Todas as Bossas, da TV Brasil, apresenta clássicos do choro

Divulgação

A primeira edição do programa Todas as Bossas em 2023 celebra o choro, gênero musical tipicamente brasileiro. Para reverenciar o estilo bem nacional, a TV Brasil exibe um espetáculo que combina apresentações de grandes personalidades neste sábado (7), às 23h15.

A produção reúne artistas consagrados que já gravaram no palco do histórico estúdio 3 da emissora pública. Participam do especial o veterano Zé da Velha, o consagrado Silvério Pontes e o experiente Zé Paulo Becker. O programa ainda conta com os músicos do grupo Os Matutos e do coletivo Choro na Rua.

Com uma hora, a atração resgata repertório de clássicos e composições autorais que destacam como a sonoridade do chorinho permanece presente na cena cultural do país. Apresentado pela jornalista e cantora Bia Aparecida, o Todas as Bossas pode ser acompanhado também pelo app TV Brasil Play.

As músicas escolhidas para integrar a homenagem ao choro contemplam sucessos de autores consagrados como "Noites Cariocas", obra de Jacob do Bandolim, fundador do lendário conjunto Época de Ouro. A seleção traz ainda canções marcantes do porte de "Os Oito Batutas" e "Chorinho de Gafieira", referências do gênero.

Clima intimista no estúdio da emissora

A produção temática do Todas as Bossas resgata e valoriza o ritmo do choro. A ideia é reconhecer os principais nomes especializados no gênero e abrir espaço aos talentosos artistas das novas gerações que revitalizam o chorinho.

Em clima intimista, o especial da TV Brasil traz uma das últimas apresentações do trombonista Zé da Velha, que está com 80 anos e é reconhecido como um dos maiores solistas de choro no país. O ícone tem uma longeva e profícua parceria de vários discos e trabalhos na música instrumental brasileira com o também célebre Silvério Pontes. Uma das iniciativas da dupla é o projeto Choro na Rua.

Em sua carreira, o compositor e trompetista Silvério Pontes integrou a equipe de sopros nas turnês de saudosos astros como Luiz Melodia e Elza Soares, além da banda Vitória Régia, de Tim Maia.

Também trabalhou com Ed Motta e Cidade Negra. Está sempre envolvido com muitos projetos como as apresentações da Banda do Síndico, em que divide o palco com os músicos que tocaram com Tim Maia.

Os integrantes do grupo Os Matutos surpreendem com a expertise musical. Com habilidade, os artistas executam vasto repertório próprio com técnica singular no estúdio da emissora pública. Os jovens contribuem na difusão do choro e dão aula competência e aptidão no show para os fãs de boa música.

A atração do Todas as Bossas ainda conta com a importante participação de uma das maiores referências da música instrumental do país: o violonista e compositor Zé Paulo Becker. Ele apresenta grandes obras com o também violonista Rogério Caetano, outro nome que é referência para a cultura brasileira.

Origem do chorinho

Considerado o primeiro gênero urbano genuinamente nacional, o choro surgiu no Rio de Janeiro, no século XIX. A estética desse modo peculiar de tocar os instrumentos tem origem com a mistura de elementos das danças de salão europeias, da música africana e da música popular portuguesa.

Gênero bem carioca, o chorinho remete a grandes astros da música brasileira. Alguns dos principais representantes das primeiras gerações do choro são o flautista Joaquim Callado e os pianistas Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga.

O consagrado Pixinguinha ajudou a consolidar o choro e foi o maior compositor do gênero. O talentoso músico fez história: era virtuose na flauta, exímio arranjador e mestre do contraponto improvisado ao saxofone.

O legado de Pixinguinha e de seus antecessores permanece latente. Esses imortais são influência para chorão de qualquer século. Os bambas estabeleceram os pilares do gênero e da música popular no Rio. A difusão da sonoridade pelas bandas e por meio do rádio ganhou espaço em todo o território nacional.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato