Empresas avançam no debate para a redução da exclusão digital na América Latina

Pedro Bentancourt, da Vrio Corp, Susana Cordeiro Guerra, do BID e Benjamin Gedan, do Wilson Center.
Divulgação

Com o objetivo de dar continuidade ao debate sobre a necessidade de uma regulação inteligente e inclusiva na América Latina e no Caribe e também de reforçar o Pacto Digital de empresas de telecomunicações, informação e entretenimento, foi realizado na última quinta-feira (16) no Panamá, o evento “Cooperação público-privada para a inclusão digital na América Latina e no Caribe”. Organizado pelo Instituto de Pesquisa Científica Wilson Center, com apoio estratégico da Vrio Corp, empresa que controla a DirecTV Latin America, SKY Brasil e DGO, o evento contou com a participação do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), na presença de Susana Cordeiro Guerra, Gerente do Setor de Instituições para o Desenvolvimento.

Na ocasião, empresas de audiovisual, telecomunicações e tecnologia concordaram em avançar com um plano de propostas concretas para os governos da América Latina, tendo como meta a modernização regulatória do setor e a redução da brecha digital. Hoje, existem na região mais de 200 milhões de pessoas sem acesso à internet. Foram discutidas, ainda com o BID, soluções eficazes para reduzir a exclusão digital na região e propostas dos setores de tecnologia e telecomunicações para atender às necessidades dos mais de 600 milhões de latino-americanos. O grupo decidiu seguir em frente com um plano de ação com itens específicos, que serão acordados.

Benjamin Gedan, Diretor do Programa Latino-Americano do Wilson Center, disse: “A explosiva transformação digital na América Latina e no Caribe nos últimos anos trouxe enormes benefícios, ampliando o acesso a serviços financeiros, educacionais, de saúde e entretenimento. Mas não para todos. Este é o desafio que temos pela frente”.

Pedro Bentancourt, Vice-Presidente de Assuntos Econômicos, Externos e Regulatórios da Vrio Corp, comentou: “O entendimento que estamos alcançando tem objetivos concretos. Queremos ajudar a reduzir a desconexão de milhões de latino-americanos hoje excluídos da economia digital. Levar mais e melhor conectividade para toda a sociedade é uma tarefa a ser enfrentada por meio de parcerias público-privadas com os olhos no futuro”.

Bentancourt explicou que o problema tem uma dimensão que escapa à ação isolada de Estados ou empresas: “As Nações Unidas promovem um pacto digital nesse sentido e nós apoiamos essa iniciativa, temos contribuições a dar. É um imperativo conectar estudantes, trabalhadores e empresas. A era digital avança a uma velocidade vertiginosa e a América Latina corre o risco de ficar para trás."

A formação de um Pacto Digital faz parte do diálogo setorial promovido pela Vrio Corp, com a ideia de avançar e fortalecer alianças público-privadas para alcançar uma regulamentação inteligente que permita a inclusão de milhões de latino-americanos na economia digital. Entidades como a ASIET (Associação Interamericana de Empresas de Telecomunicações) também fazem parte da discussão; organizações internacionais como OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e OEA (Organização dos Estados Americanos); e órgãos reguladores como a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), do Brasil, nesta reunião representada pelo Conselheiro Moisés Queiroz Moreira.

Agora o BID juntou-se à mesa de discussão, contribuindo com sua experiência multilateral como um banco que apoia o desenvolvimento regional sob várias perspectivas, incluindo o financiamento de projetos na implantação de fibra ótica na região.

“As demandas por tecnologia só aumentarão e a infraestrutura da região será cada vez mais pressionada para entregar mais e melhores resultados, no menor tempo possível. O BID pretende alavancar a escala de seus programas, que atingem quase US$ 8 bilhões em investimentos em transformação digital, para trabalhar mais de perto com o setor privado e ajudar a fechar as lacunas em infraestrutura e habilidades digitais na região”, disse Susana Cordeiro Guerra.

A representante do BID destacou o apoio da agência em termos de financiamento de programas para promover o acesso à Internet e a digitalização na América Latina. Com recursos da entidade, os países da região estão implantando infraestrutura para conectividade digital em áreas distantes dos centros urbanos e melhorando as capacidades digitais dos cidadãos em áreas conectadas.

As conversações terão continuidade em abril, no âmbito das reuniões de primavera do Banco Mundial e do FMI, em Washington, nos Estados Unidos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato