Mês da Mulher no Curta!On tem especial ''Mulheres Que Nos Inspiram''

Divulgação/Curta!

Para celebrar março, o Mês da Mulher, o Curta!On – Clube de Documentários criou a pasta especial ''Mulheres Que Nos Inspiram''. São 27 produções, entre longas-metragens e episódios de série, entre elas uma estreia na plataforma: o documentário “Verde Esperanza – Aborto Legal na América Latina”, de Maria Lutterbach. O filme apresenta um panorama do acesso ao aborto seguro no Brasil, na Colômbia e na Argentina.

Além dele, o especial ainda disponibiliza filmes como "Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas", de Sandra Werneck; "O Pessoal é Político", “O Cinema das Mulheres” e “Carolina Maria de Jesus”, todos de Vanessa de Araújo Souza; o longa “A Mãe de Todas as Lutas” e o episódio “Petra Costa”, da série “Nós, Documentaristas”, ambos de Susanna Lira; “A Casa Azul de Frida Kahlo”, de Xavier Villetard; o episódio “Conceição Evaristo”, da série “O Lobo do Lobo e a Literatura Latino-americana”, de Daniel Augusto; “Marie Curie – Além do Mito”, de Michel Vuillermet, Bernadette Bensaude-Vincent, Christine Bard, Hélene Langevin-Joliot; “Maya Angelou – Ainda Me Levanto”, de Bob Hercules e Rita Coburn Whack, sobre a escritora norte-americana; “Lina Bo Bardi” – sobre a arquiteta que dá nome ao filme – de Aurélio Michiles; e “Cleo” – sobre a acadêmica Cleonice Berardinelli, falecida recentemente -, de Guilherme Bengué, entre outras produções.

O Curta!On – Clube de Documentários está presente na Claro TV+ e também pode ser acessado através do site CurtaOn.com.br, em que novos assinantes têm degustação gratuita de todo o conteúdo durante os sete primeiros dias de uso.

Confira alguns destaques:  

“Verde-Esperanza: Aborto Legal na América Latina” (Documentário)

Enquanto lideranças feministas no Brasil batalham para que não haja retrocessos na legislação sobre aborto, mulheres que estiveram à frente da descriminalização na Argentina e Colômbia mostram como a conquista foi possível. Direção: Maria Lutterbach. Duração: 42min. Classificação: 12 anos. 

“Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas” (Documentário)

"Mexeu com uma, mexeu com todas" é um dos gritos de protesto das mulheres que tomaram conta das ruas no Brasil e se organizaram em redes sociais para fazer frente ao machismo e ao conservadorismo. Por meio de depoimentos de mulheres que passaram por situações de violência, o documentário revela que, apesar de conquistas legais, a mulher ainda permanece em situação de vulnerabilidade. Entre outras depoentes, estão Maria da Penha, Joanna Maranhão, Luíza Brunet e Clara Averbuck. Diretora: Sandra Werneck. Duração: 71 min. Classificação: 12 anos. 

"O Pessoal é Político" (Documentário)

O documentário "O pessoal é político" retrata a Segunda Onda Feminista no Brasil, com destaque para os anos de 1975 a 1985, período instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a Década Internacional da Mulher. No longa, são evocados fatos e acontecimentos como: a participação das mulheres na luta armada contra o regime militar; a participação brasileira na Primeira Conferência Mundial sobre as Mulheres, na Cidade do México; a publicação dos primeiros periódicos feministas; a militância de mães e esposas no Movimento Feminino pela Anistia; e, por fim, o legado que essas mulheres corajosas e precursoras deixaram para os dias atuais, como a Lei do Divórcio, o novo Código Civil e a reforma da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Direção: Vanessa de Araújo Souza Duração: 53 min. Classificação: Livre.

“O Cinema das Mulheres” (Documentário)

Como as mulheres enfrentaram preconceitos para conquistar um lugar de destaque na indústria do cinema nacional? O documentário “O cinema das mulheres” mostra trajetórias repletas de sonhos, desafios e vitórias de brasileiras talentosas: Alice Gonzaga, Didi Viana, Carmen Santos, Cléo de Verberena, Carmen Miranda, Gilda de Abreu, Eliana Macedo, Eliane Lage, Lucy Barreto, Helena Solberg, Ana Maria Magalhães, Tereza Trautman, Leila Diniz, Darlene Glória, Sônia Braga, Carla Camurati e Ruth de Souza. Com delicadeza, rigor histórico e olhar poético, as imagens encantam, suscitam reflexões e homenageiam mulheres que querem vencer, ou, como diz Ruth de Souza, “ganhar dez”. Direção: Vanessa de Araújo Souza. Duração: 85 min. Classificação: Livre. 

“Carolina de Jesus” (Documentário)

O documentário conta a trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus, que virou sucesso internacional com a publicação do livro “Quarto de Despejo”, em agosto de 1960, e, desde então, inspira autores e artistas como Ruth de Souza, Zezé Motta e Conceição Evaristo. Atualmente, a unidade paulistana do Instituto Moreira Salles sedia uma exposição sobre a escritora, com manuscritos inéditos e outros itens. Direção: Vanessa de Araújo Souza. Duração: 55 min. Classificação: Livre. 

“A Mãe de Todas as Lutas” (Documentário)

"A Mãe de Todas as Lutas" é um documentário que recorre à memória para vislumbrar um futuro de mudanças sob a ótica feminina. O filme acompanha a trajetória de Shirley Krenak e Maria Zelzuita, mulheres que estão no front da luta pela terra no Brasil. Shirley traz a missão de honrar a sabedoria das guerreiras Krenak, da região de Minas Gerais. Maria Zelzuita é uma das sobreviventes do Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará. Através de suas histórias, fica latente que a humanidade depende de decisões de agora para um futuro possível. O filme não pretende dar respostas, apenas deixar uma pergunta: "que tipo de adubo você quer ser para a Mãe Terra?", conforme questiona Shirley Krenak. Direção: Susanna Lira Duração: 71 min. Classificação: 14 anos. 

“Nós, Documentaristas” (Série) - Episódio: “Petra Costa”

A série mergulha no universo do documentário brasileiro a partir de depoimentos dos principais cineastas do país que se propõem a filmar a "realidade". Neste episódio, Petra Costa fala sobre as questões envolvidas na realização de seus documentários, entre eles o curta "Olhos de Ressaca", o aclamado "Elena" e o sensível "O Olmo e a Gaivota". Diretora: Susanna Lira. Duração: 26 min. Classificação: Livre. 

"A Casa Azul de Frida Kahlo” (Documentário)

A Casa Azul, localizada na Cidade do México, é onde Frida Kahlo nasceu (em 1907) e morreu (em 1954). Esse documentário relembra as aventuras ali vividas, não só por Frida e o pintor Diego Rivera, mas também por personalidades como Leon Trótski, André Breton, Sergei Eisenstein, Pablo Neruda, Waldo Frank, Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Wassily Kandinsky, entre outros. Diretor: Xavier Villetard. Duração: 52 min. Classificação: Livre. 

“O Lobo do Lobo e a Literatura Latino-Americana” (Série) – Ep. “Conceição Evaristo”

Conceição Evaristo admirava como sua mãe criava e contava naturalmente suas próprias histórias enquanto costurava bonecas de pano para as filhas. Ao descobrir o livro "Quarto de Despejo", de Carolina Maria de Jesus, ela se surpreendeu com as semelhanças entre a história escrita por aquela mulher pobre, negra e favelada e as que ouvia da mãe. Conceição Evaristo segue os passos ousados de Maria de Jesus e cunha o termo escrevivência: uma literatura de autoria negra, fundamentada na vida de mulheres negras. Uma literatura do coletivo. Da memória. Um gesto de liberdade. Um gesto de confrontação.  Diretor: Daniel Augusto. Duração: 52 min. Classificação: Livre. 

"Marie Curie, Além do Mito" (Documentário)

A física polonesa Marie Skłodowska Curie foi um dos maiores nomes da ciência, sendo sobretudo pioneira entre as mulheres cientistas. Este documentário acompanha a sua vida, desde o nascimento, na Varsóvia de 1867, até a sua morte — por anemia aplástica, uma doença geralmente causada por exposição à radiação. Entre as suas conquistas estão a descoberta da radioatividade e os elementos químicos polônio e rádio, o que lhe rendeu dois prêmios Nobel — um de Física, em 1903, e outro de Química, em 1911. Ela foi a primeira mulher a ganhar esse prêmio, e, até hoje, é a única pessoa condecorada com o Nobel em dois campos distintos da ciência. Por trás dessa lenda da ciência, estava uma pessoa discreta, que precisou vencer barreiras em uma sociedade em que mulheres eram predestinadas a serem donas de casa. Direção: Michel Vuillermet.  Duração: 52 min. Classificação: 10 anos. 

“Maya Angelou – Ainda Me Levanto” (Documentário)

Este filme inédito celebra a Dra. Maya Angelou, tecendo suas palavras com fotografias e vídeos de arquivo tão raros quanto íntimos, que retratam momentos ocultos de sua vida exuberante durante alguns dos momentos mais marcantes da história dos Estados Unidos. Desde sua criação no sul norte-americano da Era da Depressão até seu trabalho com Malcolm X em Gana e seu discurso de posse para o presidente Bill Clinton, o filme nos leva a uma incrível jornada pela vida de uma verdadeira poeta, autora e ícone norte-americana. Duração: 114 min. Classificação: 14 anos. 

“Lina Bo Bardi” (Documentário)

Este documentário faz um retrato da vida e da obra da grande arquiteta italiana naturalizada brasileira Lina Bo Bardi. Ao longo de sua vida, Lina atuou em várias áreas do cenário cultural do país, e não apenas na arquitetura; foi cenógrafa, designer de joias e móveis, diretora de museus e, além disso, uma importante crítica da cultura brasileira. Através da trajetória de Lina, o documentário narra parte da história recente do Brasil. Com participação especial de Maria Bethânia e Grupo Olodum, e depoimentos de personalidades tais como Caetano Veloso, Wally Salomão, Darcy Ribeiro, Frei Betto, Zé Celso Martinez e Pietro Maria Bardi, entre outros, o filme retrata o papel fundamental de Lina na cultura brasileira do século XX. Direção: Aurélio Michiles. Duração: 50 min. Classificação: Livre. 

“Cleo” (Documentário)

A intelectual Cleonice Berardinelli foi a primeira brasileira a escrever uma tese sobre o poeta português Fernando Pessoa e se tornou uma das principais referências no estudo das obras desse autor, de Luís de Camões e de Gil Vicente. Imortal da Academia Brasileira de Letras, Dona Cleo, como gostava de ser chamada, deu aula de Literatura Portuguesa por mais de meio século, inclusive a alunos ilustres como Zuenir Ventura e Ana Maria Machado, hoje também membros da ABL. Aos 103 anos (quando este documentário foi produzido), Dona Cleo nos presenteia com poemas recitados de cor.  Diretor: Guilherme Bengué Duração: 57 min. Classificação: Livre. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato