Documentário inédito da GloboNews aborda o medo que assola o homem contemporâneo e como ele transforma a sociedade em que vivemos

Divulgação Globo

O que provoca o medo e quais são as suas consequências? O documentário 'Sociedade do Medo', que será exibido pela GloboNews neste domingo, dia 12, às 23h, aborda o medo que assola a humanidade, potencializada por um sistema que, historicamente, manipula as massas a partir da propagação do pânico e da insegurança. No longa, a diretora Adriana L. Dutra investiga a construção da sociedade pela ótica do medo, a sua presença ao redor do mundo e discute o tema com personalidades e especialistas que analisam o momento que vivemos. 
 
A documentarista viajou para Tóquio, Nova York, Los Angeles, Londres, Paris, Amsterdam e outras cidades, para ouvir especialistas de diferentes realidades socioculturais. Os professores David Carrol e Jason Stanley, os filósofos Francis Wolff e Cyrille Bret, o historiador Marcelo Jasmin, os sociólogos Frank Furedi, Barry Glassner e Paula Johns, o padre Júlio Lancellotti, o escritor e filósofo indígena Ailton Krenak, a jornalista Flávia Oliveira, o físico Amit Goswami, a vereadora Benny Briolly, a pesquisadora Ivana Bentes, a professora Tamsin Shaw, a economista Linda Yueh, a deputada federal Talíria Petrone, entre outros, dão seus depoimentos sobre variadas vertentes do medo. 
 
Todos concordam que o medo é e sempre foi o mais potente instrumento de poder. E, ao longo da História, a maior arma de figuras autoritárias para fazer as sociedades acreditarem que precisam de um líder forte. 
 
‘Sociedade do Medo’ foi produzido pela Inffinito, em parceria com a GloboNews, Globo Filmes, Canal Brasil e GNT. As filmagens começaram antes do início da pandemia da Covid-19, em 2020, e seguiram remotamente depois que o caos foi deflagrado e o medo, unificado. Além de ter sido atravessada pelo coronavírus, a produção presenciou outro episódio histórico que gerou mais uma onda indiscriminada de pavor quando, durante a finalização do documentário, a Rússia declarou guerra à Ucrânia.
 
O documentário ‘Sociedade do Medo’ será exibido neste domingo, dia 12, às 23h, na GloboNews.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato