Série documental conta história do Estádio do Canindé, em São Paulo

Divulgação

Neste domingo (19), o seriado documental Estádios Históricos visita o famoso Canindé, sede esportiva da Associação Portuguesa de Desportos, na cidade de São Paulo. O sétimo episódio inédito da atração produzida pela TV Brasil vai ao ar às 18h30. 

Localizado na Marginal Tietê, no limite norte do bairro do Canindé, o estádio, também chamado de Doutor Oswaldo Teixeira Duarte, tem capacidade para 21 mil torcedores e possibilidade de uso do espaço para shows. 

O terreno do Canindé foi adquirido no ano de 1956 pela Portuguesa, que deu início ao sonho de construção de um estádio próprio. Em 1972, o plano foi concluído com a inauguração do Estádio Independência, atual Dr. Oswaldo Teixeira Duarte, durante partida realizada contra o Benfica de Portugal.

Lusa do Canindé

Em 14 de agosto de 1920 nascia em São Paulo a Associação Portuguesa de Desportos, a querida Lusa do Canindé. Fruto da união de vários times ligados à imigração portuguesa, a Lusa surge já inscrita na Federação Paulista de Futebol. 

Nasceu grande, com boas equipes e craques, que fizeram parte da seleção brasileira de futebol, mas sem um campo oficial. Essa busca demora um pouco e envolve fatos bastantes curiosos até o clube chegar ao Canindé. 

Agora no Canindé, a história da luta não acaba. Má administração, times ruins, quase levaram ao sumiço da Lusa e de seu estádio. Hoje o time está de pé, com a cabeça erguida e segue em frente.

Sobre a produção

Série documental própria da TV Brasil, o programa Estádios Históricos destaca tradicionais espaços do futebol nacional que são celeiros de craques. Em 13 episódios de 26 minutos, o seriado revela bastidores dos gramados e de seus clubes por meio de entrevistas, imagens de arquivo, registros atuais e animações.

O conteúdo da produção realizada pela emissora pública entra no ar aos domingos, às 18h30. A atração também pode ser acompanhada no app TV Brasil Play e em horário alternativo na telinha, durante a madrugada de domingo para segunda, às 2h.

A primeira temporada celebra a memória esportiva ao percorrer campos de futebol em várias cidades dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro para lembrar de construções que foram e outras que ainda são palco do esporte que é paixão nacional.

A obra destaca o patrimônio de grandes times e também de agremiações tradicionais que já não estão mais no auge. Em alguns casos, o espaço nas arquibancadas hoje é pequeno para a dimensão das torcidas, enquanto outros estádios já não recebem partidas e ficam em áreas residenciais das metrópoles.

Em cada programa, o público descobre detalhes dos estádios, características gerais, curiosidades culturais e célebres personagens do esporte que fazem parte da origem e da trajetória de cada arena. A série traz entrevistas com historiadores, jogadores, torcedores apaixonados, boleiros, jornalistas esportivos e artistas. Eles contam situações inusitadas e destacam as relações de amor com seus times e estádios.
 
A série documental da TV Brasil tem narração da jornalista Marília Arrigoni, apresentadora do Stadium, programa diário do canal, de segunda a sexta, às 19h40. A direção, roteiro e produção executiva do seriado Estádios Históricos são de Ingrid Gassert e Maíra de Assis.

Atrações paulistas

Em São Paulo, os destaques são campos com duelos marcantes e trabalho na formação de novos craques dos clubes que sediam seus jogos nos locais. A série visita o Canindé (Portuguesa), além do Estádio da Rua Javari (Juventus) e do Nicolau Alayon (Nacional).

A produção ainda vai até o litoral mostrar a Vila Belmiro (Santos) e percorre o município de Campinas para mostrar o Brinco de Ouro da Princesa (Guarani) e o Moisés Lucarelli (Ponte Preta), espaços que mobilizam o imaginário de torcidas do interior do estado.

Gramados cariocas

A cidade do Rio de Janeiro é a atração em seis edições da série Estádios Históricos ao celebrar o ambiente dos estádios de equipes históricas. A atração ainda vai até o Sul Fluminense registrar o Raulino de Oliveira (Volta Redonda).

Na capital, o seriado transita por lugares conhecidos de diversas torcidas do país como Laranjeiras (Fluminense), São Januário (Vasco), Gávea (Flamengo), Moça Bonita (Bangu), Luso-Brasileiro (Portuguesa) e Ronaldo Nazário (São Cristóvão).

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato