O pioneirismo da UFBA contado por ex-alunos ilustres, como Caetano e Gil, em documentário inédito

Divulgação Curta!

Caetano Veloso, Gilberto Gil, Glauber Rocha e outros grandes nomes das artes e das humanidades estudaram na Universidade Federal da Bahia (UFBA), do final dos anos 1950 até 1964. Esses estudantes, que viriam a se tornar artistas e pensadores brilhantes, tiveram acesso ao que havia de mais rebuscado e inovador na cultura produzida na época, graças ao fundador e primeiro reitor da UFBA: Edgard Santos. Essa geração de intelectuais baianos estrela o documentário ''A Última Vanguarda'', de Peu Lima, que estreia com exclusividade no Curta!.

O documentário arregimenta vários ex-alunos para contar a história desse momento singular da universidade. Além de Caetano e Gil estão no filme: o cantor e compositor Tom Zé; o artista plástico, curador e diretor do Museu Afro Brasil, Emanoel Araújo; o antropólogo, poeta e historiador Antônio Risério; e a cineasta Helena Ignez. As entrevistas, unidas às imagens de arquivo da época — inclusive de filmes de Glauber Rocha —, mostram a importância do investimento em educação e cultura para a sociedade brasileira.

O aspecto visionário da administração de Edgard Santos se estendeu por diversas áreas do conhecimento em humanidades e artes. A UFBA foi pioneira em abrir suas portas para a cultura popular, ao que não fazia parte do cânone, embora houvesse também o acesso ao erudito. Entre as “pequenas revoluções” surgidas na universidade, está a criação do Centro de Estudos Afro-Orientais, que integrou a Academia às heranças africanas tão presentes na configuração social de Salvador. Desse movimento, que extrapolou as salas de aula, participaram entusiastas como o fotógrafo Pierre Verger, conhecido por seus registros fotográficos do candomblé.

Outro destaque do filme é a importância de Glauber Rocha, parte dessa geração. O cineasta baiano foi impactado pelo CineClube organizado por um dos professores da UFBA, Walter da Silveira. Ali, teve contato com grandes nomes do cinema mundial, estudou crítica e foi desenvolvendo seu olhar. E, ao mesmo tempo em que o cinema baiano florescia e produzia seu primeiro longa — “Redenção” (1959), de Roberto Pires —, música, teatro e arquitetura também se desenvolviam conforme o projeto de expansão da UFBA. A universidade chegou a receber a arquiteta Lina Bo Bardi, que além de ter sido professora da instituição, projetou o Museu de Arte Moderna e o Museu de Arte Popular.

“Aquele negócio todo que foi feito aqui parece que morreu, mas não morreu”, afirma Caetano Veloso. Sua fala é complementada pela de Antônio Risério: “Tudo o que é bonito na vida de uma cidade, ainda mais como era Salvador naquela época, é o encontro, é a troca de experiências, é a troca de linguagens, é a troca de vivências”.

“A Última Vanguarda” é uma produção da Movioca, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Após a estreia no canal linear, o filme também estará disponível em streaming através do Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessado através da ClaroTV+ e do site CurtaOn.com.br. A exibição é na Terça das Artes, 8 de novembro, às 22h.

Episódio de ‘Grandes Cenas’ analisa momento marcante do filme ‘Cidade Baixa’

Em novo episódio da série “Grandes Cenas”, o diretor Sergio Machado é convidado a analisar um momento importante de desfecho do filme “Cidade Baixa”. Nela, chegam ao auge os conflitos entre o triângulo amoroso formado pelos personagens Deco (Lázaro Ramos), Nandinho (Wagner Moura) e Karina (Alice Braga) – os dois brigam por ela, e através dela se reconciliam.

Além de contar detalhes e curiosidades desse momento de “Cidade Baixa”, o cineasta também comenta sobre seu intenso processo criativo e a preparação do elenco para construir esses três personagens e a derradeira cena em que amor e dor se confundem.

Dividida em 13 episódios, todos apresentados pelo ator Matheus Nachtergaele, a temporada se dedica a explorar os seguintes filmes, além de “Cidade Baixa”: “Que Horas Ela Volta?”; “Bacurau”; “Branco Sai, Preto Fica”; “Benzinho”; “Kbela”; “Bye Bye Brasil”; “As Boas Maneiras”; “O Lobo Atrás da Porta”; “Proibido Proibir”; “Castanha”; “Um Céu de Estrelas” e “Rasga Coração”.

Dirigida por Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno, a série “Grandes Cenas” foi produzida pela Casa de Cinema de Porto Alegre e viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A série também está disponível no Curta!On. A estreia do episódio é na Quarta do Cinema, 9 de novembro, às 23h30.

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 08/11

22h – “A Última Vanguarda” (Documentário)

Nos anos 50 e 60, a cidade de Salvador passava por uma série de transformações que marcariam sua história cultural e de todo o país. O motor principal foram as experiências ocorridas na UFBA, a partir dos investimentos culturais do reitor Edgard Santos que, somados a cultura boêmia e a vanguarda intelectual europeia, geraram uma nova leva de intelectuais e criadores cujas obras permanecem até hoje instigantes e inovadoras. Direção: Peu Lima  Duração: 100 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 9 de novembro, quarta-feira, às 2h e às 16h; 10 de novembro, quinta-feira, às 10h; 12 de novembro, sábado, às 15h30h; 13 de novembro, domingo, às 20h30.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 09/11

23h30 – “Grandes Cenas” (Série) – 2ª Temporada - Ep.: “Cidade Baixa”

O diretor Sérgio Machado abre o jogo e conta tudo sobre o intenso processo de “Cidade Baixa” (2005) e a preparação de elenco para construir o triângulo amoroso entre Deco, Nandinho e Karina. No desfecho do filme, os dois amigos brigam pela mesma mulher, e através dela se reconciliam, em uma cena em que amor e dor se confundem. Direção: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno. Duração: 20 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 10 de novembro, quinta-feira, às 3h30 e 17h30; 11 de novembro, sexta-feira, às 11h30; 12 de novembro, sábado, às 20h30; 06 de novembro, domingo, às 10h30.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 10/11

23h30 – “Os Manuscritos Secretos da História” (Série) – Ep: “O Processo de Franz Kafka”

Kafkiana! É a palavra que convém para descrever a trajetória rocambolesca do manuscrito do Processo de Kafka. Quando ele morre, aos 40 anos, em 1924, tendo publicado somente textos curtos, ele instrui seu amigo e testamenteiro Max Brod a queimar todos os seus manuscritos... que por sua vez descobre e publica os três grandes romances de Kafka: O Processo (1925), O Castelo (1926), e America (1927). Direção: Anne-Sophie Martin e Olivier Lemaire. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 11 de novembro, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30; 12 de novembro, sábado, às 13h30; 14 de novembro, domingo, às 11h30.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 11/11

20h30 – “Guerras do Brasil.Doc” (Série) Ep. “Guerras da Conquista”

Guerras do Brasil.Doc apresenta em uma série documental de 5 episódios de 26 minutos, os fatos e as diferentes versões dos principais conflitos armados da história do país. A guerra da conquista ainda não acabou. Ela já tem mais de 500 anos e continua viva. O 1º episódio da série conta a invasão e colonização do Brasil. A chegada dos portugueses nas praias brasileiras em 1500 e sua relação com os índios que ocupavam este território há milhares de anos. Como os portugueses e depois os europeus chegaram, ocuparam e colonizaram o país do Pau Brasil. A evangelização, a dominação, a exploração e a resistência indígena. Veja como, ao longo da história, a população indígena foi dizimada e segue sua luta, até os dias de hoje, pela demarcação de terras. O Brasil que segue em guerra. Direção: Luiz Bolognesi. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 12 de novembro, sábado, às 0h30 e às 9h30;

Sábado – 12/11  ANIVERSÁRIO DE 80 ANOS DO MÚSICO

22:25 – " Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje” (Documentário)

"Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje", documentário dirigido por Izabel Jaguaribe com roteiro do jornalista Zuenir Ventura, é um perfil afetivo do cantor, instrumentista e compositor. O filme mostra seus mestres e amigos, suas influências musicais e percorre sua rotina discreta e muito peculiar em suas atividades e hábitos desconhecidos do grande público. Mas a grande revelação vem das reflexões do músico sobre um único tema - o tempo. Há ainda encontros musicais com Marina Lima, Elton Medeiros, Zeca Pagodinho, Marisa Monte e a Velha Guarda da Portela. Direção: Izabel Jaguaribe Duração:  83 min. Classificação:  Livre. 

Domingo – 13/12

22h30 – “Janela da Alma” (Documentário)

O que o escritor José Saramago, o cineasta Wim Wenders, a atriz Marieta Severo e o músico Hermeto Pascoal têm em comum? Eles e mais quinze personalidades com problemas visuais, que vão da simples miopia à cegueira total, dão depoimentos revelando sua percepção do mundo no documentário "Janela da Alma", de João Jardim e Walter Carvalho Direção: João Jardim, Walter Carvalho Duração: 73 min.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato