TV Brasil terá programação especial para lembrar os 59 anos do golpe militar de 1964

Divulgação

Na semana em que o golpe militar de 1964 completa 59 anos, a TV Brasil estreia uma programação especial para relembrar um dos períodos mais sombrios da história brasileira. De 27 de março a 2 de abril, a emissora exibe, sempre a partir das 22h, o especial Passado Presente – Semana Ditadura e Democracia.

Os filmes e os debatedores foram selecionados pela Diretoria de Programação e Conteúdo e aprovados pelo Comitê de Programação e Rede da EBC. Um deles é o "Missão 115", que conta a história de membros de serviços de segurança que, em 1981, temerosos de que o regime militar chegasse ao fim, partiram para o terrorismo. Em pouco mais de um ano, cometeram mais de 40 atentados com explosivos, incluindo o famoso caso do Riocentro. 

Antes da exibição de cada um dos filmes, será realizado um debate, mediado pela jornalista Cristina Serra, com especialistas e comunicadores. A lista inclui o empresário e youtuber Felipe Neto, a historiadora Heloísa Starling, a ativista Jurema Werneck e o jornalista e escritor, Frei Betto. 

Passado Presente – Semana Ditadura e Democracia

Segunda (27/03): O dia que durou 21 anos
Tema: memória, verdade e versões 
Debatedores: Felipe Neto e Ynaê Lopes dos Santos

Sinopse: Documentário sobre a participação do governo dos Estados Unidos na preparação do golpe de Estado de 1964, no Brasil. O filme tem como ponto de partida a crise provocada pela renúncia do presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961, e prossegue até o ano de 1969, com o sequestro do então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, por grupos armados.

Terça (28/03): Tempo de Resistência
Tema: militares e guerrilheiros 
Debatedores: Carlos Fico e Cid Benjamin

Sinopse: Uma análise profunda da luta guerrilheira contra a Ditadura Militar nos anos 1960 e início dos 1970, a partir dos pontos de vistas de seus integrantes na época. Acompanha-se o nascimento de diversos movimentos contra o governo, suas facções e divisões internas, até o contra-ataque da direita e a perseguição aos movimentos de oposição. 

Quarta (29/03): Torre das Donzelas 
Tema: o direito de resistir e a cultura
Debatedores: Heloísa Starling e João Cezar de Castro Rocha

Sinopse: Quarenta anos após serem presas durante a Ditadura Militar na Torre das Donzelas, como era chamada a penitenciária feminina, ao lado da ex-presidente da República Dilma Roussef, um grupo de mulheres revisita a sua história em relatos carregados de emoção.

Quinta (30/03): Batismo de Sangue 
Tema: o papel da religião nas lutas por direitos 
Debatedores: Frei Betto e Pastor Ariovaldo

Sinopse: São Paulo, fim dos anos 60. O convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à Ditadura Militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Tito, Beto, Oswaldo, Fernando e Ivo passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella. Eles logo passam a ser vigiados pela polícia e posteriormente são presos, passando por terríveis torturas.

Sexta (31/03): A flecha e a farda 
Tema: Amazônia ontem e hoje 
Debatedores: Maíra Pankararu e Sheila de Carvalho

Sinopse: Conheça a história da Guarda Rural Indígena, um grupo fundado e treinado pela ditadura brasileira. Em 1970, 80 indígenas marcharam fardados para a cúpula dos militares. Cinquenta anos depois, o filme busca essas pessoas para conhecer suas histórias e suas memórias. 

Sábado (01/04): Missão 115 
Tema: bolsonarismo e 8 de Janeiro
Debatedores: Marcos Nobre e Bruno Paes Manso

Sinopse: Em 1981 os brasileiros negociavam uma abertura política, para encerrar uma ditadura que havia começado no golpe civil-militar de 1964. Um grupo de membros dos serviços de segurança, temerosos de que a democracia ameaçasse seus empregos e privilégios, partiu para o terrorismo. Em pouco mais de um ano, cometeram mais de 40 atentados com explosivos. O mais célebre foi durante um show musical pelo Primeiro de Maio de 1981, quando explodiu no colo de um sargento do Exército uma bomba que era destinada ao palco onde artistas se apresentavam para 18 mil pessoas, conhecido como Atentado do Riocentro. 

Domingo (02/04): Orestes 
Tema: sistema de justiça e direitos humanos 
Debatedores: Jurema Werneck e Luiz Eduardo Soares

Sinopse: Usando mito grego de Orestes, que define o momento de instauração da democracia no ocidente, é feita uma reconstituição da abertura política no Brasil do final da década de 1970. Como Ésquilo, o personagem central daquela trama, se sairia se sua situação fosse transportada para o fim da Ditadura Militar?

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato