TV Cultura exibe documentário sobre os riscos do avanço da extrema direita no Brasil

Divulgação TV Cultura

A TV Cultura exibe nesta quinta-feira (23/3) o documentário "O Autoritarismo está no ar - 3 anos depois". Produzido pelo jornalismo da emissora e apresentado pelo jornalista Rodrigo Piscitelli, a produção atualiza o programa exibido em 2020, após os atos antidemocráticos de janeiro deste ano, destacando os riscos que o avanço da extrema direita representa para o Brasil e o mundo. Vai ao ar às 23h.
 
Na produção, professores de ciência política brasileiros e estrangeiros, cientistas sociais, sociólogos e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso estão entre os especialistas que discutem esse refluxo da extrema direita no Brasil e no mundo, mostrando como o fracasso das políticas de emprego e renda, em muitos casos, criaram um caldo favorável ao aparecimento de políticos autoritários e populistas. Mesmo países democráticos, como é o caso da França, tiveram que lidar com uma nova onda de violência e insatisfação social, provocadas pela redução dos benefícios trabalhistas, aumentos de impostos, e tarifas do transporte coletivo.
 
Com a participação dos cientistas políticos Carlos Melo, Dominique Reynié, Sérgio Fausto e da professora da Faculdade de Letras da UFRJ, Luciana Villas Bôas, "O Autoritarismo Está no Ar - 3 Anos Depois" discute os riscos e ameaças que persistem nas democracias. E aponta caminhos para a consolidação do processo democrático no Brasil. Mostrando que, apesar de tantas ameaças, a democracia ainda é vista como a melhor forma de governo.

Os avanços da extrema direita  

Em 6 de janeiro de 2021, a ameaça se concretizou nos Estados Unidos com contornos dramáticos: insuflados pelo ex-presidente Donald Trump. Manifestantes descontentes com a eleição do democrata Joe Biden invadiram e danificaram o Capitólio, sede do Congresso americano, provocando cinco mortes. Quase mil pessoas foram presas.
 
No dia 8 de janeiro deste ano, a cena de extremismo ganhou uma versão no Brasil: milhares de manifestantes invadiram a Praça dos Três Poderes em Brasília, destruindo instalações do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal. De forma análoga ao que ocorreu nos Estados Unidos, a invasão foi insuflada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro que, por diversas vezes, levantou dúvidas sobre a lisura do processo eleitoral e chegou a tentar cooptar autoridades das forças armadas no seu esforço de desacreditar o voto eletrônico.
 
Não faltam indícios de que autoridades ajudaram na preparação dos ataques ou, no mínimo, foram omissas na tarefa de proteção à sede dos Três Poderes. O ápice de um movimento que começou logo depois do segundo turno das eleições, quando apoiadores do então presidente Bolsonaro começaram a bloquear as estradas e a fazer manifestações em frente a quartéis, pedindo intervenção militar e até a volta da ditadura.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato