Anomalia da soja é pauta do Agro Nacional deste domingo

Divulgação

O Agro Nacional deste domingo (5) investiga como uma anomalia na soja tem provocado grandes perdas aos produtores em Mato Grosso. No ar na TV Brasil às 9h, o programa inédito mostra que ainda não há uma solução eficaz e os agricultores estão preocupados com os possíveis danos na nova safra.

O apodrecimento de grãos e vagens em estádio final de formação em lavouras de soja vem sendo observado com maior frequência em algumas regiões brasileiras, em especial no estado de Mato Grosso, desde a safra 2019/2020. O problema tem causado redução significativa de produtividade em plantações com alto potencial, principalmente nas primeiras semeaduras.

Ainda em Mato Grosso, no município de Nova Mutum, a atração da emissora pública confere de perto mais uma adversidade que tem preocupado os produtores de soja da região, o estresse hídrico. A escassez de água pode provocar um baixo desempenho na safra trazendo perdas consideráveis aos agronegócio no coração do Brasil. 

A equipe do Agro Nacional também foi até o Pantanal matogrossense conhecido por ser a maior área inundável do planeta. Lá também é o lar da onça - o maior felino das Américas. Uma matéria especial destaca o projeto que busca preservar os felinos pantaneiros sem prejudicar a produção rural local, iniciativa fundamental para preservar um grande símbolo da biodiversidade brasileira e ao mesmo tempo trazer segurança para os produtores de gado na região.

Em Mogi das Cruzes, município do interior de São Paulo, o episódio mostra que um programa tem ajudado no desenvolvimento da agricultura familiar local. O público vai conhecer essa parceria de sucesso entre pequenos produtores rurais, cooperativas e o poder público.

Outra reportagem revela um relatório da Organização das Nações Unidas que aponta que 131 milhões de pessoas na América Latina e no Caribe não têm acesso a uma alimentação adequada. A atração da TV Brasil explica que o setor agro brasileiro tem um papel fundamental para ajudar a diminuir esses números preocupantes de fome e insegurança alimentar no país e em todo mundo.

O Agro Nacional deste domingo também aborda uma das atividades mais antigas da humanidade: o curtimento, processo que transforma a pele animal em couro. O Brasil é um dos maiores exportadores de couro do mundo e a indústria nacional se destaca pela eficiência e sustentabilidade do neǵocio. A matéria revela alguns números do setor e destaca como tem evoluído a produção nos curtumes brasileiros.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato