TV Brasil apresenta programação especial ao vivo durante carnaval

Divulgação

A TV Brasil transmite uma série de atrações ao vivo na faixa Carnavais do Brasil a partir desta quinta (16). A emissora pública mostra a alegria dos foliões nos blocos de rua em várias cidades do país, as escolas de samba da Série Prata, do Rio de Janeiro, as agremiações do Grupo de Acesso I, de São Paulo, e o Desfile das Campeãs, também de Sampa. A programação ancorada por duplas de apresentadores do próprio canal recebe convidados e tem conteúdos temáticos em diversos horários para todos os gostos.

A diversão dos cortejos em capitais da folia como Olinda, Recife e Salvador tem destaque na telinha, assim como os bloquinhos que arrastam multidões nas metrópoles carioca e paulista. No nordeste brasileiro, astros se apresentam nos tradicionais circuitos Barra Ondina, Campo Grande e nos shows do Pelourinho, na Bahia, e também mobilizam multidões no Marco Zero e na Praça do Arsenal, no Recife.

O canal público valoriza o conteúdo regional e a diversidade das manifestações da expressão popular. Os blocos afro baianos se intercalam às coreografias de frevo e maracatu pernambucano. Para participar da cobertura, basta utilizar a hashtag #CarnavaisdoBrasil nas redes sociais.

A TV Brasil exibe o desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso I, de São Paulo, no domingo (19), do Sambódromo do Anhembi, e flashes do desfile das agremiações mirins, do Rio de Janeiro, na terça (21).

Também acompanha o desfile das escolas de samba da Série Prata do Rio de Janeiro na sexta (24) e no sábado (25), da Nova Intendente, estrutura na Zona Norte do Rio. Ainda revela os detalhes e transmite o Desfile das Campeãs do Grupo Especial de São Paulo no sábado (25), do Sambódromo do Anhembi, para todo o país, exceto São Paulo.

A cobertura é ancorada por um time de apresentadores direto dos estúdios da TV Brasil, no Rio de Janeiro. A equipe comanda as transmissões da faixa Carnavais do Brasil que combina folia momesca, shows exclusivos, desfiles das agremiações e entradas ao vivo do jornalismo. A proposta é acompanhar a celebração da cultura popular com flashes e informações da festa nos quatro cantos do território nacional.

A faixa Carnavais do Brasil é conduzida em esquema de rodízio pelos apresentadores Anna Karina de Carvalho, Bia Aparecida, Bruno Barros, Clarice Basso, Eliane Benício, Luciana Valle, Marília Arrigoni, Morillo Carvalho, Munike Moret, Priscila Rangel, Tâmara Freire e Tiago Alves. Além dos apresentadores, a produção tem a participação de convidados no estúdio para ilustrar a transmissão e comentar as performances.

Durante cerca de dez dias, a programação destaca o que de mais importante acontece no carnaval pelo país. A iniciativa reúne profissionais da própria TV Brasil, canal gerido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e de emissoras parceiras que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

A visibilidade da folia popular também ganha as ondas da Rádio Nacional que forma a EBC junto com a própria TV Brasil e outros veículos públicos como a Rádio MEC e a Agência Brasil. A tradicional emissora tem programação própria e também entra em rede com a TV Brasil. Já a agência de notícias prepara cobertura jornalística sobre a alegria momesca e registra as imagens dos festejos da cultura tradicional.

Atrações diárias na telinha do canal público

As novas transmissões da TV Brasil para a folia ocorrem a partir de quinta-feira (16), às 21h. A programação Carnavais do Brasil retransmite ao vivo e em rede nacional a alegria do povo nos principais blocos afro, em parceria com a TVE da Bahia. Durante a semana, a faixa também conta com espetáculos de frevo e maracatu, em conjunto com a TV Pernambuco.

Já na sexta (17), a maratona inicia mais cedo, às 16h. A emissora pública começa os trabalhos no estúdio com Morillo Carvalho e Priscila Rangel para mostrar a animação do carnaval com imagens de Salvador, Recife e Olinda. A faixa ainda conta com a entrada de diversas regiões do país, além da reportagem nas capitais carioca e paulista, com a festa de rua nos blocos.

Após uma pausa entre 19h e 21h, para o telejornal Repórter Brasil e a novela "A Terra Prometida", o carnaval toma conta da telinha novamente. A produção traz flashes para acompanhar o desfile das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, e da Série Ouro do Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí.

Na manhã de sábado (18), a partir das 7h30, as crianças podem aproveitar para curtir seus desenhos e séries preferidos na TV Brasil. A garotada pode ver a maratona de conteúdos infantis imperdíveis da faixa TV Brasil Animada Especial de Carnaval, com uma sessão repleta de animações e seriados divertidos até o meio-dia.

Logo depois dos telejornais locais, às 12h15, a emissora pública exibe shows gravados nos primeiros dias da festa momesca pelas emissoras parceiras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). À tarde, às 16h, o comando volta para o estúdio da TV Brasil. Bruno Barros e Eliane Benício apresentam as transmissões ao vivo das performances mais badaladas que acontecem na Bahia e em Pernambuco.

Depois do intervalo entre 19h e 21h, a folia retorna com Bia Aparecida e Tâmara Freire. A produção traz uma cobertura com flashes do desfile das agremiações do Grupo Especial de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, e das escolas de samba da Série Ouro do Rio de Janeiro, na Passarela do Samba fluminense, a Marquês de Sapucaí.

No domingo (19), o programa Canto e Sabor do Brasil tem uma edição temática às 11h, com três personagens do samba paulista: Thobias da Vai-Vai, Zeca do Cavaco e Jair Pereira. O apresentador Paulinho Del Ribeiro recebe os convidados para celebrar a folia. Além de conversa e de boa música, a mesa tem uma receita caprichada. O anfitrião prepara frango com quiabo e tolete de polenta para um suculento almoço.

Ao meio-dia, o Samba na Gamboa traz uma performance de Nilze Carvalho e de Zeca do Trombone na atração conduzida por Diogo Nogueira. Os convidados esbanjam talento no repertório de clássicos como "Nó na madeira", "Regra três", "Batucada dos nossos tantãs". Quem também marca presença é o Inovasamba. O grupo emociona ao mostrar a maneira peculiar de tocar e divulgar composições do gênero.

A TV Brasil exibe um show exclusivo do grupo Mulheres de Chico na edição especial inédita do programa Todas as Bossas. A produção apresentada por Bia Aparecida vai ao ar no domingo (19), às 13h, logo após o Samba na Gamboa. O espetáculo foi gravado no histórico estúdio 3 da emissora pública, no Rio de Janeiro.

O bloco carioca executa repertório de clássicos da obra de Chico Buarque como "A Banda", "Quem te viu, quem te vê", "Sem Compromisso", "Noite dos Mascarados", "Construção", "Apesar de Você", "Roda Viva" e "Vai Passar" entre outros sucessos do cantor e compositor.

A programação da faixa Carnavais do Brasil embala foliões a partir das 14h. Do estúdio, os apresentadores Marília Arrigoni e Morillo Carvalho ressaltam as performances dos principais circuitos e dos blocos mais importantes país afora e a expectativa para os desfiles das escolas de samba. 

À noite, às 20h30, Bruno Barros e Munike Moret assumem a condução da folia. A TV Brasil mostra, ao vivo, o desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso I, de São Paulo. Os apresentadores destacam as entradas do jornalismo com as agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro. A emissora pública ainda traz a energia de cidades nordestinas. A celebração vai até 5h30.

Já na segunda (20) e na terça-feira (21), a folia entra no ar pela TV Brasil no início da tarde. O Carnaval só tem intervalo entre 19h e 20h para o telejornal Repórter Brasil e segue durante a noite e a madrugada com os mais animados blocos e espetáculos da cultura popular nacional.

As apresentadoras Eliane Benício e Marília Arrigoni conduzem a transmissão da tarde de segunda (20), enquanto Priscila Rangel e Tâmara Freire são as responsáveis pela noite de folia. A reportagem traz flashes do desfile do Rio de Janeiro, com as escolas do Grupo Especial, na Marquês de Sapucaí.

Já na terça (21), a tarde é comandada pela dupla Anna Karina de Carvalho e Morillo Carvalho. À noite, Clarice Basso e Thiago Pimenta fazem a apresentação para mostrar as novidades mais relevantes na faixa Carnavais do Brasil. Uma das atrações do dia é o desfile das agremiações mirins, do Rio de Janeiro, com flashes ao vivo da performance da nova geração de foliões.

O destaque principal de quarta-feira (22) é um programa especial após a apuração da escola de samba campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Com previsão de início às 18h, o esquenta é conduzido por Bruno Barros e Luciana Valle.

A emissora pública reúne grandes nomes da folia para repercutir a apuração, analisar e debater o título da agremiação vencedora, falar sobre os principais destaques da avenida, comentar as surpresas e abordar as decepções.

Após um dia de pausa, a folia volta à telinha da TV Brasil na sexta (24), às 21h30, com Bia Aparecida e Tiago Alves. A dupla faz a transmissão especial do desfile das escolas de samba da Série Prata, do carnaval do Rio de Janeiro, direto da Nova Intendente, na Zona Norte da capital fluminense.

Comentaristas convidados ajudam a contar a história das agremiações e a explicar o enredo retratado na Avenida. A reportagem entrevista diversos personagens da folia que defendem as agremiações do grupo de acesso no Rio.

A TV Brasil transmite o segundo dia dos desfiles da Série Prata, do Rio de Janeiro, e apresenta também o desfile das Campeãs da folia de São Paulo no sábado (25), a partir das 21h30. Bia Aparecida e Tiago Alves recebem especialistas para debater o desempenho das escolas de samba e de seus integrantes.

Abertura com chave de ouro

O abre-alas da programação temática da TV Brasil foi ao ar no último sábado (11) quando a emissora pública fez um esquenta para o carnaval no estúdio, antes das primeiras transmissões. Os apresentadores Bia Aparecida e Bruno Barros receberam convidados para um papo sobre a folia nacional e aspectos da cultura regional, às 21h30.

A dupla entrevistou a jornalista e cantora Mylena Weiner, o influenciador digital Ângelo Mathias, criador do perfil Sambistas da Depressão e o historiador e antropólogo Vinicius Natal. Completou o time de convidados o jornalista e radialista Felipe Rangel, profissional da EBC, especialista no carnaval de São Paulo.

O quarteto acompanhou os apresentadores na transmissão simultânea do desfile das escolas de samba do Grupo Especial de Vitória, capital capixaba, direto do Sambão do Povo, em parceria com a TVE Espírito Santo, e das agremiações do Grupo de Acesso II, direto do Sambódromo do Anhembi, com a repórter Priscila Kerche, em São Paulo.

A exibição da folia paulista foi garantida na telinha da emissora pública por meio de um acordo com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP). A transmissão intercalada da TV Brasil com as duas atrações durou até o amanhecer de domingo (12).

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato