Trace Brazuca lança documentário exclusivo sobre o Afropunk Bahia

Divulgação

O canal de televisão Trace Brazuca estreia na próxima segunda-feira, 06 de março, às 19:00 horas, o documentário ''Afropunk Bahia - A Nossa Hora''. A produção original da Trace Brasil, mostra os bastidores do primeiro e maior festival de cultura negra do mundo.

Com a presença de artistas como Margareth Menezes, Mano Brown Larissa Luz, Luedji Luna, Malía, Duquesa, Melly, Tássia Reis, Majur, Urias, Shuna e Gian Pedro (Yoùn), Virus Carinhoso e outros, o documentário dirigido por Alberto Pereira Jr. e Rodrigo de Paula, aborda como Salvador, capital da Bahia e cidade mais preta fora da diáspora africana, recebeu em novembro de 2021 a primeira edição presencial do evento.

Alberto Pereira Jr, head de programação da Trace Brasil e diretor do documentário, ressalta a importância de contar a história de um evento dessa magnitude. “Queremos, através do documentário, celebrar a potência e a diversidade da cultura preta, e mostrar os bastidores desse festival que é símbolo de resistência e de resgate da ancestralidade da população brasileira. Ficamos imensamente felizes em participar do evento e ainda mais em poder compartilhar tudo o que vivenciamos naquele lugar: música, brasilidade, dança e moda”, comenta.

Antes de se tornar um festival, o Afropunk surgiu como um movimento cultural, que tinha como objetivo ser resistência dentro da comunidade punk rock dominada por pessoas brancas. O lançamento do documentário Afro-Punk (2003), dirigido por James Spooner, foi um pontapé inicial para o movimento. Diante dessas iniciativas, as pessoas começaram a se engajar para construir uma narrativa de valorização da população negra.

O Brasil se tornou o primeiro país latino-americano a receber o Afropunk. Por conta da pandemia da Covid-19, a primeira edição da festa em novembro de 2020 foi realizada de forma remota. A segunda edição -- a primeira presencial -- ocorreu em 27 de novembro de 2021. Já em 2022, o festival aconteceu entre os dias 18 e 19 de novembro na capital baiana. Entre as atrações estavam Emicida, Baco Exu do Blues, Black Pantera, Ludmilla, Liniker, Mart’nália, Mano Brown e outros.

Marcando a estreia da primeira edição presencial, o rapper Mano Brown foi um dos artistas nacionais a abrilhantar o evento ao lado da cantora Duquesa, cantando seus maiores sucessos como “Intro” e “Vida Loka”. No palco, o músico apontou para o público sua motivação. “O que me move não é o amor é a indignação dessa sociedade”, disse.

A cantora e compositora Margareth Menezes, símbolo baiano, reforçou que é preciso lutar para ocupar todos os espaços dentro da sociedade. "A capacidade e o talento que emana do nosso povo é uma coisa incrível. Acho que precisamos criar uma corrente para que possamos usar nossa força para se libertar desses estigmas e construir um jeito novo de viver, criando uma sociedade mais justa e igualitária para todos nós”, destaca Margareth Menezes

O documentário estreia nesta segunda-feira (06/03) às 19h no canal Trace Brazuca com reprise na quarta-feira (08/03) às 16h.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato