Destaques da programação do fim de semana na CNN Brasil de 26 a 27 de novembro

Divulgação CNN Brasil

Confira a programação do fim de semana na CNN Brasil de 26 a 27 de novembro. Tem CNN Nosso Mundo recebe o roteirista Ale Santos para falar de “Afroturismo”, CNN Sinais Vitais mostra iniciativas de inclusão para pessoas com Síndrome de Down, Projeto Upload fala sobre o mundo 5G e Soft Business aborda a economia prateada.

CNN VIAGEM E GASTRONOMIA – 26/11 Sábado, 21h
Portugal: cultura, gastronomia e os encantos do Porto

O CNN Viagem & Gastronomia continua a viagem por Portugal. Depois de visitar a região do Vale do Douro, Daniela Filomeno vai ao Porto, segunda cidade mais visitada de Portugal, atrás apenas da capital, Lisboa.

Entre igrejas famosas e pontos turísticos imperdíveis, Dani se aventura a descobrir o novo. É na Cervejaria Gazela, com a orientação da guia Mônica, que ela conhece o famoso “cachorrinho”, uma espécie de cachorro-quente português. A equipe do CNN Viagem & Gastronomia se junta à turma do balcão e conhece o lugar com os moradores locais.

A gastronomia do Porto também merece atenção especial. O primeiro jantar é no emblemático Escondidinho – o primeiro restaurante a receber uma estrela Michelin no país, em 1932, e que mantém, até hoje, a tradição e o bom gosto.

Entre os pratos escolhidos, a alheira e as postas de bacalhau ganham o coração e o estômago de nossa apresentadora.

Do luxo arquitetônico para os passeios históricos e populares, Dani ainda consegue arrumar espaço na agenda para provar a famosa rabanada de Portugal. Para isso, não teria lugar mais emblemático para se deliciar com o doce do que no Café Majestic, que é uma homenagem à Belle Époque.

Ainda no giro cultural e histórico, a apresentadora segue pelas ruas do Porto para conhecer a Livraria Lello, considerada uma das mais bonitas do mundo. A apresentadora também faz uma degustação de vinhos com a sommelier - e também microbióloga - Elizabete em uma verdadeira aula sobre vinhos portugueses.

*Classificação indicativa: 12 anos

JORNADAS CULINÁRIAS - 26/11, Sábado, 21h45
Londres | San Sebastián
(Reapresentação)

Nos últimos anos, a gastronomia ganhou papel de destaque na vida das pessoas, e restaurantes e mercados pelo mundo passaram a ser parte obrigatória de roteiros de viagem. Mas o que acontece quando quem viaja são os chefs de cozinha?

A partir do próximo sábado, a CNN Brasil reapresenta Jornadas Culinárias, que traz chefs renomados do mundo todo em andanças por lugares que têm a ver com suas trajetórias. Uma verdadeira jornada por locais onde buscam inspiração para criar algo único em suas cozinhas.

No primeiro episódio, as estrelas são o italiano Massimo Bottura e a francesa Dominique Crenn. Ele acumula três estrelas Michelin e o título de melhor restaurante do mundo para seu Osteria Francescana, em Modena, na região de Emilia-Romagna, além de ter sido escolhido embaixador da ONU por seu trabalho contra o desperdício de alimentos, e ter figurado na lista de 100 pessoas mais influentes de 2019 pela revista Time.

Nesta jornada, Massimo vai de Modena a Londres, na Inglaterra, para encontrar outro revolucionário: o chef Fergus Henderson, célebre representante da culinária “nose to tail” (literalmente “do nariz à cauda”), que defende a ideia de aproveitar todas as partes de um animal na culinária.

Também é na Europa que a chef francesa, radicada em São Francisco, Dominique Crenn vai buscar inspiração para recriar uma receita que remete à comida de sua avó. Ela desembarca em San Sebastián, coração do País Basco, e apresenta quase uma ode à gastronomia rica em ingredientes e simples no preparo. Quem vai guiá-la nessa jornada é ninguém menos que Elena e Juan Mari Arzak, filha e pai que são duas entidades da gastronomia mundial.

*Classificação indicativa: 12 anos

EM ALTA CNN – 26/11, Sábado, 22h30

O Em Alta CNN desta semana vai do gótico a alguns dos maiores galãs de Hollywood, do presente e do passado. E para falar dessas atrações, temos como convidados os criadores de conteúdo Patrícia Gomes e Thiago Romariz.

Mari Palma e Phelipe Siani conversam com Ryan Reynolds e Will Ferrell sobre o lançamento “Spirited - Um Conto Natalino, da Apple TV+, versão musical do clássico escrito por Charles Dickens, “Um Conto de Natal”. No filme, um empresário avarento é aterrorizado por fantasmas do Natal para ver se seu coração dá uma amolecida.

As produções de Natal já marcam presença no streaming. “Guardiões da Galáxia: Especial de Natal” mostra os super-heróis improváveis da Marvel em missão na Terra, com o intuito de alegrar o seu líder, o Senhor das Estrelas, personagem de Chris Pratt, e com o objetivo de sequestrar Kevin Bacon.

Mari e Phelipe também comentam a estreia de “Wandinha”, série da Netflix dirigido por Tim Burton, spin-off de “A Família Addams”, que acompanha a filha do casal Gomez e Mortícia investigando uma série de assassinatos na sua escola.

*Classificação indicativa: 12 anos

UNIVERSO KARNAL – 26/11, Sábado, 23h
Infidelidade

Para grande parte das pessoas, infidelidade significa trair alguém quando se está em um relacionamento monogâmico. Mas será que a infidelidade se resume a isso? Existem situações onde a infidelidade é bem-vinda?

Neste episódio Leandro Karnal investiga as diversas faces do comportamento infiel, muito além do adultério conjugal. Mentiras, alianças contra o parceiro, ausência e frieza, perda de interesse sexual, desrespeito, egoísmo, injustiça e rompimento de promessas.

Ana Couto, mestre em Visual Communication no Pratt Institute de Nova York e uma das principais especialistas em branding do Brasil, explica o que as marcas têm feito para evitar que clientes fiéis “pulem a cerca”. Já a psicóloga clínica Eda Fagundes fala da fidelidade como construção cultural de uma característica que se mantém intacta: o nosso medo da rejeição.

Se sempre existe a dúvida sobre seres humanos, será que os cachorros são os verdadeiros companheiros fiéis? Leandro Karnal se coloca no papel de uma vítima a ser resgatada por cães do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Lá ele conheceu os mais empolgados e fofos dedicados trabalhadores da equipe de salvamento.

CNN NOSSO MUNDO – 26/11, Sábado, 23h45
Ale Santos

O CNN Nosso Mundo convida o roteirista Ale Santos, autor dos livros "O último ancestral" e "Rastros de resistência: Histórias de luta e liberdade do povo negro", para falar sobre “Afroturismo.” O termo passou a ser usado para definir um movimento cultural que se manifesta no campo da literatura, do cinema, da fotografia, da moda, da arte e da música.

"O Afrofuturismo surge como um movimento social e uma ação política de artistas negros. Ele, basicamente, traz a perspectiva negra, sob os aspectos da estética e da ancestralidade para as discussões da ciência, ficção científica e tecnologia. Tudo isso para produzir narrativas, que questionam a sociedade, e colocam o negro em um futuro que ele nunca antes foi imaginado estar”, disse Ale.

ANTHONY BOURDAIN: LUGARES DESCONHECIDOS – 27/11, Domingo, 18h45 
Astúrias

Astúrias é um pequeno principado no norte da Espanha, que intercala pequenas concentrações de população com áreas montanhosas. Tem uma cultura, idioma e paisagem próprios, além de uma gastronomia “raiz.”

Anthony Bourdain foi até o local a convite de seu amigo, o chef José Andrés, nascido na região. Ambos vão conhecer um povoado encravado nas montanhas com cerca de 30 habitantes, onde vão comer a favada asturiana, uma espécie de feijoada, que é o símbolo da província.

Nem só de montanhas vive a região. Aliás, o mar define boa parte da mesa asturiana, rica em peixes e frutos do mar. Em uma única refeição, Bourdain vai comer caranguejo gigante, ouriços do mar – seu preferido – e percebes do Atlântico, crustáceo cuja pesca é uma atividade que envolve arriscar sua própria vida.

*Classificação indicativa: 12 anos

CNN SINAIS VITAIS – 27/11, Domingo, 19h30
Acolhimento e inclusão

No Brasil, uma em cada 700 crianças nascem com a trissomia do cromossomo 21, ou seja, a Síndrome de Down. Trata-se de uma alteração genética causada por erro na divisão celular durante a fase embrionária. Em vez de dois cromossomos no par 21, surgem três. Com isso, desenvolvem-se algumas características físicas típicas, como os olhos oblíquos, nariz achatado, rosto arredondado e orelhas pequenas, por exemplo.

O CNN Sinais Vitais desta semana, apresentado pelo Dr. Roberto Kalil, vai conversar com especialistas para falar sobre o avanço da medicina, da inclusão e desestigmatização do tema, que permite que pessoas com T21 vivam mais e com mais qualidade de vida e da importância de inserir crianças com a doença em programas de estimulação precoce.

A Fundação Síndrome de Down, em Campinas, e o Instituto Chefs Especiais, em São Paulo, são dois grandes exemplos de instituições que trabalham a inclusão. “O que nós pretendemos aqui é que desde criança se saiba que tem Síndrome de Down para construir a identidade, para que a pessoa não negue aquilo que é, mas que ela lute pelos seus direitos”, disse Lenir Santos, doutora em saúde pública e criadora da Fundação Síndrome de Down.

“Atendemos hoje 300 alunos por ano gratuitamente e o intuito é autonomia, o mercado de trabalho é uma consequência”, disse Simone Lozano, fundadora do Chefs Especiais.

Também participam do programa Zan Mustacchi, diretor do Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo; Ana Cláudia Brandão, médica do Centro de Especialidades Pediátricas do Hospital Israelita Albert Einstein e Aleksandro Belo Ferreira, médico endocrinologista e pediatra responsável pelo ambulatório de Síndrome de Down da Santa Casa de São Paulo.

PROJETO UPLOAD – 27/11, domingo, 21h
Mundo 5G

O mundo todo está conectado: não só as pessoas, mas também os objetos. A Internet das Coisas, também conhecida pela sigla em inglês IoT, representa toda a gama de dispositivos físicos que estão conectados à rede e que funcionam de maneira inteligente.

Segundo o IoT Analytics, o número de objetos conectados à internet chegou a 11,7 bilhões em 2020, superando pela primeira vez a quantidade de dispositivos não-IoT.

Para entender as possibilidades e impactos que essa tecnologia trará para o nosso dia a dia, Stéphanie Fleury conversa, no novo episódio de Projeto Upload, com profissionais que já trabalham diretamente com o IoT em suas atividades.

A expansão dos objetos inteligentes depende de uma infraestrutura de rede capaz de suportar sua conectividade à internet. De acordo com Auana Mattar, CIO da TIM Brasil e vencedora do prêmio Women in Tech Latam na categoria de “Inclusão, Diversidade e Equidade”, o 5G representa uma transformação nesse sentido, já que garante maior velocidade e menor latência de conexão.

A Enjoy It, uma food tech do ramo de bebidas fundada por Danilo Oliveira, é prova viva de que a utilização do IoT pode gerar novas oportunidades profissionais. A partir do sistema de sensoriamento Enjoy Analytics, uma tecnologia que informa em tempo real o consumo de chopes em autosserviço, a startup obtém dados dos estabelecimentos com precisão única, o que possibilita uma melhoria em toda a cadeia produtiva.

Ainda que existam muitos caminhos a serem explorados no futuro, a utilização dos dispositivos inteligentes já é realidade em muitas áreas. Thelma Troise, Diretora Comercial da Parlacom M2M & IoT e CEO da maior comunidade de IoT do Brasil, a "Tudo sobre IoT", cita os setores de logística e transporte, a agricultura de precisão e os serviços de utilidade pública, como água, gás e energia, como os principais exemplos.

As assistentes virtuais, por sua vez, são uma das aplicações de mais sucesso no que se refere à Internet das Coisas. Talita Taliberti, Country Manager da Alexa no Brasil, ressalta que esse tipo de dispositivo, quando conectado a outros objetos da residência, funciona também como uma importante ferramenta de acessibilidade.

*Classificação indicativa: Livre

ENTRE MUNDOS – 27/11, domingo, 22h30
Mulheres na Luta
 
Muitas mulheres estão tomando conta de tatames e ringues e, atento a esta tendência, Pedro Andrade aborda o interesse feminino nas modalidades de lutas e artes marciais no próximo episódio do programa Entre Mundos.

Mulheres na Luta retrata as histórias de atletas que se dedicam à prática de esportes violentos seja como defesa pessoal, de forma amadora, ou têm a luta como profissão.

Pedro conversa com lutadoras diferentes estilos, gerações, classe social e bairros de Nova York. Do Queens ao Brooklyn, passando por Manhattan, o apresentador desvenda o que motiva essas mulheres a se dedicarem a esse tipo de esporte. Ele acompanha seus treinos em academias e suas lutas, mas também faz o paralelo com as vidas fora dos ringues.

As gravações aconteceram tanto na academia de esportes da famosa NYPD (New York Police Department) – onde policiais femininas praticam o internacionalmente famoso Brazilian Jiu-Jitsu, como na lendária academia Glensons. O famoso centro de esportes, onde o campeão mundial Mohammed Ali treinava, foi ainda cenário para um campeão de Oscar: “Touro Indomável” (Raging Bull/1980 de Martin Scorsese, com Robert DeNiro, Oscars de melhor ator e melhor edição).

Do universo profissional – onde uma atleta pode ganhar até US$ 1 milhão por luta -- , Pedro Andrade entrevista a campeã de peso palha de MMA (Mixed Martial Arts) no UFC (Ultimate Fight Championship), Rose Namajunas, que conta como superou a violência, inclusive sexual, que a cercou no passado até chegar à defesa pessoal e aos títulos.

*Classificação indicativa: 12 anos

CNN SOFT BUSINESS –27/11, domingo, 23h15
Economia Prateada: mercado para 50+

A economia prateada é o nome que se dá a tudo que é consumido - produtos e serviços - por pessoas com 50 anos ou mais. Um segmento econômico que já movimenta R$ 2 trilhões ao ano no Brasil - segundo a Data8, consultoria especializada nesse público - e que pode dobrar em poucos anos.

Para investigar quais os setores que mais se beneficiam com o crescimento do público maduro, os apresentadores Phelipe Siani e Fernando Nakagawa conversaram com Layla Vallias, uma das fundadoras da Data8. Para ela, é importante que todas as marcas e negócios se atentem a esse público, que vem crescendo conforme a população brasileira envelhece.

Com essa necessidade crescente dos negócios adequarem seus serviços a esse público, surgiram as Agetechs - startups focadas em atender ao público 50+. A Silverhub, por exemplo, é uma aceleradora com expectativa de investir R$ 5 milhões nos próximos 24 meses. Eles já mapearam 70 empresas dos mais diversos ramos com potencial para alinhar tecnologia a serviços de qualidade para os idosos.

Outra especialista que conversou com os apresentadores foi Marcia Dessen, planejadora financeira da Planejar. Ela explica que a melhor saída é começar a se planejar ainda na juventude, durante o período de acumulação de riquezas, para chegar lá na frente com tranquilidade. Para isso, escolher investimentos certeiros faz parte do pacote.

*Classificação indicativa: Livre

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato