Elenco de 'Vai na Fé' vibra com texto de Rosane Svartaman e fala sobre identificações com seus personagens

Divulgação Globo/ Manoella Mello, João Miguel Júnior, 
Estevam Avellar e Ellen Soares

Faltam poucos dias para a estreia de 'Vai na Fé'! A novela criada e escrita por Rosane Svartman ocupa o horário das sete da TV Globo a partir desta segunda-feira (16) trazendo uma narrativa contemporânea, com assuntos presentes em nossa sociedade e que dialoga com diversas gerações. O que o público vai achar sobre o enredo, saberemos em breve. Mas o elenco já é um entusiasta desta trama com direção artística de Paulo Silvestrini. 

Renata Sorrah conta sobre a sua empolgação logo nas primeiras leituras sobre a novela. “Quando li sobre a trama, eu disse: que novela boa, bem escrita. Quando você lê um capítulo, quer ver o próximo para saber o que acontece...isso me encantou. Falei: eu quero fazer essa novela. Não é fácil fazer a Wilma não. Todos os personagens são muito bons, os assuntos que a novela vai abordar, tudo é muito bom e gostoso de ver. É amorosa e afetiva.”, conta Renata, que dará vida à Wilma, mãe e empresária do cantor Lui Lorenzo (José Loreto). Regiane Alves, que será Clara, uma mulher da alta sociedade carioca insegura e que leva uma vida cercada de futilidades, também é só elogios para a autora, “O texto da Rosane é contemporâneo. É bonita a forma como ela apresenta e amplifica os assuntos, fazendo uma inclusão necessária. Me sinto muito feliz por estar participando desse trabalho.”, diz a atriz.

Para Luis Lobianco participar da novela é um presente que se deu aos 40 anos e conta por que se interessou pelo projeto, “O conceito de diversidade é muito amplo nesse trabalho. São muitos olhares para contar essa história, na equipe, na preparação. Isso me interessa. Algo popular, que chegue no coração e eduque pela simplicidade e emoção.”. Lobianco será Vitinho, produtor musical e compositor dos sucessos de Lui Lorenzo (José Loreto) e divide boa parte de suas cenas com Renata Sorrah e José Loreto. Embora doses de humor estejam presentes nesse núcleo, o ator destaca as muitas camadas desses personagens, outra coisa que o encantou. “Esses personagens têm suas dores, humanidade e a função de colorir a novela, mas são personagens reconhecíveis, isso revela mais um dos talentos da Rosane e da equipe, porque traz familiaridade. Eles parecem nossos amigos.”, conta Lobianco.

Segundo Rosane Svartman, as temáticas da novela vêm sendo construídas a muitas mãos, com uma equipe diversa de autores e pesquisadores. “É importante trazer pessoas diferentes, de gerações diferentes para escutar e escrever junto. Não faço sozinha. Somos uma banda onde cada um traz seu instrumento, olhar e ponto de vista. A reunião de bloco é todo mundo junto. Fiz faculdade de cinema, sempre ouvi que cinema se faz em turma e não achei que pudesse transferir isso para a televisão. Mas aprendi que dá sim, e começa na sala de roteiro.”, diz a autora. Para ela, o público também é um termômetro para a evolução da trama. “A novela é obra aberta, a gente vê o que acontece. Eu não escrevo o final. Eu gosto do que falam no Twitter.”, revela. “Isso que a novela provoca do passional com o público, acho espetacular. E hoje tem essa amplificação das redes sociais, o nos dá um possível retrato da repercussão da novela em todo o país.”, diz a autora.

Falando em redes sociais, Rosane levou para a trama uma influenciadora digital. Guiga, personagem de Mel Maia, é uma jovem estudante de Direito que não sente o menor constrangimento ao fazer publiposts disfarçados ou recomendar produtos de procedência duvidosa. “A Guiga vai ajudar a gente a falar do código moral, de ética, do que é certo e errado.”, adianta a autora. Ativa nas redes, Mel Maia enxerga semelhanças suas com a personagem. “Eu acho que o principal ponto que Guiga tem em comum comigo é justamente essa presença nas redes sociais. Estou muito familiarizada com esse meio. Acontece de eu falar no restaurante: “ninguém come que eu tenho que fazer stories primeiro!”. Isso ajuda muito na construção da Guiga.”, diz a atriz. 

José Loreto também identifica similaridades suas com seu personagem, Lui Lorenzo, um cantor pop. "Tenho a música desde os 15 anos na minha vida. Eu toco meu violão, canto, gosto de compor, mas sempre foi muito amador. Fiz música para o nascimento da minha filha, para momentos marcantes, sempre que tenho uma dor escrevo e tento transformar em música. Tenho letras e músicas que resumem minha história.”, conta Loreto. Para dar vida ao personagem, o ator resgatou o que aprendeu na preparação para viver Sidney Magal no cinema. “Antes de começar a pandemia, eu ia rodar o filme do Magal e fiquei me preparando por dois anos. O projeto acabou não rolando, mas eu sabia que ia usar essa preparação em algum momento. E agora fiz mais aulas de canto e dança.”, diz.

Criada e escrita por Rosane Svartman, com direção artística de Paulo Silvestrini, ‘Vai na Fe´’ tem direção geral de Cristiano Marques e a direção é de Isabella Teixeira, Juh Almeida, Augusto Lana e Matheus Senra. A obra é escrita com Mário Viana, Pedro Alvarenga, Renata Corrêa, Renata Sofia, Sabrina Rosa e Fabricio Santiago, e a pesquisa é de Paula Teixeira. A produção é de Mariana Pinheiro e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato