Arte 1 estreia documentário exclusivo em homenagem ao centenário de José Saramago

Divulgação

O Arte1 exibe nesta quarta-feira (14), às 23h, o documentário José Saramago: 100 Anos de um Contemporâneo. A produção exclusiva do canal homenageia o centenário do autor com artistas que refletem sobre a formação e a atualidade da obra do único escritor da língua portuguesa premiado com o Nobel de Literatura.

"Meu pai era serralheiro civil", recorda a filha de Saramago, Violante Saramago Matos (foto), que também seguiu a carreira de escritora. Ela ressaltou a importância da origem e da persistência do pai para moldarem sua visão social e seu sucesso, iniciado ao final dos anos 1970, quando ele estava próximo dos 60 anos de idade e decidiu se dedicar apenas à escrita. 

Escrita esta que Saramago construiu de forma única, desconsertando até mesmo escritores, como disseram ao documentário Ignácio de Loyola Brandão (Prêmio Jabuti 2008 e membro da Academia Paulista de Letras) e Andréa del Fuego (Prêmio José Saramago 2011). O autor português reinventou a pontuação e mesclou os discursos direto e indireto de suas personagens, o que foi inaugurado no livro "Levantado do Chão". Lançada em 1980, a obra é fruto do contato direto de José Saramago com camponeses sem-terra da região do Alentejo, em Portugal, de onde o autor importou sua oralidade original e disruptiva.

O engajamento de Saramago fez com que Sebastião Salgado o convidasse, em 1997, para participar de seu livro de fotografias "Terra", que trazia um CD de músicas do cantor e compositor Chico Buarque e teve o prefácio assinado por José Saramago. Em José Saramago: 100 Anos de um Contemporâneo, o fotógrafo brasileiro relembrou as correspondências com o escritor, assim como fez a dramaturga Maria Adelaide Amaral, responsável por adaptar "O Evangelho segundo Jesus Cristo" para o teatro. 

Obra fundamental de Saramago, "Ensaio sobre a Cegueira" foi considerada a mais perene e contemporânea pelo escritor moçambicano Mia Couto (Prêmio Camões 2013 e Prêmio Neustadt 2014). Couto reforçou também o papel de vanguarda de Saramago ao realocar positivamente a língua portuguesa na literatura mundial e considerou os livros do autor importantes agentes formadores da sociedade, opinião compartilhada por José Luís Peixoto, o mais jovem escritor vencedor do Prêmio José Saramago. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato