'Jornal Nacional' estreia previsão do tempo mais tecnológica a partir desta segunda

Divulgação Globo

Ainda em 1991, a Globo estreou, no 'Jornal Nacional', seu primeiro quadro dedicado à meteorologia. De lá para cá, a prestação de serviço por parte da mediatech relacionado às condições climáticas vem evoluindo continuamente e ganhando cada vez mais espaço na grade de programação. Prova disso é que, a partir desta segunda-feira, dia 9, o JN apresentará uma previsão ainda mais didática e assertiva, com mais dados de órgãos federais e avanço tecnológico por meio de inteligência de dados. 

As inovações incluem a utilização de imagens com altíssima resolução e tempo de atualização infinitamente menor (de hora em hora para um intervalo de 5 minutos) oriundas dos satélites Goes 16 e Goes 16R – esse último geoestacionário, ou seja, que acompanha o movimento da Terra. 
 
As novidades também envolvem a automação de processos e dashboards com cruzamento de dados dos principais centros de monitoramento e pesquisa do país: Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/INPE), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Climatempo. O cruzamento de dados em conjunto com a inteligência analítica de dados da Globo possibilita uma construção estruturada com riqueza de detalhes na previsão. 

 “O objetivo do projeto é fortalecer a prestação desse serviço no país. Para isso, é fundamental o trabalho da Globo no tratamento dos dados dos órgãos federais e da Climatempo em tempo real de forma integrada. Há um detalhamento dos fatos e seus desdobramentos de forma estruturada para melhor assimilação por parte do público. A tecnologia está sendo utilizada a serviço da informação”, afirma Djalma Albuquerque, coordenador do Centro de Design da Globo. 

 Dentre os lançamentos estão também infográficos hiper-realistas, com plano de fundo exclusivo para cada capital brasileira, e alertas emitidos ao público, contextualizados para eventos severos, dando destaque à notícia. “A tecnologia e o hiper-realismo empregados em cada arte facilitam muito a explicação de fenômenos meteorológicos, seus efeitos e suas consequências. Todas as mudanças (e foram inúmeras) começaram há mais de um ano, envolveram vários profissionais, e fico feliz por fazer parte disso tudo. Espero que todos gostem, entendam, informem-se conosco e, assim, tenhamos o tempo a nosso favor”, afirma a jornalista Eliana Marques, responsável pela previsão do tempo no JN. 

 “Surpreender e encantar. Essa é nossa vocação e nosso compromisso com os telespectadores”, finaliza Alexandre Arrabal, diretor do Centro de Design da Globo. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato