Documentário inédito na TV discute o círculo vicioso das notícias falsas

Divulgação curta!

O documentário ''Fake News - Made In Brazil'', que chega ao Curta! com exclusividade, investiga a criação e a propagação de notícias falsas com o intuito de influenciar grupos sociais, um fenômeno potencializado pelas mídias sociais. Em simbiose com a popularização da internet móvel, forma-se um ambiente ideal para inflamar campanhas eleitorais, deflagrar uma guerra de informação e alimentar a polarização política.

Dirigido por André Fran e Rodrigo Cebrian, o filme faz um recorte histórico do Brasil de 2018, com as eleições presidenciais e o cenário político em ebulição, para compreender as chamadas fake news. Também traz importantes relatos dos analistas que se debruçaram sobre o assunto para tentar decifrar, em volta de muita dúvida, incertezas e acusações, algo em constante evolução e que aparentemente veio para ficar. Entre os entrevistados estão nomes como Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal; acadêmicos como Muniz Sodré; o psicanalista Daniel Kuperman; jornalistas como Helena Borges, Edgard Matsuki, Fábio Gusmão e Tai Nalon; vítimas das notícias falsas, como (a hoje vereadora) Monica Benicio, viúva de Marielle Franco; e também um acusado de espalhar notícias falsas, o editor Carlos Augusto de Moraes.

Os diretores visitaram agências de checagem de fatos para mostrar o trabalho dos profissionais que vivem de desmentir fake news: os jornalistas. Eles são os primeiros mecanismos para deter as notícias falsas, mas não os únicos. O documentário estimula o público a pensar o seu papel nessa cadeia de produção. Segundo o filme, a principal maneira de evitar o contágio por notícias falsas é a informação; é pesquisar, entender, analisar e debater as causas e consequências desse efeito na sociedade.

O professor e pesquisador Pablo Ortellado, um dos pioneiros nos estudos das notícias falsas no Brasil, também é um dos entrevistados do documentário e endossa a complexidade do assunto: “As mídias sociais são muito importantes, elas são a segunda fonte de informação dos brasileiros, atrás somente da televisão. Quando se abre o feed de notícias, é inevitável cruzar com informações de baixa qualidade junto com a paixão política. Esses são fenômenos que se retroalimentam. A gente entrou em um círculo vicioso difícil de sair”.

Fake News - Made In Brazil é uma produção da Base#1 Filme viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Sexta da Sociedade, 24 de março, às 23h.

Série 'Alma em Madeira' exibe último episódio, destacando o trabalho de Hugo França

A série inédita e exclusiva “Alma em Madeira”, que vem sendo exibida no Curta!, chega ao último episódio, apresentando o trabalho de ressignificação das motosserras, a partir da transformação de árvores caídas em obras de arte e em mobiliário urbano, obra do artista Hugo França. Nascido em Porto Alegre, Hugo vive seu cotidiano em Trancoso, na Bahia, lugar onde se estabeleceu na década de 1980 e onde produz peças que pesam toneladas. Elas podem ser encontradas no Parque do Ibirapuera, no Instituto Inhotim e em espaços de arte mundialmente reconhecidos.

Hugo narra sua experiência pessoal e profissional que culminou em seu reconhecimento primeiro fora do Brasil, para depois ganhar notoriedade em seu próprio país. Isso porque, segundo ele, as pessoas passaram a entender de forma diferente suas obras ao compreenderem o conceito de sustentabilidade inserido nelas. O artista acredita que a funcionalidade dentro de seu trabalho é coadjuvante, pois prioriza a questão escultórica e a manutenção das características naturais da madeira.

“Hoje eu não me vejo muito como um designer, me vejo mais como um escultor, um artista plástico. Eu acho que o trabalho tem um conceito cada vez mais contemporâneo pelo fato de a gente usar uma matéria-prima natural, da gente guardar essas características orgânicas, as referências da vida da árvore, da morte da árvore, da arquivologia vegetal.”

Assim como neste episódio com Hugo França, os capítulos anteriores de “Alma em Madeira” acompanham a rotina de trabalho de designers brasileiros especializados em obras em madeira. Em cada um deles, um artista de reconhecimento mundial é entrevistado: Paulo Alves, Morito Ebine, Fernando Mendes, Fernanda Barretto, Ricardo Graham, Julia Krantz e Claudia Moreira Salles. Cada um traz uma história de vida relacionada ao desenvolvimento da técnica do uso da madeira na arte e no design.

“Alma em Madeira” é uma série da Olé Produções viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Também está disponível em streaming através do Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessado na ClaroTV+ ou no site CurtaOn.com.br. A estreia do episódio é na Terça das Artes, 21 de março, às 23h.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 20/03

21h30 – “Marisa Monte - Infinito ao Meu Redor” (Documentário)

A cantora Marisa Monte e os bastidores da turnê “Universo Particular” se revelam ao público através deste documentário, de 2008. Dirigido por Vicente Kubrusly, o filme mostra a intimidade da artista através de um relato em primeira pessoa. Enquanto reflete sobre a própria profissão, Marisa vivencia a experiência de viajar por 17 países com seu show, visto por mais de 750 mil pessoas. Do esplendor do palco à correria das viagens, além da calorosa reação do público e da recepção da imprensa por onde passa, Marisa se mostra múltipla: compõe, canta, administra os desafios trazidos pela fama e a própria vida pessoal. Relembra sua adolescência e retoma as origens de sua ligação com a música. Foram mais de 500 horas de trabalho filmadas entre o lançamento simultâneo de “Universo ao Meu Redor” e “Infinito Particular” — os álbuns que deram origem ao show — e a apresentação final, dois anos depois, em 2008. Ainda que foque neste espetáculo, o filme também relembra outros momentos dos 20 anos da carreira de Marisa, recém-completados na época. Direção: Vicente Kubrusly. Duração: 72 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 21 de março, terça-feira, às 01h30 e às 15h30; 22 de março, quarta-feira, às 09h30; 25 de março, sábado, às 22h30; 26 de março, domingo, às 14h25.

Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 21/03

23h – “Alma em Madeira” (Série) – Episódio: “Hugo França”

Hugo França ressignificou a motosserra transformando árvores já tombadas em peças de arte e em mobiliários urbanos únicos. O artista nascido em Porto Alegre mostra sua rotina em Trancoso, na Bahia, onde se estabeleceu nos anos 1980. Lá, ele produz as peças que pesam toneladas e podem ser vistas no Parque do Ibirapuera, no Instituto Inhotim e em espaços de arte celebrados pelo mundo. Direção: Bárbara Heckler. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 22 de março, quarta-feira, às 03h e às 17h; 23 de março, quinta-feira, às 11h; 25 de março, sábado, às 20h30; 26 de março, domingo, às 10h30.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 22/03

23h – “Nouvelle Vague: A Grande Onda do Cinema” (Documentário)

A Nouvelle Vague foi um movimento artístico que nasceu na França e marcou o cinema mundial, sobretudo durante as décadas de 1950 e 1960, por seu caráter contestatório e revolucionário. Desse grupo, saíram grandes nomes da sétima arte, como François Truffaut e Jean-Luc Godard. Tais diretores e suas obras são assunto deste documentário, produzido na França e exibido com exclusividade no Brasil pelo Curta!. Trechos de filmes da época contam a história da Nouvelle Vague, como “Os Primos”, de Claude Chabrol, “Os Incompreendidos”, de Truffaut, e “La Pointe Courte”, de Agnés Varda. As cenas são mescladas com um impressionante acervo de entrevistas com diretores como Godard, Truffaut, Chabrol e Varda. Outros profissionais que se envolveram com o movimento também aparecem em entrevistas, entre eles o arquivista Henri Langlois, cofundador da cinemateca francesa, e o cinegrafista e diretor de fotografia Raoul Coutard. Direção: Florence Platarets. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de março, quinta-feira, às 03h e às 17h; 24 de março, sexta-feira, às 11h; 25 de março, sábado, às 15h30; 26 de março, domingo, às 21h.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 23/03

22h30 – “Toni Morrison - Os Fantasmas da América” (Documentário)

Escritora, editora, professora e primeira mulher negra a receber o Nobel de Literatura, Toni Morrison tem sua escrita analisada neste documentário feito pela Arte France e Roche Productions, exibido com exclusividade no Brasil pelo Curta!. Descrita como um “tesouro nacional” pelo ex-presidente Barack Obama, Toni – falecida em 2019 – produziu uma obra composta por 11 livros, traduzidos em diversos idiomas, profundamente impactada por questões raciais e com uma narrativa influenciada pela forma como seus antepassados contavam histórias. “Toni Morrison te leva para dentro do ser humano, de maneira que nenhum de nós está preparado para imaginar”, afirma o diretor de teatro Peter Sellars. Além de Peter, outros depoentes relembram a potência da escritora, entre historiadores, ativistas e outros escritores. Entrevistas com a própria Toni também compõem o fio narrativo do documentário. Direção: Claire Laborey. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 24 de março, sexta-feira, às 02h30 e às 16h30; 25 de março, sábado, às 14h30; 26 de março, domingo, às 23h.

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 24/03

23h – “Fake News - Made in Brazil” (Documentário)

O filme mostra exemplos notórios de notícias falsas que se disseminaram pela sociedade e suas consequências. Analisa o processo do ponto de vista histórico, tentando entender seu funcionamento, e extrapola para o momento atual. As notícias falsas, ou fake news, são usadas com objetivos financeiros e muitas vezes são parte de um esquema maior para definir e influenciar cenários políticos. Os processos de criação e disseminação das fake news e os efeitos práticos dessas notícias são analisados em seus diferentes aspectos. Direção: André Fran e Rodrigo Cebrian. Duração: 57 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 25 de março, sábado, às 03h e às 16h30; 26 de março, domingo, às 22h.

Sábado, 25/03

21h - “Jazz” (Série) – Episódio: “Uma Obra Prima à Meia-Noite”

Durante os anos 1960, o jazz está em apuros. Os jovens estão ouvindo rock ‘n’ roll. Muitos músicos de jazz vão para a Europa, incluindo o mestre do saxofone bebop Dexter Gordon. O jazz busca relevância em esforços liderados pelo baixista Charles Mingus e pelos saxofonistas Archie Shepp e John Coltrane. O trompetista Miles Davis combina jazz com rock e lança um som muito popular chamado fusion. Direção: Ken Burns. Duração: 59 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 20 de março, segunda-feira, às 23h; 21 de março, terça-feira, às 03h e às 17h; 22 de março, quarta-feira, às 11h; 26 de março, domingo, às 11h.

Domingo, 26/03

19h25 – “Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas” (Documentário)

Por meio de depoimentos de mulheres que passaram por situações de violência, o documentário revela que, apesar de conquistas jurídicas, a mulher ainda permanece em situação de vulnerabilidade. Entre várias depoentes, estão Maria da Penha, Joanna Maranhão, Luíza Brunet e Clara Averbuck. Direção: Sandra Werneck. Duração: 71 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 24 de março, sexta-feira, às 21h30; 25 de março, sábado, às 01h30 e às 13h.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato