. Já Roman Krznaric, PhD em Sociologia Política pela Universidade de Oxford, acredita que a chave para a educação está na arte da conversa

CNN NOSSO MUNDO – 19/11, Sábado, 23h45
Fernando Maluf

O CNN Nosso Mundo recebe Fernando Maluf, fundador do Instituto Vencer o Câncer - uma fundação sem fins lucrativos que apoia e acolhe pacientes e familiares diante do diagnóstico e tratamento do câncer e que é diretor médico associado do Centro Oncológico da Beneficência Portuguesa de São Paulo e membro do Comitê Gestor do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

O médico vai falar sobre as novidades da ciência na luta contra o câncer e mostrar qual o nosso papel para combater a doença que mais mata no mundo.

O último levantamento da Organização Mundial da Saúde mostra que 10 milhões de pessoas morrem, todos anos, por causa dos diferentes tipos de tumores malignos. Os cinco tipos de cânceres mais comuns são: mama, pulmão, colorretal, próstata e o de pele.

Umas das esperanças na luta contra a doença foi anunciada recentemente. Algumas vacinas, com tecnologia semelhante à usada contra a Covid-19, podem estar disponíveis até 2030.

ANTHONY BOURDAIN: LUGARES DESCONHECIDOS – 20/11, Domingo, 18h45 
West Texas

Anthony Bourdain visita uma região que não tem limites bem definidos e que quase nunca chove. West Texas poderia ser o clichê do faroeste americano: cowboys, crianças que aprendem a montar em um cavalo praticamente antes de andar, muita terra e um ar poeirento.

No entanto, em sua visita a cidades da região, o apresentador vai aprender que os limites entre México e Estados Unidos ficam meio escondidos por ali. Os mexicanos são amigos, colegas de trabalho e parceiros no amor e na dor dos americanos.

Ouvindo pessoas afetadas diretamente por essa realidade, Bourdain vai conhecer o que seriam provavelmente os registros mais antigos da humanidade em território americano: as pinturas rupestres localizadas no Big Bend National Park. Estima-se que estes desenhos tenham entre 3 e 8 mil anos.

Também vamos conhecer um pouco da história dos chamados “adoboderos”, que são aqueles que trabalham com adobe, um dos mais antigos materiais de construção que se conhece. Muito característico do México, as casas que utilizam esse material passaram a ser alvo de uma taxa na região do West Texas, que é considerada discriminatória.

CNN SINAIS VITAIS – 20/11, Domingo, 19h30
Células-tronco: Reparação e Cura

Você já imaginou ser salvo de alguma doença pelas células do seu próprio corpo? Uma célula que nós todos já fomos, multiplicando-se em células idênticas e algumas se transformando em osso, outras em músculo, fígado, cérebro.

As células-tronco, responsáveis pela origem de todas as outras células e tecidos do corpo humano, têm grande importância para o tratamento de doenças que não advêm apenas do sangue. Cresce o uso de células retiradas dos próprios pacientes para tratar doenças como esclerose múltipla, lesões articulares e incontinência urinária, por exemplo. O CNN Sinais Vitais desta semana, apresentado pelo Dr. Roberto Kalil, mostra como essas pesquisas e técnicas acontecem com sucesso em alguns hospitais brasileiros.

O programa também mostra o uso da técnica dentro da ginecologia, no tratamento de mulheres com incontinência urinária de esforço. Essa é uma doença que tem como fisiopatologia uma lesão do esfíncter uretral e a terapia celular ou terapia com células-tronco tem como função restabelecer os tecidos lesados. CNN Sinais Vitais também mostra como famílias puderam vencer desafios por meio da célula-tronco e entrevista uma mãe que foi beneficiada pelo tratamento.

PROJETO UPLOAD – 20/11, domingo, 21h
Digital Business Women

A força de trabalho das mulheres vem ganhando espaço em todos os setores profissionais e o ambiente digital se mostra cada vez mais atraente para iniciativas de empreendedorismo feminino.

Para entender um pouco mais sobre esse tema, Stéphanie Fleury conversa no próximo episódio de Projeto Upload com importantes empresárias que veem, no ambiente digital, uma possibilidade real de conquista de liberdade e independência para mulheres em todo o mundo.

Eliane Dias, é advogada, política e CEO da Boogie Naipe, produtora que cuida da carreira do grupo de rap mais influente da história do Brasil, os Racionais MC’s. Apesar de ser casada com o líder do grupo, Mano Brown, Eliane conta que encontrou certa dificuldade em digitalizar os negócios e ampliar as fontes de renda do grupo musical.

Segundo Mica Rocha, influenciadora e dona das marcas Margaux, Open Era e Micha, a coragem para empreender demorou um pouco para dar as caras. Mica diz que ela mesma duvidava da própria capacidade de tocar um negócio próprio, mas que, com o tempo, percebeu que poderia ir atrás dos aprendizados que sentisse falta no dia a dia dos negócios e até mesmo aprender com os próprios erros.

Shantal Verdelho (Foto no alto. Crédito: CNN Brasil/ Divulgação) começou sua carreira de influenciadora quase por acaso quando ainda trabalhava numa empresa de calçados. Ela usava suas redes sociais para fazer propaganda de produtos que estavam à venda na rede de lojas e, aos poucos, foi percebendo que podia transformar esse hábito em renda extra.

Atenta ao mercado de figuras conhecidas que decidem criar produtos, Gisele Souza é sócia e diretora da categoria de beleza da Adventures, empresa que ajuda creators a desenvolverem suas próprias marcas. Para ela, as marcas nascidas no ambiente digital vieram para mudar nossa maneira de consumir e até de viver.

ENTRE MUNDOS – 20/11, domingo, 22h30
Universo Vegano

No próximo episódio de Entre Mundos, Pedro Andrade mostra como o mundo da gastronomia está sendo tomado pela prática do veganismo.

Na ilha de Manhattan, o apresentador verifica a proliferação de restaurantes veganos dos mais variados estilos: chinês, etíope, mexicano, entre outros. “Mais de 80 milhões de pessoas no mundo se identificam como veganas”, diz Pedro.

A maior rede de escolas públicas dos EUA, a rede municipal de Nova York, serve apenas comida vegana às sextas-feiras -- e vegetariana às segundas-feiras. Vale lembrar que o prefeito da cidade, Eric Adams, se diz vegano – muito embora já tenha sido visto comendo peixe.

Um dos restaurantes mais sofisticados da cidade, o Eleven Madison Park, resolveu deixar tudo que tem a ver com animais de lado e mudou completamente seu cardápio, causando um terremoto no mundo gastronômico nova-iorquino. Pedro entrevista o chef Daniel Humm, que explica o porquê da guinada.

Para descobrir se isto significa uma revolução alimentar ou tudo não passa de moda, o apresentador conversa também com especialistas na chamada vegan fashion, conversando ainda com ativistas que falam sobre a proliferação do veganismo para além da alimentação.

CNN SOFT BUSINESS –20/11, domingo, 23h15
Mercado Ilegal: Pirataria e Falsificação

A pirataria triplicou os prejuízos para a economia brasileira em menos de uma década, segundo dados do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP). Levantamentos desta associação civil - criada em 2006 com a missão de unir esforços entre empresas, governo e sociedade no combate ao mercado ilegal - mostram que, em 2014, a soma dos prejuízos de 15 setores produtivos brasileiros mais os impostos que deixaram de ser arrecadados pelo governo atingiram R$ 100 bilhões em perdas. Em 2021, este número subiu para R$ 300 bilhões.

Para falar sobre o assunto, Phelipe Siani e Fernando Nakagawa entrevistam Edson Vismona, presidente do Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade, que destaca o papel do setor público no combate aos prejuízos que o mercado ilegal traz para a economia e como a nanotecnologia pode ajudar a combater este problema.

Durante a entrevista, o especialista relembrou também outros dispositivos de segurança que chegaram ao mercado, mas encontraram dificuldades para se estabelecer. Os selos holográficos, por exemplo, também passaram a ser falsificados pelo mercado ilegal, enquanto as etiquetas de radiofrequência são consideradas caras para a indústria.

Em entrevista ao CNN Soft Business, Felipe Cohen, diretor de operações de marketplace do Magalu, falou que a empresa já expulsou mais de 1.000 vendedores da plataforma em 2022 por causa da venda de produtos piratas.

Além de explorar o combate ao mercado ilegal e o impacto que ele traz para os negócios, o CNN Soft Business também traz reportagem explicando os métodos matemáticos utilizados por grandes bancos ao redor do mundo para adivinhar a seleção vencedora da Copa do Mundo 2022.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato