TV Brasil exibe o final da novela Os Imigrantes

Divulgação

A TV Brasil apresenta as emoções decisivas da histórica trama Os Imigrantes, clássico da dramaturgia nacional, durante esta semana. O desfecho da novela tem destaque na programação da emissora pública com a exibição do último episódio nesta sexta (16), às 18h, e horário alternativo à 1h15.

O telespectador ainda pode rever o folhetim na íntegra e conferir os 190 capítulos da produção no app TV Brasil Play. Com grande elenco, a saga nacional acompanha a história de famílias de imigrantes que deixaram seus países de origem e vieram para o Brasil no século XIX em busca de uma vida melhor.

A partir de segunda (19), na faixa das 18h, o canal traz para a telinha o seriado épico Os Mosqueteiros, com as aventuras da segunda e da terceira temporadas. A dramaturgia estrangeira revela a jornada de quatro mosqueteiros em defesa da coroa francesa.

Com uma narrativa repleta de emoção, inspirada na obra do romancista Alexandre Dumas, a série ambientada na Paris do século XVII aborda os atos de heroísmo de personagens que lutam por ideais como honra, justiça e amor. As edições da trama ficam disponíveis por sete dias no app TV Brasil Play.

História de época com autor de renome

Considerada uma das grandes novelas brasileiras, "Os Imigrantes" reúne elenco de astros para revelar os desafios dos estrangeiros ao chegar em território nacional. Os atores Rubens de Falco, Othon Bastos e Altair Lima vivem personagens homônimos, mas de países distintos. Os protagonistas interpretam um italiano, um português e um espanhol.

A obra escrita pelo consagrado autor Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Atílio Riccó e Henrique Martins teve sua primeira exibição entre 1981 e 1982 na Bandeirantes. O folhetim foi uma das obras que marcou a carreira do novelista.

Elogiada pela crítica especializada e reconhecida pelos espectadores, a produção alcançou um público cativo. Entre as conquistas de "Os Imigrantes" estão diversas premiações da época como o Troféu Imprensa e várias categorias da láurea concedida pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Com performances audaciosas, o folhetim traz grande elenco com dezenas de personalidades das artes cênicas. Os protagonistas são três homens de nacionalidades diferentes, mas que compartilham o mesmo nome: Antônio.

O italiano Antonio De Salvio (Herson Capri e Rubens de Falco) prospera ao casar-se com a filha de um cafeicultor e vive num dos suntuosos casarões da Avenida Paulista. O português Antônio Pereira (David Arcanjo e Othon Bastos) curte bastante a juventude com muitos amores e diversão até abrir uma empresa transportadora. Já o espanhol Antônio Hernandez (Jose Piñero e Altair Lima) só alcança o sossego no final da vida, após encarar muitas desventuras políticas.

Referência na dramaturgia nacional, a novela "Os Imigrantes" tem fotografia marcante com bonitas cenas que se destacam pelo impacto visual positivo. Além dos cenários, a produção também conta com figurinos de época e caracterização apropriada para cada fase da história que acompanha a ação de personagens desde o século XIX até os anos 1930, com os desafios vividos pelos netos dos imigrantes.

Outro destaque da obra é a trilha sonora com repertório nacional e internacional em vários LPs. A seleção teve composições da Itália, Espanha e Portugal. O trabalho de sonorização autêntico traz vasto apanhado musical bem diverso para retratar a origem rural e urbana dos personagens. A combinação inclui temas instrumentais, músicas brasileiras com influência norte-americana bem como jazz e valsas românticas.

Conflitos da trama do folhetim nacional

O enredo de "Os Imigrantes" retrata com ousadia a odisseia dos estrangeiros que saíram de suas nações para tentar a sorte no Brasil. Eles chegaram à América do Sul no final do século XIX com muitos sonhos na bagagem. A produção acompanha a vida de famílias que ajudaram a construir o país com atuação em setores variados da economia, mas principalmente nas lavouras de café do interior de São Paulo.

A trama centra-se na história de três homens e suas descendências no passar das décadas. O enredo mostra a vida daquela geração e das seguintes. Os protagonistas compartilham o mesmo nome, mas são de nacionalidades diferentes. Com criatividade, a novela ilustra os sacrifícios e embates de italianos, portugueses e espanhóis para prosperar em terras brasileiras.

O trio é interpretado por grandes atores. O italiano Antônio di Salvio foi representado por Herson Capri na primeira fase e Rubens de Falco nas etapas seguintes. Já o português Antônio Pereira teve a atuação de David Arcanjo e Othon Bastos enquanto o espanhol Antônio Hernandez foi vivido pelos atores Jose Piñero e Altair Lima.

Com o final da escravidão, os grandes fazendeiros precisavam de trabalhadores já que muitos negros se recusavam a servir como mão de obra barata, mesmo pagos, após tanta tortura e sofrimento que viveram no passado. Os estrangeiros surgiram como uma oportunidade para desenvolver o trabalho no campo.

Para trazer os imigrantes, o Brasil os atraiu de países da Europa e até do Japão. Essas pessoas vieram com sua prole na esperança de adquirir terras para seu sustento em um novo mundo. Ao chegar, porém, encarava uma dura realidade.

Contratados ao desembarcar no porto ou vagando pelas cidades até obter ocupação, muitos desses estrangeiros foram trabalhar nas lavouras de café no interior de São Paulo. A labuta inclui não só adultos, homens e mulheres, como até crianças.

A novela acompanha a rotina de diversos personagens que enfrentam desventuras no Brasil em tramas envolventes. Os primeiros capítulos destacam a chegada dos três Antônios ao país no final do século XIX. A segunda fase caracteriza a vida das famílias 25 anos depois, nas décadas de 1910 e 1920, enquanto a terceira etapa do folhetim apresenta os netos dos imigrantes nos anos 1930.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato